sexta-feira, 26 de março de 2010

Semáforos?

A FOTO 1, mostra o Alto da Boa Vista, bem onde existe um radar de sinal, com o sinal apagado. Isso é ótimo para os motoristas!
A FOTO 3, a Rua São Francisco Xavier com Luis de Matos. O vermelho queimado.
Na Haddock Lobo, bem em frente à subida do São Carlos, um dos sinais laterais simplesmente sumiu e restou um único e pouco luminoso bem no alto, quase impossível de se enxergar por quem realmente pára no sinal. Na Av. Maracanã, em frente ao Estádio, também sumiram com o semáforo lateral FOTO 2, que deveria existir em frente à placa de cruzamento.
E assim, vamos encontrando problemas em cada esquina da Zona Norte. Encher o Centro e a Barra de letreiros com os dizerem "Disque Sinal", além de distrair o motorista, não o faz se sentir na obrigação de ligar, muito menos ter como anotar o telefone. Não creio que esta função deva ser nossa.
Até porque, já arriscaram ligar para o Disque Sinal? Eu já!
Adiantou?

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ah ...o Tijuquinha

A foto de ontem (23/03 às 18:25), mostra o 234 completamente apagado, sem nenhuma sinalização traseira. Que perigo hein!?
Talvez seja por todos estes motivos que a Tijuquinha sejá a 7ª pior empresa de ônibus da Cidade, divulgada em ranking recente. Fiscalização não vejo. É comum eles trafegarem com lanternas e faróis queimados, quando não obstante, insistem na mania de piscarem para outros ônibus, cegando quem vem no sentido contrário.

terça-feira, 23 de março de 2010

O exemplo de cada dia

Acredite se quiser! O carro é da Prefeitura ! Parado em plena Conde de Bonfim às 9.00hs da manhã na última sexta feira, dia 19/03, no ponto de ônibus, bem em frente a Subprefeitura.

segunda-feira, 22 de março de 2010

O PAC e as UPPs: Simbiose necessária

Vale conferir

COMEÇO DE CONVERSA




Começando a semana, temos diversos problemas para apontar, dos bairros que envolvem a Grande Tijuca.
São problemas corriqueiros e pelo visto, sem solução aparente, mas que incomodam, degradam e nos dá a clara sensação de que estamos parados no tempo.

Bom, ha mais ou menos 2 semanas, bem na esquina das ruas São Francisco Xavier e 28 de Setembro, foi aberto uma cratera para fazer sabe-se lá o que e foi isolada de maneira tosca, como normalmente acontecem nas constantes obras pela cidade. À primeira vista o susto de se deparar com um monte de tela jogada e em seguida, um enorme buraco. Obriga os motoristas a forçarem a entrada na pista do meio, resultando em transito. A maneira tosca que esta obra está sinalizada é comum. Não existe placa anterior indicando obra e à noite, nenhum tipo de sinalização luminosa, como aqueles "piscantes" amarelos, que seriam indicados para tal. Vejam na FOTO 1.
Solução: isolem a área de maneira correta, sinalizem pelo menos 20 metros antes. Luminosos à noite ajudam bastante. Depois do temporal, voltem e arrumem.

Outros problemas corriqueiros são a falta de educação dos motoristas, resultante da omissão e falta de repressão por parte do poder público. Carros estacionados onde não é vaga. No caso da FOTO 3, o Honda Civic não encontrou vaga e parou com metade na rua e metade na calçada estreita, sem o menor pudor. Nesta mesma rua, tinham mais 3 carros assim, na última quinta-feira. Sinal de que é uma constante na rua Pedro Guedes, na Tijuca, prox. a Senador Furtado. É apenas um exemplo.
Solução: ir passando de rua em rua anotando as placas e multando. Pouco a pouco os motoristas se sentirão inibidos em fazer tal irregularidade. Poderiam fazer isso em dia de jogo. Nem precisariam rebocar. Basta multar! Assim, todos seriam punidos e não somente meia dúzia.

Outro problema grave é a quantidade de lixo espalhada. A Comlurb passa a hora que quer. Não tem regularidade. Os catadores fazem a festa e espalham lixo por todo logradouro. Cada canto das ruas é motivo para depositar todo tipo de lixo.
Vem o temporal e pronto, a cidade pára. Na FOTO 5, um bueiro na Radial Oeste tapado com um saco plástico. Se chover, já sabem o que acontece.

A falta de controle urbano ocasiona desrespeito como o da FOTO 4, onde o carro Gol avança o sinal sem pudor. É fato comprovado que NENHUM motoqueiro pára no sinal! Nenhum! Não é um veículo como outro qualquer? Pois bem, além disso, os carros também não se preocupam em parar. Criou-se a cultura de não parar de madrugada (com razão) e isto se estendeu para qualquer hora do dia e em qualquer sinal. Quem pára no sinal, ainda é incomodado pelo carro de trás de fica buzinando. Van e Ônibus também são os campeões. Muitas vezes quando o sinal amarelo já vira para o vermelho, os Ônibus avançam e fecham o cruzamento. Nas esquinas da Luis de Matos com S.F.Xavier, acontece muito.
Aproveitando, vejam a FOTO 6 e confiram como muitos Ônibus trafegam à noite. Completamente apagados!

Sugestão:
Na esquina da Pereira Nunes com Professor Manuel de Abreu, existe um canteiro circular central onde antes existia um painel publicitário. Hoje está completamente abandonado e serve como deposito de lixo. Não poderia instalar ali uma cabine blindada da PM? O Lugar carece de segurança.
Vejam a FOTO 2.

Sinais e mais sinais apagados. Depois das ultimas ventanias, várias placas e sinais ficaram tordos e alguns virados. Onde está o serviço de manutenção e conservação? É preciso espalhar mais de 6 placas sinalizadores com os dizeres "disque sinal", para que caia sobre o pobre contribuinte a tarefa de ficar indicando onde tem problema?

quinta-feira, 18 de março de 2010

As águas de março




As fotos mostram em 2 datas diferentes a mesma situação. No dia 30/12/09 e no dia 17/03/10 na Rua Haddock Lobo, 323 - esquina com Rua Engenheiro Adel, na Tijuca.

terça-feira, 16 de março de 2010

Ainda a Uruguai...

Esta é a Rua Uruguai e a prefeitura gastou R$ 900 mil para asfaltá-la. A obra durou mais de um ano e não foram trocados os canos. Há sete meses, a obra foi "concluída" e, de lá para cá, vazamentos surgiram, e foram feitos reparos.
No último domingo, ao entrar na Rua Uruguai, me deparei imediatamente com um tapume no meio da rua. Escapei por um lado e, quando vi, estava em cima de uma cratera. Pelo visto, mais um vazamento. Mais um de muitos outros que virão. Jogamos R$ 900 mil no ralo e a obra não conseguiu se manter intacta por um único ano. Presentão para os cariocas!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Calçada no Maracanã vira depósito de lixo e entulho

Este é o resultado da nossa administração pública. Resultados dos impostos pagos e da real imagem que temos da cidade, diferente daquela que é vendida para fora. Esta é a Rua Luis de Matos, no Maracanã, quase esquina com a São Francisxo Xavier, e a 100 metros da Uerj. Este pedaço da calçada, como não possui residência ou estabelecimento, é usada pelos da calçada oposta como depósito de lixo. Tem lixo orgânico, vários pneus, caixas de som, armários, madeiras e muito entulho. São os próprios moradores e as lojinhas próximas que fazem esta bagunça. A Comlurb, de vez em quando, passa e recolhe. No outro dia, está tudo igual. Um aspecto horroroso e uma sensação de que sem fiscalização, os cariocas não se importam com nada. As pessoas devem pensar: "já que é uma calçada com pouco movimento, posso usar como depósito do MEU lixo, afinal, não sou capaz de armazenar meu próprio lixo". E assim, um lixão vai se formando em muitas calçadas e cantinhos perdidos pela cidade. Dá até para saber que está jogando, pelo tipo de lixo. Em frente ao local, tem uma barracharia, um bar, um salão e uma lojinha de conserto de caixas de som. A 20ª DP também é ali em frente. Resumindo, a bagunça é generalizada.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Rua São Francisco Xavier entre outras...



(Clique na foto para ampliar)

Uma rua importante, um gargalo da Zona Norte para o Centro, onde passam quase todos os ônibus que vem do subúrbio, taxis, vans. Gostaria que me explicassem (o que acho quase impossível), como vocês podem abandonar ruas como esta, com buracos perpétuos, calçadas sem qualquer condição de tráfego, onde os carros precisam frear bruscamente para não se estatelarem em crateras como as da foto. Será mesmo que ninguém vê? Ou dá preguiça ter que trabalhar em prol da população carioca?

Sinceramente, dêem uma olhada nestas fotos, tiradas ontem (sábado) e hoje às 7:30 da manhã (domingo) e pensem com vocês mesmos se você tivesse acabado de tirar um carro da concessionária e se arrebentasse na cratera que existe nas esquinas das Ruas São Francisco Xavier com Av. Maracanã. E se tivesse uma criança com 3 semanas de vida na cadeirinha, e ela sofresse um impacto seco tão grande como o causado pela queda. Claro, se já não bastasse todos os tremeliques e solavancos que a via nos proporciona.
Difícil de acreditar.
FOTO 5 e FOTO 6

E este outro buraco que apareceu na esquina das Ruas São Francisco Xavier com Rua Luis de Matos, prox. a UERJ? Bacana hein!? Para os motoristas isto é ótimo, principalmente neste atual momento em que somos obrigados a pagar IPVA! O Mais interessante, é que além de danificar um carro e provocar um grave acidente, imaginem uma pessoa caindo neste buraco, já que é na faixa de pedestres.........
FOTO 2

Outro fato intrigante na via é a escavação de pelo menos umas 3 árvores, ou o que sobrou delas, deixando a calçada com um enorme vão, impedindo qualquer tráfego de pedestres, com 2 amontoados de terra ao lado, tirados deste vão. Vejam a FOTO 4 e tentem explicar o que é isto. Ah, e está assim ha mais de 2 semanas! Em frente a UERJ, a calçada do canteiro central está impraticável, pois também tiraram uma árvore de lá e assim ficou como na FOTO 3.

Mas estamos acostumados né: uma secretaria faz a poda, outra recolhe os galhos, outra leva o tronco, outra leva a terra e por último outro tapa buraco. Como as secretarias parecem não se falar, nós é que sofremos. Mas tudo bem, o IPVA já está pago e o IPTU também e é isso que importa.

Ah claro, quando estiver perto da Copa tudo estará em ordem, certo!? Vem cá, o que as Subprefeituras estão fazendo?

sexta-feira, 5 de março de 2010

Ah..as ruas do Maraca...



Raramente ando a pé pelo meu bairro. 90% das vezes, só de carro mesmo. Mas aproveitando a condição de morador do Maracanã, eu e minha esposa (7 meses de gravidez), fomos ao Maracanã assistir Flamengo e Madureira, já que era e foi um jogo super tranquilo. Aliás, tranquilo até demais. Nenhum policiamento, nada. Somente em torno do Estádio, que por sinal, muito tranquilo.

Mas o que mais me impressionou foi sair de casa às 21:20h e não saber por onde andar, já que a calçada da Rua São Francisco Xavier estava tomada por lixo Todo tipo de lixo espalhado e rasgado pelos catadores. Pensei comigo: - 21:20 e a Comlurb ainda não passou? Pois bem, 23:50 retornei para casa na ausência total de policiamento. Adivinhem? O lixo continuava lá ainda mais espalhado, pois os poucos que ainda estavam em seus sacos pretos na ida, viraram um mar de lixo na volta. Me perguntei novamente: Que horas que o raio da Comlurb vai passar? De Madrugada? Sabendo que muitos prédios e vilas não têm porteiro e lá pelas 18h estão colocando seu lixo na rua?

Vejam vocês que mesmo às 23h50min, tinham catadores revirando lixo. Óbvio que é impossível catar tudo, ou seja, no dia seguinte, resíduos de lixo ficam nas calçadas e além do aspecto imundo e do mau cheiro, sabem bem onde este lixo vai parar.

Sinceramente, eu acredito que a Comlurb seja o único e mais eficiente serviço que a Cidade tem, mas em certas situações, precisa estar alinhados com o horário ao qual o lixo é postado. É inadmissível sair ás ruas desta maneira. Imaginem vocês uma pessoa com criança pequena ou carrinho, que já possui dificuldades de andar por calçadas tortas e esburacadas, se vendo passar num amontoado de lixo espalhado que cobra a calçada e parte da rua. Já sei a resposta: - não podemos fazer nada. Tá certo!

E o que me dizem do canteiro central em frente à entrada da UERJ que está com um rombo há pelo menos 2 semanas. Também não tem como andar. Pouco mais á frente, trocos de árvores, que possivelmente estavam caindo, foram recolocados e a calçada está ha pelo menos 2 semanas com montes de terras em volta do tronco. Encontrei mais duas cenas iguais mais á frente na mesma via.. Qual a dificuldade de pegar aquela terra e colocar no buraco?

Depois que alguém cair? Depois que a chuva fazer lama e levar a terra para a rua e bueiros? Porque os serviços são mal feitos? Porque não são alinhados?
Será que quando fazem alguma obra na casa dos senhores, fazem assim? Com certeza não.

Olhem algumas fotos, durante a ida ao jogo. Vejam o lixo e o buraco na calçada.

Apenas para reforçar, a queima de sinais continua a todo vapor, como na esquina da Rua Felipe Camarão. Diversos outros pontos também. Isto é um problema perpétuo e também não tem sincronismo com a manutenção, pois a demora em trocar uma simples lâmpada, é pelo menos 2 semanas e somente quando é avisada. Aproveitem para dar uma olhada na iluminação pública deficiente, fraca na região. É muito fácil simplesmente colocar na minha conta, uma taxa de iluminação pública, certo?

Sinceramente, às vezes não consigo entender que Rio de Janeiro é este que tanto gostam de vender pros Gringos... Ah já sei. a Zona Sul!
Mas na época da Copa vai tudo funcionar direitinho.....

quinta-feira, 4 de março de 2010

Achaque institucionalizado


Achaque institucionalizado ...Por Paulo Cesar Lopes Pereira, vale conferir...

Grande Tijuca





(clique na imagem para ampliar)
Mais fotos sobre irregularidades, abandono e total falta de fiscalização. Estacionamento irregular, moradores de rua, pedintes de sinal e etc. É preciso coibir isto. Estamos em 2010 e quando mais carro, quando mais pessoas nas ruas, pior vai se tornando a situação da Cidade. Claro que sabemos que o Rio é dividido pelo Túnel Rebouças, mas não podemos nos acomodar e aceitar simplesmente a condição de ser "Zona Norte" e o patinho feito das regiões. Bom, se somos assim, garanto que a culpa não é nossa.
O acham que nós iremos brigar com os infratores ou retirar os moradores das ruas? Eu tenho amor à minha vida. Mas faço a minha parte como sei que outras tantas pessoas fazem, de registrar, mostrar onde estão os problemas e cobrar soluções, afinal é o trabalho de vocês. Ao contrario dos 91 "olheiros" da nova Secretaria de conservação, nós não ganhamos nada e ainda trabalhamos para a Prefeitura.

Rua Felipe Camarão / Tijuca-Vila Isabel:
Os carros estacionam irregularmente todos os dias. A Casa de óleo e lava a jato, utiliza a calçada para aspirar e secar os carros. Em frente á uma oficina, carros ocupam boa parte da calçada. Na calçada do Hospital do Câncer, recentemente foi criado recuos (mal feitos, diga-se de passagem), que abrigam no máximo 10 carros em toda a extensão. Mas nada justifica parar sobre a calçada em dias de jogos, muito menos como o Pálio da foto, num dia comum de semana. Qual a dificuldade em multar?
Fotos: 5, 6 e 15

Nesta mesma rua, TODOS OS DIAS, os ônibus da viação Vila Isabel ignoram os cruzamentos e avançam os sinais, mesmo sabendo que vão parar 15 metros à frente. Ao entrar na Avenida 28 de Setembro, o recuo para Ônibus é simplesmente ignorado. O ponto passa a ser uma das faixas de rolamento. Dá pra entender porque engarrafa tudo antes. Fiscalização? O que é isso? Às vezes, taxis ficam parados nos recuos. Repressão? Ah, bobagem.

Ainda na Rua Felipe Camarão, ontem, no cruzamento com a Rua Dona Maria, menores que deviam ter 5 ou 6 anos de idade, andavam e corriam entre os carros pedindo dinheiro.

Rua São Francisco Xavier / Maracanã:
No cruzamento com a Rua Luis de Matos, há uma verdadeira mostra da bagunça carioca. Quase ninguém respeita o sinal. Claro, à noite é louvável porque a região é totalmente largada às baratas, com fraca iluminação e sem qualquer policiamento. Ficamos entregues aos marginais que grudam no seu vidro, te obrigam a levantá-los, te incomodam insistentemente e até gritam mesmo se você estiver conversando com o carona. Alguns chegam a assustar com a abordagem, sempre sem camisa e com total aspecto de marginal. Fazer o que? Rezar!

No retorno, prox. á rua 8 de Dezembro, onde antes existia um reboque diário, denunciado e retirado, hoje virou estacionamento de "burrinhos sem rabo" Por diversas vezes á noite, já me assustei e quase bati em um deles. Pelo menos 6 ou 7 moradores de ruas transformam o gramado em casa, onde dormem, urinam, defecam e ajudam a degradar a imagem da região e desvalorizando o pedaço esquecido da via. Já reclamei e adivinhem... Nada foi feito. Não poderia esperar outra coisa mesmo!
Cadê o choque de ordem? Quem leva choque uma vez só esquece rápido. Quem leva sempre, pensa duas vezes.
Fotos: 8, 9, 10, 13 e 14

Rua General Roca / Tijuca:
É constante a falta de educação dos motoristas que simplesmente são cegos ás placas de proibição e param embaixo deles, subindo com parte do carro na calçada. Do outro lado, outros motoristas fazem fila de carros para poderem ir a Venâncio. São incapazes de parar mais á frente na Praça Saes Pena. Tem que parar exatamente em frente de onde querem ir. É muito simples: MULTA! Enquanto não houver repressão e não doer no bolso, nada vai mudar, pois a cultura do carioca é a cultura do "eu primeiro". Talvez seja por isso que vivemos numa terra sem lei. A Guarda Municipal não poderia multar? Sempre?
Foto: 3

Shopping Tijuca:
Apesar do Retorno imprudente na Av. Maracanã, onde muitos motoristas, principalmente taxistas mostram que são gente boa, o engarrafamento em frente à entrada principal do Tijuca Shopping é um inferno a qualquer hora. A começar que deveria ter um sinal ou qualquer coisa que estabelecesse a vez de cada um. Além disso, taxis de todas as espécies ocupam uma das faixas para desembarca passageiros (claro, precisa ser exatamente em frente ao Shopping) e no recuo, apenas os taxis autorizados. Este, no entanto, sequer respeita as marcas no chão e aplaca que diz: 11 carros. Param enfileirados dando espaço a no máximo 5 carros. Bacana hein!
A Cet-Rio não poderia organizar o transito? Sempre?
Foto: 4

Ô terrinha sem lei esta! A gente denuncia, tira fotos, briga por melhorias, manda pros Jornais, cobra e nada muda. Ai vem o e-mail da Prefeitura: Continuem de olho no Rio.... brincadeira! Mas eu vou continuar. Enquanto as taxas e impostos baterem à minha porta, vou cobrar. Geralmente eu pago depois que um serviço é feito, e vocês? Se não ficar bom vocês cobram, certo? Mas com a Prefeitura, pagamos antes, depois e depois e depois e... Continuamos pagando......

terça-feira, 2 de março de 2010

RIO, 445 ANOS

Hoje acordei e me dei conta de que minha, nossa cidade, comemora seus 445 de fundação. Lembrei com orgulho que sou CARIOCA DA GEMA, que sou nascido na Cidade Maravilhosa!!! Lembrei que os turistas lá do exterior ainda pensam que o RIO ainda é a capital do Brasil!!!

Sentei para ler o jornal on line e vejo as notícias:
Acidente no Rebouças causa nó no trânsito da Zona Sul; Novo problema técnico faz metrô retomar baldeação no Estácio; Comurb conclui retirada de peixes mortos na Lagoa: 86,8 toneladas; Tarifa de táxi aumenta nesta quarta-feira; Polícia apreende seis adolescentes por roubo; Homens vestidos de Bombeiros assaltam apartamento no Catete; Bandalha no trânsito vira rotina no Itanhangá; PM exonera coronel que mandou subordinado negociar com bandidos; Imagens dos efeitos da chuva no Rio; Organizador de festa rave se entrega no Rio; ‘BBB10’: só para variar, mais um barraco; etc, etc, etc...

Ligo a TV para ver as notícias e esta lá:
Língua negra reaparece na praia após chuva; PM assasinado em emboscada do tráfico; Manifestação na Av. Brasil cobra sumiço de estudante de 12 anos; etc, etc, etc...

Desligo meu computador, faço o mesmo com a TV e paro para pensar:

LAMENTÁVEL, MAS... COMEMORAR O QUE?!?!?!