Após analisar com cuidado o relato feito no e-mail “Mais uma vez a região do Maracanã às escuras... até quando?”, a Light esclarece ao senhor L.H - responsável pelo blog "Grupo Grande Tijuca" - e também à lista de destinatários sobre os fatos mencionados:
- nos últimos seis meses foram verificadas sete ocorrências que atingiram a unidade consumidora do senhor, uma incidência alta se considerarmos que até então, desde 2006, apenas registravam-se três reclamações;
- em 2009, (nos dias 26/08 e 28/11), clientes da Rua São Francisco Xavier ficaram sem energia por 45 minutos na primeira ocorrência e por quase duas horas, durante a madrugada, na segunda, por interrupções provocadas após abalroamentos de carros em postes;
- uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (10/11), fora da rede da Light, provocou a interrupção de energia de 88 milhões de brasileiros em 18 estados brasileiros;
- em dezembro, mais duas ocorrências provocadas por defeito num para-raios e pela queda de uma árvore na rede elétrica resultaram em interrupção por cerca de duas horas;
- em 2010, registramos mais duas ocorrências. No dia 21, por volta das 18h05, o cliente ficou menos de um minuto sem energia porque houve religamento automático da rede. Em especial, sobre a ocorrência do último dia 26, que mereceu um relato mais especifico, a Light esclarece que a queda de galhos sobre a rede elétrica provocou a interrupção às 16h51. Apesar de estarmos com um contingente maior para agilizar o atendimento nesta época, a complexidade da situação fez com que a energia fosse restabelecida às 19h15.
A Light cumpre a meta os indicadores de qualidade DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Freqüência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A companhia investiu R$ 1,5 bilhão nos últimos três anos e vai investir mais R$ 2,4 bilhões nos próximos quatro anos, conferindo mais robustez e confiabilidade à sua rede e realizando investimento superior ao histórico.
O Plano Verão 2009-2010 - ora em vigor em todos os 31 municípios da nossa área de concessão -, por meio de ações preventivas e emergenciais, tem reduzido os impactos negativos dos efeitos combinados dos temporais, vendavais e cargas elevadas em nossas instalações e das dificuldades de deslocamento e comunicação que eles produzem .
Nada disso e explicação alguma, evidentemente, diminuem o desconforto causado pela falta de energia elétrica e, por isso, a Light lamenta e é solidária com a população, não poupando esforços ou recursos para atendê-la. Adotamos, ademais, todos os mecanismos previstos na Lei e pelos regulamentos, para compensar nossos clientes. Mas a Light confia que a transparência em sua atuação e os investimentos que efetua resultarão no crescente respeito da população por um serviço que é dela.
Atenciosamente,
Carlos Piazza
Superintendente do Público - Light