O Instituto Nacional de Câncer (Inca) precisa de doações de sangue regulares para manter o estoque que atende aos cerca de 1,3 mil pacientes de suas cinco unidades hospitalares. Em épocas de feriados prolongados, como o do Dia de Finados (2/11), é comum o número de doações diminuir. A coordenadora de Serviço de Hemoterapia do Inca, Iara Motta, explica que, como os pacientes que são submetidos a cirurgias, quimioterapia ou radioterapia e transplantes de medula óssea necessitam de transfusões de sangue regularmente, o instituto precisa manter estoque suficiente para esses atendimentos.
- Por isso, recorremos à solidariedade da população, solicitando aos que tiverem disponibilidade, que compareçam ao nosso serviço para doar sangue e plaquetas antes do feriado que se aproxima - alerta.
Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 18 e 65 anos e pesando mais de 50kg, pode doar sangue. A pessoa não deve vir em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4 horas antes da doação. Quem estiver com febre, gripe ou resfriado não pode doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.
O Banco de Sangue do Inca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h, na Praça Cruz Vermelha 23, 2º andar. Os telefones são 2506-6021 e 2506-6580.
Nenhum comentário:
Postar um comentário