quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Metrô Rio - Email de leitor

Eis que mudo de emprego e da Barra, passo a trabalhar em Copacabana.
Pensei, bom, desta vez acho que posso não ir trabalhar de carro, já que o Metrô me deixa bem perto. Claro que muitos se anteciparam e me alertaram sobre aquilo que já estamos cansados de ler em noticias: A super lotação!
Moro no Maracanã e o metro da estação Maracanã fica há 5 minutos da minha residencia, a pé!
Mas já imaginando o que vem desde a Pavuna, pego o carro vou até a Tijuca, deixo o carro lá e pego na Saens Pena. Até até ai tranquilo. Até daria para ir de carro pois de manhã até Copa não chegaria ha 25 minutos.
Mas decidi não ir de carro.
Na Saes pena vou sentado, as vezes em pé, mas bem tranquilo.
Ao chegar na Central, parece que o Rio de Janeiro inteiro quer entrar no Metro e quem está dentro não consegue sair pois é imprensado por quem vem da integração. Quem já está dentro é empurrado e jogado por cima de quem está sentado. Quem está em pé, se pendura nas grelhas do ar condicionado ou pressiona o teto com a ponta dos dedos, pois em muitos trens não se tem onde segurar.
O Metro esquenta! Se torna desconfortável. O ar nao dá conta e com o calor, o odor toma conta do vagão. Isso na ida! A volta é 2x pior!

Todos os dias, impreterivelmente, o trem pára entre as estações ou as vezes 5 minutos nela com a desculpa: estamos aguardando o trafego a frente. Sei lá, parece uma total falta de organização. Numa viagem entre Copacabana e a Saens Pena, pelo menos de 6 a 7 vezes isto acontece, quando por hora, freiadas bruscas quando mal começa a andar, faz todos se apoiarem uns nos outros numa tentativa de não cair. Isto torna a volta para casa um martírio. 
Nas estações, não vemos ninguem organizando filas ou ajudando quem precisa sair. As vezes a porta mal abre e o apito soa avisando que vai fechar, o que provoca a correria. As vezes o trem demora para passar, fazendo as estações incharem e consequentemente, as proximas idem.
Fazia tempo que eu não andava de Metrô. Mas hoje, digo que o serviço ruiu, assim como os trens, barcas e ônibus.
Não vai demorar muito e vão surgir os Metrôs piratas.

A população também não ajuda. A maioria com as mochilas nas costas e 80% amontoados proximo às portas, praticamente formando um paredão para quem entra ou sai. Não há controle, não há educação nem respeito. É uma gritaria, musicas nos auto-falantes dos celulares, pessoas jovens que fingem dormir no lugar destinado aos idosos.

Isso é hoje! Amanhã, vai piorar. Será que os tão sonhados trens novos que um dia chegarão, vai melhorar isso? Duvido!
É provavel que proximo a Copa comecem a fazer Rodízio de nomes: Quem começa com as letras: A, B, C, D, E, F (Não podem utilizar o Metro às segundas... e por ai vai)

Ai me pergunto, vale a pena mesmo deixar o carro e ir de transporte publico para o trabalho?
Olhem as fotos tiradas  - Dia 01/02/2011 e o video do youtube em anexo -

Nenhum comentário:

Postar um comentário