terça-feira, 14 de junho de 2011

Assaltos ao comércio na Tijuca têm aumento de 75%

Antônio Werneck - O globo
Enquanto os índices de criminalidade divulgados na segunda-feira pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que ocorreram em abril 403 assassinatos, uma queda de 6,7% em relação ao mesmo mês de 2010 , um dado chama a atenção. Na estatística, houve aumento do número de assaltos a estabelecimentos comerciais na área da Tijuca. Comemorando um ano de implantação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Morro do Borel, a região teve, em abril deste ano, 21 assaltos no comércio contra 12 no mesmo mês do ano passado - um acréscimo de 75%. Em contrapartida, caíram na Tijuca os registros de homicídio, os roubos de veículos e os assaltos a transeuntes e a residência.
A produtividade da polícia também melhorou em abril. Em comparação ao mês do ano anterior, os registros de apreensão de armas apresentou aumento de 11,8% (mais 75 armas).
Outro crime que preocupa, o estupro, também cresceu. Segundo os números divulgados pelo Instituto de Segurança Pública, foram 337 casos em abril do ano passado, contra 389 no mesmo mês deste ano (um crescimento de 15,4%). O número de roubos de carga também subiu: foram 181 casos em abril de 2010 contra 239 no mesmo período deste ano, ou seja, uma elevação de 32%.
Os sequestros-relâmpagos (quando a vítima é forçada a fazer saques em caixas eletrônicos) também cresceram, pulando de seis registros em abril do ano passado para 13 no mesmo mês deste ano (116% a mais). Subiram ainda os números de extorsão (quando a vítima é sequestrada, mas libertada em menos de 24 horas): foram seis registros em abril do ano passado contra 20 no mesmo período deste ano (um crescimento de 233%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário