quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Descaso com quem precisa

Abrigo Plínio Marcos pede socorro
Superlotação, baratas, sujeira e portadores de tuberculose convivendo com pessoas saudáveis. Esse quadro é denunciado pelos moradores do abrigo Plínio Marcos, da prefeitura, na Praça da Bandeira.

O abrigado Marcelo dos Santos, de 24 anos, sai à procura de emprego nos dias úteis. Vivendo de biscates e pequenas doações, ele aponta a falta de alternativas profissionais como outro problema.
— Desde criança, moro em abrigos. Quando mostro meu comprovante de residência, sou discriminado. Não há cursos ou encaminhamento para o mercado de trabalho — critica.
As denúncias de falta de higiene, pessoas doentes e superlotação dos abrigos no Rio são recordistas na 7ª Promotoria de Cidadania do Estado. Como explica o promotor Rogério Pacheco, algumas inspeções já foram realizadas nesses locais, constatando os problemas. O Ministério Público negocia com o município a adesão à Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua.
— Esse documento é importante, pois dá as diretrizes para ações na área de saúde, educação, renda e também para adequação dos abrigos — explica.
A Comissão Especial da População Adulta em Situação de Rua, presidida pelo vereador Reimont, pressiona o governo municipal para adotar a política.
Leia a matéria na íntegra na edição desta quinta-feira no Globo-Tijuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário