segunda-feira, 22 de março de 2010

COMEÇO DE CONVERSA




Começando a semana, temos diversos problemas para apontar, dos bairros que envolvem a Grande Tijuca.
São problemas corriqueiros e pelo visto, sem solução aparente, mas que incomodam, degradam e nos dá a clara sensação de que estamos parados no tempo.

Bom, ha mais ou menos 2 semanas, bem na esquina das ruas São Francisco Xavier e 28 de Setembro, foi aberto uma cratera para fazer sabe-se lá o que e foi isolada de maneira tosca, como normalmente acontecem nas constantes obras pela cidade. À primeira vista o susto de se deparar com um monte de tela jogada e em seguida, um enorme buraco. Obriga os motoristas a forçarem a entrada na pista do meio, resultando em transito. A maneira tosca que esta obra está sinalizada é comum. Não existe placa anterior indicando obra e à noite, nenhum tipo de sinalização luminosa, como aqueles "piscantes" amarelos, que seriam indicados para tal. Vejam na FOTO 1.
Solução: isolem a área de maneira correta, sinalizem pelo menos 20 metros antes. Luminosos à noite ajudam bastante. Depois do temporal, voltem e arrumem.

Outros problemas corriqueiros são a falta de educação dos motoristas, resultante da omissão e falta de repressão por parte do poder público. Carros estacionados onde não é vaga. No caso da FOTO 3, o Honda Civic não encontrou vaga e parou com metade na rua e metade na calçada estreita, sem o menor pudor. Nesta mesma rua, tinham mais 3 carros assim, na última quinta-feira. Sinal de que é uma constante na rua Pedro Guedes, na Tijuca, prox. a Senador Furtado. É apenas um exemplo.
Solução: ir passando de rua em rua anotando as placas e multando. Pouco a pouco os motoristas se sentirão inibidos em fazer tal irregularidade. Poderiam fazer isso em dia de jogo. Nem precisariam rebocar. Basta multar! Assim, todos seriam punidos e não somente meia dúzia.

Outro problema grave é a quantidade de lixo espalhada. A Comlurb passa a hora que quer. Não tem regularidade. Os catadores fazem a festa e espalham lixo por todo logradouro. Cada canto das ruas é motivo para depositar todo tipo de lixo.
Vem o temporal e pronto, a cidade pára. Na FOTO 5, um bueiro na Radial Oeste tapado com um saco plástico. Se chover, já sabem o que acontece.

A falta de controle urbano ocasiona desrespeito como o da FOTO 4, onde o carro Gol avança o sinal sem pudor. É fato comprovado que NENHUM motoqueiro pára no sinal! Nenhum! Não é um veículo como outro qualquer? Pois bem, além disso, os carros também não se preocupam em parar. Criou-se a cultura de não parar de madrugada (com razão) e isto se estendeu para qualquer hora do dia e em qualquer sinal. Quem pára no sinal, ainda é incomodado pelo carro de trás de fica buzinando. Van e Ônibus também são os campeões. Muitas vezes quando o sinal amarelo já vira para o vermelho, os Ônibus avançam e fecham o cruzamento. Nas esquinas da Luis de Matos com S.F.Xavier, acontece muito.
Aproveitando, vejam a FOTO 6 e confiram como muitos Ônibus trafegam à noite. Completamente apagados!

Sugestão:
Na esquina da Pereira Nunes com Professor Manuel de Abreu, existe um canteiro circular central onde antes existia um painel publicitário. Hoje está completamente abandonado e serve como deposito de lixo. Não poderia instalar ali uma cabine blindada da PM? O Lugar carece de segurança.
Vejam a FOTO 2.

Sinais e mais sinais apagados. Depois das ultimas ventanias, várias placas e sinais ficaram tordos e alguns virados. Onde está o serviço de manutenção e conservação? É preciso espalhar mais de 6 placas sinalizadores com os dizeres "disque sinal", para que caia sobre o pobre contribuinte a tarefa de ficar indicando onde tem problema?

Um comentário:

  1. O deputado federal Fernando Gabeira, pré-candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, fala sobre as eleições 2010.

    Horário: 5 abril 2010 de 19:00 a 21:30
    Local: Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Salão Nobre

    ResponderExcluir