terça-feira, 21 de setembro de 2010

São Francisco Xavier - E-mail de leitor

Muito em breve, vamos receber aquele famoso catálogo dos valores dos IPVAs e aí nos damos mais conta de que estamos jogando dinheiro no lixo. Pagar por pagar, é muito fácil quando isto se torna uma obrigação aos contribuintes e cidadãos trabalhadores. Somos obrigados a pagar, mas parece que não temos o direito de reclamar.
Gostaria então de fazer uma denuncia sobre a Rua São Francisco Xavier, que liga o bairro do Maracanã à Tijuca, passando por Vila Isabel e é uma das principais vias da Grande Tijuca, responsável por boa parte dos ônibus, táxis e do escoamento de quem sai da Zona Norte em direção ao Centro, Niterói ou Zona Sul.
São 3,6 km de uma via totalmente esquecida e abandonada. As calçadas são um lixo. Não por culpa das propriedades e sim das constantes obras que rasgam de ponta a ponta e ou deixam rasgadas ou colocam um remendo porco e mal feito.
O asfalto é um lixo. Digno de uma competição “off road”. Não há faixas de rolamento e sinalização. Os bueiros são fundos. Diversos rasgos foram feitos e lá estão de obras que não temos idéia do motivo. GVT, Light, Ceg? Alguns rasgos foram “enganados” com terra. Em frente ao Hospital Badin tem um que está por completar 3 semanas como mostra uma das fotos. O trânsito só piora pois somos surpreendidos e precisamos parar rapidamente para passar há 2km/h para não arrebentar a suspensão do carro. Mais a frente, um buraco na esquina da Av. Maracanã e ao longo, outros rasgos paralelos decoram a via mais mal cuidada da Grande Tijuca. Outra foto vimos claramente como está o asfalto que preenche toda a via da Grande Tijuca.
No Cruzamento com a Radialista Valdir Amaral, existe um tampão de ferro há pelo menos 5 meses. Alí existia uma obra e depois um bueiro ficou aberto. Fiz uma denuncia e em vez de consertar seja lá o que for, colocaram um tampão de ferro e está assim desde então. E tenho certeza de que assim vai ficar!!
Não adianta fotografar pois parece que isto não sensibiliza ninguém mas aí está. Não vi até agora, menção de que esta via fará parte do Programa Asfalto Liso e não estamos falando de uma rua pequena e sem movimento, o que também não justifica. É a São Francisco Xavier!
Em frente ao ponto de ônibus prox. a entrada da UERJ, tiveram a cara de pau de colocarem um mega remendo de 10 metros por cima do asfalto ondulado, tentando minimizar uma quantidade incrível de ondulações que se tornava perigoso ao frear. Não adiantou nada pois asfalto ruim por cima de asfalto ruim, ficou um super calombo ondulado pior do que estava. Sem contar que os serviços de tapa buraco ou de remendos são sempre muito mal feitos. Claro, não há fiscalização. Cada um faz o que quer e como quiser.
A via não possui faixas pintadas e cada um cria a sua, o que é normal também. As vezes temos 5 fileiras de carros onde deveríamos ter 3. Mal tem faixas de pedestres, os sinais são toscos. Resumindo, é uma via muito mal cuidada, velha, sem atenção, sem conservação (nornal né) e por incrível que pareça, é extremamente importante para o fluxo da cidade. Rua que liga ao estádio do Maracanã, onde circulam as linhas 238, 239, 455, 457, 247, 464, 638, 624........ A noite, a coisa complica ainda mais, pois não diferenciamos rua de meio-fio ou buraco.
É incrível o descaso com a Grande Tijuca. Por acaso alguém já viu o Sub Prefeito da Tijuca e o de Vila Isabel se manifestarem alguma vez sobre alguma reclamação? Quanta diferença dos da Zona Sul. Por isso que a Zona Sul recebe tudo, pois alguém de lá briga pela sua região e ainda se preocupa quando aparece alguma noticia deste tipo. Mas a Grande Tijuca, ah, quem liga!?
Em cada buraco que caio ou lombada que passo, penso muito em algumas pessoas e me vem todos os palavrões possíveis naquele instante!
Cadê o órgão de Manutenção e Conservação? Cadê os fiscais voluntários? Tudo isso é só pra inglês ver!
Agora todo mundo comigo: "O Rio de Janeiro continua lindo......"

Nenhum comentário:

Postar um comentário