terça-feira, 20 de abril de 2010

Encontro de blogueiros e intenautas da Tijuca com o Secretário Estadual de Segurança Pública

Na segunda feira, dia 19 de abril, aconteceu o encontro de blogueiros e intenautas com o Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, na sede da Secretaria. O encontro foi para trocar idéias entre a secretaria e os blogueiros, da Tijuca, sobre as UPPs que serão instaladas no bairro. (Assista o Vídeo)

Estavam presentes os Blogueiros Jan Kruger do CAOSCARIOCA, Cecília do ARMA BRANCA, Rafael e Bruno do SOU DA VILA, que representou também o site do TIJUCA-RJ, Gustavo do ANDEI PENSANDO, o Jornalista Luiz de Matos, além de Celma, Claudia e Samila do Grupo Grande Tijuca.

Do lado da Secretaria estava presente o Secretário José Beltrame, o Subsecretário de Modernização Tecnológica Edval de Oliveira Novaes Júnior, o Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional Antônio Roberto Cesário de Sá, além do pessoal do Núcleo de Comunicação Digital do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e a equipe de Comunicação Social da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Segundo o Secretário as UPPs Tijuca são uma prioridade, pois o bairro se tornou um “Complexo da Desordem Pública”. O secretário não nos pareceu um político demagogo e sim um policial, dos bons, com o objetivo firme de mudar tal desordem. Ele passa uma grande segurança ao falar de suas idéias e ações.
Os objetivos das UPPs, segundo o secretário, são retomar o controle Estatal, devolver a paz e quebrar a lógica de “guerra”. Ele entende que acabar com a criminalidade é utopia, mas ao menos ele gostaria de restabelecer certa ordem e disse estar empenhado nisso.

As UPPs, conforme já lemos em vários jornais, na Grande Tijuca serão sete: Borel, Mangueira, Turano, Macaco, Salgueiro, Formiga e Andaraí.
Por motivos óbvios não nos foi informado quando serão feitas essas ocupações, mas pelo que o Secretario nos disse, ainda aguardam mais turmas de soldados para então começar a ação. Até dezembro de 2010, mais quinze UPPs serão instaladas na Cidade.

O Secretário disse também que as UPPs devem ser pacificadas com soldados recém formados por não terem todos os vícios inerentes à profissão. Os Jovens são mais afáveis e podem se relacionar, com os moradores das comunidades, com menos preconceitos.
As UPPs terão um rodízio de pessoal para preservar o objetivo da ocupação, que é estabelecer a ordem, e que não se crie “amizades” fora do desejado. O policial deve se manter como um parceiro, mas preservando sua função original.
Além do rodízio dos policias das UPPs, esse policiais também passarão por curso de reciclagem periódica no batalhão do Bope. A mudança do formato do concurso para policiais é uma mostra que a polícia quer uma nova corporação, muito mais preparada. O secretário também lembra que população precisa cooperar, denunciando irregularidades e agindo como cidadão, não oferecendo ou aceitando propinas aos policiais.

Uma preocupação do Secretário é de manter a paz também fora das UPPs assim, todos os 726 policiais lotados no 6º batalhão ficarão disponíveis para fazer o patrulhamento nas ruas do bairro.

Uma boa notícia ainda, foi que segundo o secretário, o Batalhão da Tijuca (6º batalhão) será o benchmark dos batalhões. Todas as novas tecnologias que serão implantadas na Polícia serão primeiramente testadas na Tijuca para depois então serem disseminados nos demais batalhões.

Peguntado sobre o aumento da população das comunidades, após as UPPs, o Secretário disse que acredita que sim, mas que isso cabe a SEOP fazer a sua parte.

O encontro terminou com um lanche rápido, já que estava tarde, e depois seguimos para nossos lares com a promessa de um novo encontro, mas com a presença da Polícia Civil.

Daremos notícias.

6 comentários:

  1. É bom perceber que temos gente preparada fazendo um trabalho que irá beneficiar a todos os moradores da Grnade Tijuca.
    O Secretário passa muita segurança e transparência, deixando bem claro todas as dificuldade e desafios, que teremos de passar para que o controle das favelas seja outra vez do estado.

    ResponderExcluir
  2. FALTA SO O AUMENTO DO EFETIVO DA POLICIA CIVIL TB QUE TEM UM DIFICIT GRITANTE DE MAIS DE 10 MIL HOMENS E OS APROVADOS DO CONCURSO DE 2006 ESPERAM ATE HOJE COM TODOS OS EXAMES JA PRONTOS, SO FALTA VONTADE POLITICA PARA COLOCAR NAS RUAS MAIS 800 INVESTIGADORES DE POLICIA COMO PROMETIDO NA CAMPANHA..... E BOM SE FALAR ISSO TB

    21 de abril de 2010 07:13

    ResponderExcluir
  3. O secretário sabe da necessidade de aumento de efetivo, tanto na Civil como na Militar, e deu a entender que isso ocorrerá. De toda forma, o aumento não será o quanto precisaríamos para tornar a cidade 100% segura, a coisa tem que ter liberação de verba e ele disse que aí é que está o problema. São muitos anos de déficit de pessoal e resolver isso nessa gestão apenas acho pouco provavel.
    Bom, ao menos já é um começo e só de saber que ele não é um daqueles caras que ficam de conversinha política já é um alento... Ele não fala em partidos nem em nada que diga respeito a política. A conversa dele foi sobre gente cuidando de gente. Muito Legal!

    ResponderExcluir
  4. Respeito a todos neste blog. Acho que todos do Grupo Grande Tijuca fazem um excelente trabalho de defesa da nossa Tijuca. Mas, sinceramente, eu acho que as UPP's são uma forma pouco corajosa de enfrentar o problema destes guetos incrustados em bolsões de classe média. Funciona agora, na implantação. Quiçá até as Olimpíadas de 2016! E depois? E a expansão destas anomalias urbanas? Quem controla isto? A SEOP????(!!!) Não dá para confiar! Enquanto isso, lá se vão nossos impostos subsidiando o bem-estar de favelados que desde a sua gênese estão a margem da lei! REMOÇÃO JÁ!!!! VAMOS LIMPAR AS NOSSAS ENCOSTAS!

    ResponderExcluir
  5. Defensor do Rio, o texto foi somente a transcrição do que ouvimos e vimos no encontro com o Secretário. Como temos feito algum barulho fomos convidados a ouvir o que ele tem a dizer a respeito do tema. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Samila, é fato que vocês estão fazendo um belo trabalho... Eu procuro divulgar este bçog para todas as pessoas que sonham com dias melhores para a Tijuca. Um grande abraço!

    ResponderExcluir