quinta-feira, 1 de abril de 2010

II Encontro de Blogueiros e Internautas com o Secretário Estadual de Transportes

Foto de Vagner Rosa
Vagner Rosa ( São Gonçalo), Joel Vasconcelos, Delmo Pinheiro (Subsecretário), Andrea Bedeschi (Coordenadora de Comunicação), Luiz Carlos Veloso (Chefe de Gabinete), Júlio Lopes (Secretário dos Transportes), Cláudia Figueiredo e Celma Rodrigues (Blog Grupo Grande Tijuca)
Foto de Claudia Figueiredo
(Esq. Claudia, Julio Lopes e Celma)
Veja o vídeo
No dia 26/03, O Grupo Grande Tijuca, representado por Celma Capeche e Claudia Figueiredo, esteve no II Encontro de Blogueiros e Internautas com o Secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, organizado pelo Núcleo de Comunicação Social do Governo do Estado.
Esteve presente o blogueiro Gustavo Sirelli, do Andei Pensando, também morador da tijuca. Representando Niterói, o internauta Felipe Pacheco do site OCD Holding, e São Gonçalo, Vagner Rosa (Território Gonçalense, Grande Alcântara e Política Gonçalense). Esteve presente também o internauta Joel Vasconcelos, da comunidade São Gonçalo, no Orkut.
O encontro foi iniciado pelo subsecretário Delmo Pinho, pois o secretário estava em evento com o Governador Sérgio Cabral. Conversamos sobre alguns investimentos na área de transportes, já iniciados, e outros a iniciar. Não esquecendo que o Estado cuida do transporte rodoviário Intermunicipal e Interestadual, metrô e trens. O Secretário Júlio Lopes chegou em seguida e deu continuidade ao bate-papo. Sobre os trens, foi dito que o Estado precisa comprar um total de 120 novos trens, sendo que 30 destes já foram comprados. Os demais trens estão sem previsão de aquisição. Segundo o secretário, todas as estações serão reformadas, principalmente levando em conta a questão da acessibilidade.
Nos foi apresentado, ainda, um relatório demonstrando que entre 2006 a 2009, o número de usuários cresceu em mais de 20 milhões, principalmente devido à aquisição de trens com ar condicionado. Porém, foi lembrado ao Secretário o que tem acontecido na operação do sistema, onde inúmeras falhas como, por exemplo, o fato ocorrido na estação de Saracuna onde 2 composições enguiçaram e pessoas caminhando pelos trilhos, correndo perigo. (O que não se justificou incendiar os trens, e isso também foi lembrado no encontro). Foi demandada uma maior fiscalização e principalmente uma atitude pró ativa por parte da Agetransp, braço da Secretaria de Transporte.
O bilhete único, grande inovação de 2010, hoje atende a 98% da população da região metropolitana, porém existem ainda problemas que fazem com que o serviço seja alvo de inúmeras reclamações. Um deles é o tempo de 2 horas que em algumas situações não é suficiente. Outro grande entrave para o seu bom funcionamento é a atitude fraudulenta de algumas empresas de ônibus que colocaram ônibus com ar condicionado, e estes não são obrigados a aceitar o bilhete único e tão pouco as gratuidades.
O DETRO, órgão responsável pela fiscalização, já aplicou inúmeras multas e a empresa mais multada foi a Rio Ita.
Falando de São Gonçalo, a ligação Praça xv / São Gonçalo, através de barcas, é inviável do ponto de vista técnico, pois os rios da região são muito sedimentados, e todo ano teria que ser feito uma limpeza. Na maré baixa a altura máxima é de 1,5 e para o transporte marítimo são necessários no mínimo 5 metros.
A linha 3 do metrô ligando Niterói a São Gonçalo, já tem a licença ambiental necessária e o valor para o início da obra é de R$ 60 milhões, porém a obra não pode ser iniciada devido à interferência do TCU, que pediu explicações sobre os valores do projeto. Segundo o subsecretário, o corredor viário de Niterói está sendo um sucesso, e que já no fim da primeira semana as pessoas que utilizam os ônibus já perceberam diferenças positivas no trânsito, ao contrário dos usuários dos automóveis.
Quanto às questões de transporte que afetam aos cariocas da Grande Tijuca diretamente, a promessa da inauguração da estação Uruguai está mantida para 2014 e também a modernização de nossas estações com escadas rolantes e melhorias principalmente para idosos e portadores de deficiência. Sobre a linha 4 do metrô, foi dito que não há demanda para o trajeto seguir de botafogo, passando pelo Humaitá, jardim botânico, Gávea, São Conrado até a barra, tornando o projeto economicamente inviável e dessa forma a melhor solução é a continuação da linha 1.
Também foi dito que todos os ônibus do rio até 2012 terão GPS, o que facilitará a fiscalização, quanto a horários e trajetos, portanto as empresas terão que literalmente entrar na linha. Ficou acertado um novo encontro, dessa vez com a presença do Secretário Municipal, Alexandre Sansão, e com um número maior de participantes.
Daremos notícias.

6 comentários:

  1. tinham q ter exigido a ligação direta até a gavea pela uruguai!

    modo mais rápido de se chegar na zona sul e na estação da linha 1 cruzaria com a linha 4 da barra

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  2. infelizmente nao pude ir, tive que ir para SP no mesmo dia. Mas epero estar presente no proximo encontro.

    Acho que uma falha grave é falar que a Linha 4 ate Botafogo nao tem demanda. O secretário deve estar se referindo a demanda hoje. Mas e em 20 anos?

    Precisamos de planejamento de LONGO prazo, e prever demandas futuras é o caminho do desenvolvimento que precisamos trilhar. Nao podemos sempre remediar.

    Jan Kruger
    www.caoscarioca.com.br

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  3. Jan,

    Vamos divulgar mais esse encontro da próxima vez e levar mais gente. Fomos avisados muito na última hora. Sds.

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  4. Também não pude ir. Deveríamos sugerir que o horário fosse no fim da tarde, assim seria mais fácil para quem trabalha. A iniciativa do Governo foi ótima.

    Abraços,

    Renan
    www.radarfluminense.com

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  5. Que legal isso! Cacau e Celma, parabéns e obrigado por nos representar!

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  6. Realmente as coisas não dão certo aqui no Rio pois tudo é planejado de acordo com o presente, com os interesses e "necessidades" do agora. Expandir o metrô para áreas que não são atendidas, hoje, nunca será uma extravagância; pelo contrário, uma soma. Independente da demanda.

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