quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ABAIXO ASSINADO CONTRA O CONJUNTO HABITACIONAL NO CARREFOUR TIJUCA

DEIXEM NOME e E-MAIL NOS COMENTÁRIOS
ABAIXO ASSINADOS

Nós abaixo-assinados, envolvidos e comprometidos com o desenvolvimento do nosso município, e partidários de uma melhor qualidade de vida na Grande Tijuca, vimos manifestar nosso repúdio pela forma equivocada, que o Senhor secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, vem tratando a transferência das 400 famílias da Favela Indiana para o antigo Carrefour, na Rua Conde de Bonfim, na Usina.
A história do Carrefour todos conhecemos. O mercado era obrigado a fornecer carne para o churrasco do tráfico como maneira de não se criar maiores transtornos. Quando o Carrefour decidiu não compactuar mais com isso, seu estabelecimento foi completamente destruído sendo alvejado por tiros. Nenhuma providência foi tomada pelo poder público e o Carrefour fechou suas portas, deixando com ele várias pessoas de bem desempregadas. Mais uma vez o crime venceu.
Hoje, muitos anos depois, o Carrefour reaparece na mídia como possível lar de uma das favelas da Tijuca tendo como principal incentivador, o Secretario secretário municipal de Habitação. Ora senhores, como se já não bastasse a Rua São Miguel ter sido tomada pela favela do Borel e pela favela Indiana, a Conde de Bonfim será tomada pelas duas ou por uma terceira? Transformar o antigo prédio em Conjunto Habitacional é um crime anunciado feito por políticos interessados em votos e que são incapazes de ouvir a população preocupada com a péssima qualidade de vida que já possuem.
Somos pagadores de altos impostos e ver nossos bens sendo cada vez mais desvalorizados não está certo. Além disso, os moradores denunciam as construções irregulares e a Prefeitura não age! Depois esses moradores irregulares são premiados com o direito a terra e que tem que ser reassentados, e tudo isso sustentados pela Lei? A JUSTIÇA É PARA TODOS Senhores! Quando o invasor construiu sua casa o poder público poderia ter impedido, mas não o fez e agora, nós moradores da Tijuca, teremos que arcar com um problema que não foi criado por nós?
Não é questão de preconceito, como disse o secretário municipal de Habitação, mas sim de sermos realistas. Não existe política habitacional, auxilio e acompanhamento às pessoas carentes, educação, saúde. Remover uma pequena favela e assentar em um prédio na Rua Conde de Bonfim, não resolverá, e transformará a única via do Bairro em um beco sem saída, uma vez que a outra rua de acesso paralela a esta, rua São Miguel, há muito já se transformou.
Porque a danceteria Help, em Copacabana, vai ganhar centro cultural e o Carrefour uma favela? Imaginem um conjunto habitacional no meio da Rua Visconde de Pirajá, Voluntários da Pátria, Jardim Botânico? Mas na Rua Conde de Bonfim Pode?
Portanto, secretário, solicitamos uma alternativa a esta, e estamos à disposição para juntos encontrarmos uma solução.

Sem mais subscrevemo-nos,
Moradores da Grande Tijuca.
(Foto de Letícia Pontual)

396 comentários:

  1. Apoiados!! Precisamos fazer algo antes que consigam destruir o pouco que resta da Tijuca. Daqui a pouco para se ir a maior Floresta Urbana do mundo, a Floresta da Tijuca, teremos de ir pela zona sul, será esse o objetivo? Tirar da Tijuca a circulação de pessoas e consequentemente a circulação de dinheiro???Em vez de remover as famílias, pq a prefeitura não reembolsa cada família e elas poderão ir para onde desejarem e na área em que está a favela deveria ser construida uma vila olímpica igual a da Mangueira, onde as crianças das comunidades possam ir e se afastanda da manipulação do tráfico.

    ResponderExcluir
  2. Sou a favor do abaixo assinado!

    Eduardo Gullo Muller Lopes (eduardogullo@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Renato Martins Fraga (renatomfraga@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Fernanda Ferreira Werneck de Carvalho (nanda_werneck@gmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Alexandre Dantas (adantas67@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  6. 100% a favor!

    Leonardo Helal
    (lhelal@gmail.com)

    ResponderExcluir
  7. Samila Soares
    samila_soares@uol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Em frente a PUC na Gavea fizeram um prédio popular pra substituir uma favela. O prédio tem uma arquitetura bem singular e hoje acho q não há problema na região.

    Talvez não seja uma coisa ruim
    Vocês ja viram o PAC do Alemão? Ficou maneiro.
    talvez seja melhor mesmo transformar o carrefour em condominio, antes q o juvenal antena invada e realmente crie uma nova favela.

    O condomínio não vai ser favela.(espero eu)

    ResponderExcluir
  9. João o problema é que se virar favela e o tráfico entrar, quem vai tirá-los do "Forte Apache". Você tem certeza que quer arriscar?

    ResponderExcluir
  10. Totalmente a favor.
    Monica de Oliveira Jorge
    mojorge2000@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sem condições, moro exatamente em frente ao Carrefour, da janela da minha sala vejo o interior do mercado...e da janela do meu quarto vejo o Morro do Borel( de camarote)....então as duas vistas mais usadas por mim dentro da minha residência vão ter vista pra favela ?? Isso é errado...isso não é normal...

    E eu que votei no Jorge Bittar...como me sinto envergonhada agora....affff....

    Vanessa Carmo

    vanessa.silvadocarmo13@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Angela Silva do Carmo e Antonio José da Luz do Carmo.

    antonioluz07/2gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Fernanda Silva do Carmo

    fecarmo10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Tô dentro
    Ricardo Machado
    machadorico@msn.com

    ResponderExcluir
  15. Eu apóio. Pela primeira vez, em muito tempo, é preciso mostrar que os moradores da Tijuca têm voz, precisamos fortalecer a nossa associação de moradores imediatamente!
    Pedro Paulo Bastos - pedropmbastos@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Apoio o abaixo assinado.Precisamos de uma associação de moradores forte e coesa,contra a demagogia de um politico que conseguiu ser secretário de habitação graças a uma coalizão de segundo turno.

    ResponderExcluir
  17. Como um ex-morador de mais de 20 anos de Tijuca, acho interessante a iniciativa do blog. Mas acho que existe uma luta muito mais or e mais importante por detrás dos problemas deste bairro gigantesco. Pode parecer simples o que vou falar, mas tem uma sutileza incutida: A Tijuca precisa exigir de forma acintosa invesimentos em larga escala por parte da prefeitura, estado e governo federal. Simples, não é?
    NÃO!
    A Tijuca INTEIRA deve cobrar estes investimentos: moradores formais e informais (favelas) porque é impossível pensar o bairro partido. O problema da Tijuca não é sua parte nobre, e sim, a parte pobre. Deveriam lutar para que os governos fizessem o que fazem aos poucos com as favelas da Zona Sul, que cada vez mais ganham status de bairro graças aos investimentos feitos ao logo dos anos. Se Borel, Formiga, Salgueiro e Mangueira (Grande Tijuca) recebessem hospitais, creches, escolas, cursos técnicos, pavimentação, opções de lazer, centros culturais, aos poucos o problema do tráfico seria contornado, afinal a maioria das pessoas preferiria um trabalho digno e a segurança da casa própria. E o troco para todo este investimento é o cadastramento dos imóveis e proprietários, para depois ser feita a cobrança do IPTU, que por menor que seja, dá ao próprio morador a sensação de dever cidadão, de poder exigir melhoras no local para o poder oficial, e não o paralelo. Favela é ausência de Estado e problema de todos.
    Acho que deveriam rever a lei que estabelece que numa AEIS (Area Especial de Interesse Social) você não pode remover um contingente de moradores de favelas e realocá-los em outra localidade. A lei foi feita para evitar que se criassem novas "Cidades de Deus", jogando a população pobre para áreas sem infraestrutura e condição de vivência.
    O que se deve propor é que o relocamento de famílias deve servir ao interesse do município. Ou seja, o equilíbrio entre áreas muito densas e pouco densas, para estimular investimentos em novas áreas da cidade.

    ResponderExcluir
  18. estamos juntos nessa luta. conjunto habitacional nem pensar, tem destinações muito mais importantes e que beneficiariam muito mais pessoas, como um novo batalhão de polícia, uma vila olimpica e uma escola profissionalizante. cacaurioca@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Como morador da Usina a 23 anos sou totalmente contra! Começa como um complexo habitacional dentro do Carrefour, quando acabar o espaço vai começar a se espalhar para os lados....

    Marcus Pereira Barretto (marcus.pb@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  20. Apoio o abaixo assinado.

    Debora Pereira

    bella.debora@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Deixei comentarios no Globo e estou vindo assinando.
    Clemente Pardal Pinho (cpardal@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  22. Postei no twitter e pedi pra RT.
    Jessica Costa
    dabihrj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Apoiadíssimos!
    Viviane Guimaraes
    mg.viviane@google.com

    ResponderExcluir
  24. Apoiadíssimo!!!

    João Paulo Do Coutto
    docoutto@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Sou a favor do abaixo assinado
    Assinandoooo!!!
    Celma Capeche
    celma45@bol.com.br

    ResponderExcluir
  27. Sou a favor
    flora.rio@globo.com

    ResponderExcluir
  28. sou a favor de transformar este espaço numa vila olímpica para a comunidade da Tijuca.
    embrazil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Apóio. Batalhão da PM ou um Centro Cultural. Enviem email para o Prefeito através do site www.rio.rj.gov.br , cliquem na imagem palácio da cidade. Lá vcs podem encaminhar msgs para o Gabinete do Prefeito. Eu já encaminhei a minha. Nara.

    ResponderExcluir
  30. É isso aí, pessoal. Já deixei o meu no site do Globo. Vamos apoiar o abaixo-assinado. Cadosreis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Apoio totalmente.
    José Luiz (jlpereira25@gmail.com.br)

    ResponderExcluir
  33. Sou contra o abaixo-assinado. Atitude fascista

    ResponderExcluir
  34. Claudio Renato, tá com pena, leve para morar com vc!!

    ResponderExcluir
  35. Eu apóio e digo que continuem a fazer o que estão fazendo. Tem sempre gente do mal querendo atrapalhar, mas é inveja.
    Luana Machado (luna.rio@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  36. Anônimo,

    Pelo menos Adolf Hitler, Mussolini e Papa Doc tinham nome.

    ResponderExcluir
  37. É isso, Claudio. Os covardes (ass)assinam como anônimos. Não passarão!

    ResponderExcluir
  38. O espaço aqui é democrático. Aqui ninguém proíbe comentários, todos têm direito de expressar sua opinião, mesmo as mais esquisitas... rs

    ResponderExcluir
  39. God bless you, Renato!!!!

    Porque é muito esquisito se dizer que quem paga manda! É muito estrombótico se achar que esse choque taí é brincadeira...Querem mais o quê? Choque elétrico???

    Mas opinião todo mundo pode ter, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  40. Pessoal, sou MUITO a favor de vcs.abs
    Milena.
    tijucana_45@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Ótimo, Milena. Vocês vão conviver com o novo conjunto habitacional. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  42. O blog é democrático sim. Opiniõescontrárias às nossas estão aí para quem quiser ver. "Anônimos" tem o direito de preservar sua identidade.Agora, não aceito que pessoas como o EDUARDO GOLDENBERG VENHA INVADIR MEU E-MAIL PESSOAL PARA TRAZER SUAS OFENSAS PESSOAIS E DESCABIDAS A MIM JÁ QUE NUNCA LHE DEI ESTE DIREITO. Nunca me dirigi desrespeitosamente a este senhor e sempre repeitei as opiniões que coloca em seu próprio blog e neste. Acho que esteas ofensas pessoais vindas do sr. EDUARDO GOLDENBERG por si só separam o joi do strigo, mostrando a diferença de caráter e o objetivo dos colaboradores deste blog e o do referido sr. EDUARDO.

    ResponderExcluir
  43. Assino!
    Róbson Silva
    robsonr1@terra.com.br

    Chega de bagunça, o club AAT faz algazarra até as 2h da manhã. Ninguém fala nada! Esse conjunto é só mais um lugar para político se engrandecer e o bairro afundar.

    ResponderExcluir
  44. Fabiano Teixeira de Mello - fabitdm@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  45. Senhores,
    deve ser muito dificil como disse a senhora Vanessa em um comentário acima , ver a favela da sua janela. Mas por Deus , não é segregando que se resolve este tipo de problema.

    Fique realmente surpresa com comentários do tipo: " Tá com peninha leva pra sua casa!"

    Que orgulho tenho do Bittar !!!!!

    Monica Araujo

    ResponderExcluir
  46. Senhores,
    deve ser muito dificil como disse a senhora Vanessa em um comentário acima , ver a favela da sua janela. Mas por Deus , não é segregando que se resolve este tipo de problema.

    Fiquei realmente surpresa com comentários do tipo: " Tá com peninha leva pra sua casa!"

    Que orgulho tenho do Bittar !!!!!

    Monica Araujo

    ResponderExcluir
  47. Por que vocês não sugerem um muro para separar pobres de ricos? Ou um passaporte que impeça favelados de andar pelas ruas da Tijuca? Esse abaixo assinado me parece fascista!
    Coloco meu nome e e-mail, mas não assino esse troço não.
    Respeitosamente
    Marcelo
    endo.coelho@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  48. Coelho: Esse abaixo assinado "parece fascista"????? Esse troço é fascista e eles - anote, anote, anote! - não passarão. Preconceituosos, nocivos, perniciosos, não passarão!

    ResponderExcluir
  49. João Oliveira
    jc.cinema@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  50. vcs poderiam entrar em contato com o pessoal da acit (associação comercial e industrial da tijuca) eles podem ajudar a fazer essa pressão

    o ideal seria transformar o espaço numa especie de faetec/centro cultural q atenderia não só os moradores da favela indiana como os das outras favelas e os moradores da tijuca em geral

    no caso deveria haver uma obra do pac no borel e construir conjuntos habitacionais lá tanto para moradores do borel como da favela indiana

    ResponderExcluir
  51. Monica,
    Achamos que TODOS têm direito a opinião. O Blog é aberto e tenho certeza que vocês sabem diferenciar o que é matéria do que é comentário de leitores. Assim como vocês têm escrito contra, no seu caso de forma educada e respeitosa, infelizmente nem todos seus amigos sabem o que é isso, outros escrevem a favor e também nem todos tem os mesmos argumentos, motivos, sensibilidade.
    Fica claro que seu grupo não respeita liberdade de expressão, até mesmo porque vocês escrevem neste blog, expõe suas opiniões, agridem pessoas de bem e não impedimos isso, não silenciamos, censuramos. Já no Blog de seu amigo, que atacou pessoalmente membros do grupo de forma grotesca, sem educação, sem respeito e ainda disse que apagaria qualquer comentário contrário ao que foi escrito.
    O QUE LHE PARECE MAIS COM FACISMO?
    Minha opinião pessoal é de que se trabalhe com essas famílias antes e não larga-las como o estado vem fazendo e lá na frente dão uma casa para remediar e depois largam novamente! Precisamos acompanhar e amparar estas famílias!
    A questão do CARREFOUR especificamente estamos contra ser NESTE LOCAL, pelo histórico, condição geográfica, pelo prédio. É preciso se preocupar com os imóveis dos demais moradores sim. Se pudermos agir para melhorar a vida das famílias de Indiana sem prejudicar os imóveis da região, porque não fazer? O que há de preconceito nisso?

    Há sim muita distorção e muita infantilidade ao invés de dialogar, xingar, distorcer, fazer ataques pessoais ridículos!

    ResponderExcluir
  52. Vocês me dão nojo! Cambada de preconceituosos, fascistas, maus brasileiros.

    ResponderExcluir
  53. que saco.. um ensinou a palavra fascista e os outros ficam repetindo.. ai ai ai..

    realmente.. concordo com o Renato ali em cima.. não adianta ficar atacando as outras opiniões.. vocês com seus movimentos a favor do lado de lá, e nós contra daqui. Não é com atitudes infantis que você, Eduardo, com esse discursinho hipócrita e manjadinho que vai nos convencer do contrário. A única coisa que você pode fazer e já fez é expressar sua opinião no seu blog, mas ofender no e-mail pessoal? Me poupe né.. seu fascista! hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  54. Hipócrita é de fato.
    Porque fazer ataques pessoais, ridicularizar pessoas, mas dizer que vai apagar o que for escrito em defesa deles no seu Blog, no qual o moderador (ele) é o "Estado", não é FACISMO? Isto sim, é muito FACISTA!!!!
    Preconceituoso, nem se fala!
    Porque o discurso é claro de que só o que ELE pensa é correto e os demais lhe dão asco, são inferiores! Distorce tudo que se fala e embora more e viva no capitalismo, também se mostra preconceituoso com quem assume a realidade e tenta então aplicá-la AO ESTADO, não a quem não tem oportunidade!
    “QUEM PAGA MANDA”, se refere ao direito do cidadão exigir a contra partida do Estado pelo que pagou, impostos: inclusive para que pessoas como as da favela indiana tenham ESCOLA, SAÚDE, TRANSPORTE, OPORTUNIDADES!!!
    Abandonar estas famílias e depois dar conjunto habitacional como "cala boca"? Isso é que está certo? Depois vão abandoná-los novamente... como já fizeram várias vezes.
    Mas, segundo essas pessoas, eu estou errado e não tenho o direito de exigir que o estado promova o desenvolvimento dessas famílias!

    Orgulho do Bittar? Porque?
    Porque ele está comprando votos? Ou porque está promovendo luta de classes? Jogando uma classe contra a outra para criar cortina de fumaça visando interesses próprios.

    As classes precisam se unir e EXIGIR do Estado que promova dignidade para ambos!
    Se ao dizer que quem paga, manda, estou sendo facista, preconceituoso, então estão chamando essas famílias também de facistas, preconceituosos!
    Porque de alguma forma, são contribuintes. E não tem direito a NADA?
    Não pagam em suas contas de luz, não em seus imóveis, mas quando compram qualquer produto, mesmo que gastem apenas R$1, também pagaram imposto! E quem ganha mais, paga mais imposto!
    Justamente para equilibrar esta balança!

    Não há aqui nenhuma segregação ou preconceito! Isto já ficou mais do que claro!

    Não a transferência das famílias para o Carrefour porque aquela área já está muito deteriorada! Aquela área precisa de desenvolvimento.
    Porque poderíamos construir um Centro Social que assistisse de perto as famílias de Indiana e das outras comunidades promovendo seu desenvolvimento. Porque poderíamos atrair investimento da iniciativa privada e garantir emprego para essas famílias.

    ResponderExcluir
  55. o termo TRANSFERIR as familias para o Carrefour já é auto explicativo.. ele simplesmente TRANFERE e ABRIGA o problema.

    ResponderExcluir
  56. e galera, acho que vale vocês fazerem uma petição nesse site e transferir as assinaturas.
    fica mais organizado..

    www.petitononline.com

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  59. Enfim, somos pessoas de bem que querem que o Estado cumpra o seu papel, só isso!

    Cidadania!

    O que mais está sendo dito, são distorções irresponsáveis e covardes, difamação!

    Não se faz isso com pessoas de bem. Não se trata qualquer pessoa desta forma. Este grupo é formado por cidadãos que tentam doar um pouco de si para a sociedade. Não pedimos retorno algum para sermos acusados de ter interesses próprios. Tem pessoas no nosso grupo que destinam boa parte do seu tempo para acompanhar, ajudar as pessoas em comunidades carentes, numa tentativa de ampliar suas oportunidades. Ajudar pessoas que o Estado largou faz tempo!

    É criminoso enviar emails agredindo pessoas como estas, com palavras baixas e pesadas.
    Basta ler os comentários na matéria sobre o bar para ver que nós pedimos ordem, mas propomos isso na conversa, no papo, ninguém aqui quer impor nada! Não somos facistas!
    Leiam os comentários sobre a matéria do bar e tirem suas conclusões de quem é o verdadeiro facista!
    Somos cidadãos de bem, pessoas íntegras, boas, não atacamos ninguém de forma covarde, não distorcemos, não difamamos!

    ResponderExcluir
  60. O problema que descortina-se diante do regulador do espaço impõe uma tomada de posição, uma escolha: ou o Estado formaliza o espaço ilegal ou luta contra ele. Do higienismo do início do século XX aos dias atuais ficou claro que o regulador do espaço optou pela repressão. O Favela-Bairro acabou funcionando como uma forma de combate à informalidade travestida de ação inclusiva. Lobo Mau com cara de Vovozinha. A microfísica do poder determinou que se deve vigiar e punir os pobres, os condenados da cidade.

    Então o Estado equipa-se com aparatos de repressão à ilegalidade ao som dos aplausos do grande capital. Mas na favela, os estalos são outros. Foguetes e morteiros anunciam o início de mais uma batalha dessa guerra farta em esquizofrenia. Pois as redes ilegais da violência nos morros alimentam-se da corrupção dos bonecos do Estado, as marionetes mal pagas do jogo da guerra.

    A classe média, que se submete a empenhar durante décadas grande parte do seu dinheiro ganho com o suor da lida do dia-a-dia, pra ter o direito de viver - e morrer - num caixote, cercada de grades e vigiada noite e dia, é tão vítima quanto os que nem isso puderam prover para si. É ela que engorda as fortunas do grande capital. Mas, de tão estúpida e reacionária, não se dá conta disso. E exige do Estado a barbárie. A mais violenta forma de repressão. Caveira, meu capitão! Caveira!

    Não vejo factóide, medida publicitária ou estímulo à luta de classes na proposta da secretaria de habitação. Vejo uma medida que pode contribuir para reduzir a segregação socioespacial na localidade. É preciso dar o crédito à secretaria e crer que eles podem fazer um projeto decente que possibilite a revitalização da área (ou será que ninguém viu que o prédio virou um ninho de ratos, um elefante branco abandonado?).

    O que fazer com o prédio, então? Li propostas aqui para que ele vire um novo batalhão da PM. Mais um? O sexto batalhão fica a menos de três km do velho carrefour... Vila olímpica? A circulação dos pobres na área continuará desvalorizando os imóveis (já que está é uma das questões que fomenta o abaixo-assinado)...

    Como um dos problemas mais graves que esta cidade enfrenta é a falta de habitação, sou favorável ao projeto do secretário Bittar.

    Não subscrevo-me, portanto, ao vosso abaixo-assinado.

    ResponderExcluir
  61. comentei na minha coluna o assunto:

    www.tijuca-rj.com.br/gustavocolombo

    ResponderExcluir
  62. pessoal acha maneiro ficar usando palavras incomuns para se mostrarem cultos.. rsrsrs

    ResponderExcluir
  63. Paulo Albuquerque
    email: mestre.kombato@gmail.com

    Julia Trinta
    email: julia.trinta@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. Diego, concordo em algumas muitas partes do que escreveu, mas não me submeto nem aceito que o Governo desista da área em questão. Se o Carrefour saiu foi porque o Estado abandonou a área, não se fez presente, não promoveu seu desenvolvimento, deixou que a marginalidade tomasse conta. A solução é, justamente nesta área, transferir a comunidade para o local metralhado? Cuidado com o recado que está dando a bandidagem!

    Na minha opinião precisamos pressionar o poder público para que cuide da área, não importando se outro investimento se interessará ou não, é dever da Prefeitura e do Estado deixar a área muito bem organizada, limpa. Me oponho a tranferência das famílias para ESTE LOCAL, porque não ajudará em nada a melhorar uma área que está completamente abandonada, degradada.
    Um Centro Social com um projeto para desenvolvimento da pessoas em comunidades carentes poderia atender não só a favela Indiana como a outras MUITAS comunidades carentes que existem na Tijuca. No que esta transferência pode ajudar neste sentido?
    Acho que existem soluções melhores, só isso.

    ResponderExcluir
  65. Não estou dando recado nenhum á bandidagem pois não acredito que todas as famílias da favela Indiana são associadas ao tráfico. É para elas que falo e não para os bestializados por sua condição.

    O que esperam do Estado? Que o Borel sofra a ação "pacificadora" do Estado como sofreu o Dona Marta? Teremos que esperar que o Governador mude seu Heliponto. O que foi feito lá só foi para que o Helicóptero dele pudesse descer tranquilo no heliponto no alto do morro. E ação pacificadora é uma piada.

    Eu já avisei que essa guerra é esquizofrênica. Se vale da corrupção do braço armado do Estado. E o discurso do Estado (o de combate à violência) é que é cheio de factóides. Não há interesse (nem político) em combater a violência. O Borel vai ficar do jeito que está, podem fazer quantos abaixo-assinados quiserem. Não pense que é o meu desejo, mas o abaixo-assinado de vocês, de realista não tem muito não.

    Sobre "pessoal acha maneiro ficar usando palavras incomuns para se mostrarem cultos..." o que tenho a dizer é: eu, como educador, acho tristíssimo viver numa sociedade em que a palavra e o verbo são constantemente vilipendiados pelo analfabetismo e pela ignorância. Me esforço para agredí-la menos do que os que me cercam e quando posso, aprendo com eles.

    P.S.: Quanto a ideia do Centro Social, também não resolve o problema de quem quer ver cada vez mais limitada a circulação de população de favela na porta de casa.

    ResponderExcluir
  66. Eu não moro na Tijuca mas moro no Rio de Janeiro e nossa cidade está entregue aos traficantes, já que nossos governantes sem nenhum escrupulo se aliam a estes bandidos para se elegerem.
    Nós que pagamos os impostos, que não são poucos, não somos em nenhum momento consultados sobre nossos interesses, e quando reinvidicamos nossos direitos nos acusam de preconceituosos.
    Apoio os Tijucanos nesta luta de sobrevivência.

    ResponderExcluir
  67. Sou totalmente contra todos esses demagogos de primeira... que usam da influência da internet para ficarem debatendo se o "carrefour vai virar ou não uma comunidade do pac" façam oque tem que ser feito, tirem os menos favorecidos da favela indiana e colequem na casa de vocês!
    "Se a polícia entra na comunidade atirando é porque são mal treinados, se a Politica tenta acabar com as favelas. não podém porque existe esse tal de abaixa assinado... então deixe como está... deixe os bandido andarem que nem faroeste caboclo ou cangaceiros.. Ou como vocês preferirem!". Vocês não querem que tirem os moradores da comunidade indiana e coloquem no carrefour, mas querem coloca-los em frente a puc rio... "muito sensato".
    ass: Não morador, mas frequentador assíduo da rua: conde de bonfin n.1000 e alguma coisa.

    ResponderExcluir
  68. pq na puc rio parece um absurdo, mas no carrefour não?

    ResponderExcluir
  69. Apoiado!!!

    Igor
    igor@igor.x-br.com

    ResponderExcluir
  70. ABSOLUTAMENTE CONTRA O CONJUNTO HABITACIONAL (FAVELÃO)!!!!!

    PAULO CRUZ

    paulocpsoccer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. Totalmente Contra!

    raisarochael@yahoo.com.br
    Raisa Cadaxo Rochael

    Não é possível que as autoridades não percebem o que estão dispostos a fazer. Vão acabar com a nossa Tijuca, ficaremos no meio de duas favelas.

    ResponderExcluir
  72. Sou totalmente contra.
    Ana Luíza Prates

    ResponderExcluir
  73. Sou contra o conjunto habitacional.

    Cacilda Rojas

    cacildarojas@bol.com.br

    ResponderExcluir
  74. Vinicius Constantino Pereira de Carvalho
    vinicons@ig.com.br

    Heloisa Pereira Silva de Carvalho
    heloisapsc@ig.com.br

    ResponderExcluir
  75. Apoio o abaixo assinado!

    Suzane Cristina Costa do Nascimento Melo (suzanerj@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  76. Absolutamente contra.


    Marina Bastos Cunha da Silva - marineenha22@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  77. A favor do abaixo assinado e mais uma mobilização pelas ruas do bairro!!!!!!!!!!!

    Deolindo Cysne Schirmer

    deola@ig.com.br

    ResponderExcluir
  78. Nosso bairro esta sendo tomado por favelas, com a conivência dos governantes. O que antes era um bairro nobre, constituído principalmente por famílias de classe média, transformou-se num lugar de alta periculosidade, mas as autoridades tem sempre mais uma grande idéia para piorar a nossa situação.
    Parabéns Bittar!!!
    Só espero que o povo tijucano se lembre bem dele nas próximas eleições.

    ResponderExcluir
  79. Que decepção com você,Bittar!!! Estamos em pânico!!!
    Pobre bairro que já é superfavelizado!!!Até quando os políticos desse país vão agir contra o bom senso e paz das pessoas ?

    ResponderExcluir
  80. Defendo um plebiscito na Praça Saens Peña, já!!! Sou completamente contra o projeto do Senhor Secretário de Habitação !!!
    Sugiro que ele construa um reassentamento em frente à sua própria casa, já que é tão bonzinho !

    ResponderExcluir
  81. luiza.andrea@oi.com.br
    Luiza Andréa Cardoso

    ResponderExcluir
  82. Patricia Sanches Autran de Abreu
    Patysaa@ig.com.br

    Sugiro que ele construa um reassentamento em frente à sua própria casa, já que é tão bonzinho !(2)

    ResponderExcluir
  83. Não se trata de ter medo de favela, como se isso significasse ter medo de pobre. O que acontece é que quem mora naquela área vive no meio de uma GUERRA. Sofre as rajadas de fuzil a toda hora, as detonações de granadas, de metralhadoras, as balas traçantes, os desafios verbais entre ganges armadas de traficantes, ecoando na madrugada. Não se trata de "fascismo", trata-se de não se poder andar na Conde de Bonfim sem precisar se esconder dos tiros, trata-se de ter medo de atravessar essa rua porque os motoristas não param no sinal fechado, com MEDO DE MORRER FUZILADOS. Se não houvesse uma GUERRA entre traficantes, nesta cidade, podiam fazer quantos conjuntos quisessem. Do jeito como está? JAMAIS! Uma vez estabelecida a comuninade ali, o poder público não teria como controlar aquela área. Teria? Honestamente, teria? Por acaso o poder público tem como controlar o trecho entre a Muda e a Usina, carinhosamente conhecido como "Linha de Tiro"? Se tem, por que é que ali, há muitos anos, se vive no meio das rajadas de fuzil?

    Todo apoio da minha parte.

    Miguel Fernandes
    miguelistas@gmail.com

    ResponderExcluir
  84. Isso é terrível! Vai acabar com o acesso ao Alto da Boa Vista! Já imaginou esse povo da favela Indiana (que eu nem sabia que existia, pra mim era tudo Borel) atirando no Borel e o povo do Borel no carrefour? A Conde de Bonfim vai virar campo de guerra! Só de pensar que nunca mais poderei ir à Floresta da Tijuca, me dá um aperto no coração! Esse povo tem minhoca na cabeça, só pode! Vem morar aqui então!

    Natália Dantas Lopes
    natanifofy@msn.com

    ResponderExcluir
  85. Luiz Camillo de Oliveira Penna Filho
    ollimacgja@hotmail.com

    ResponderExcluir
  86. Concordo plenamente. O governo deveria ter impedido a formação dessa favela Indiana e não agora querer destruir a Conde de Bonfim transformando em uma favela.
    Quero um espaço cultural, com cinemas, shows, cursos e SEGURANÇA. O local tem estacionamento, daria um espaço cultural aberto ao público muito bom. Se não der pra isso, que se faça uma UPA.
    Maria Albertina Marques - albertina.marques@gmail.com

    ResponderExcluir
  87. Ao invés de solucionar um problema, estará se criando outro!

    ResponderExcluir
  88. Maria Inês Dantas Ornelas
    idantas@uol.com.br

    ResponderExcluir
  89. Luiz Marcio Silva Ornelas
    lmsornelas@uol.com.br

    ResponderExcluir
  90. Quando o Governo, seja municipal, estadual ou federal quer, sempre arranja uma solução decente. Essa é que não dá mesmo!!!

    Leandro Gomes

    ResponderExcluir
  91. Totalmente apoiado o NÃO A REMOÇÃO DA FAVELA . Chega de favelas na cidade! Não adianta urbanizar, nem criar favela bairro , nem dar condições de moradia decente aos favelados, pois a " comunidade" ( não se pode chamar de favela pois é preconceito!), não vai cuidar, principalmente porque estão acostumados a serem "coitadinhos" e protegidos pelo poder público.

    A verdade é que quanto mais se dá a eles mais eles querem e se acham no direito de invadir nossos espaços com uma pseudo cultura chamada Funk, e outros comportamentos de péssimo gosto e típicos de um povo sem educação. E o pior , tudo isso com a conivência prostituida dos governo federal, estadual e municipal.

    Se querem remover favela, que as removam e as mandem para uma zona rural, de modo que se possa criar , pelo menos uma comunidade sustentável . Não ficaremos sem nossos porteiros, domésticas e faxineiras pois essa mão de obra não mora em favelas próximas e sim na baixada ou em comunidades distantes.

    Já não chega termos Nossos imóveis desvalorizados, convivermos com a sujeira e desordem das Kombis, bailes, e moto- taxis, etc, aspectos típicos da beira de uma favela.

    Por que o Bittar não leva o pessoal da favela para frente da casa dele !!!!

    umberto_enrico@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  92. Absurda a ideia da remoção da favela. Por que o Bittar não remove a Indiana para dentro da sala da casa dele ? ??????

    rogerbenevenuto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  93. Por que o Bittar não remove a Indiana para dentro da sala da casa dele ??????
    [2]

    Eduardo Ornelas
    duduornelas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  94. Sou a favor do abaixo assinado contra a construção do conjunto habitacional no Carrefour.O tijucano quer ordem no bairro.
    A favela da Indiana pode ser removida para o morro do Borel. Já que são invasores de espaços públicos, que fiquem com outros invasores de terras públicas ou privadas e devastadores de morros.
    A Usina está sendo invadidar pela arquitetura favelesca no prédio tombado de nº26. ATENÇÃO!

    ResponderExcluir
  95. Levar a Indiana para a Conde de Bonfim é tranformar aquela região intransitável pq eles estacionam seus carros em ambos os lados da Rua, como no Borel. Nós queremos nos livrar das favelas e não tranformar nosso BAIRRO EM UMA GRANDE FAVELA.

    ResponderExcluir
  96. O SENHOR JORGE BITTAR ACABA DE PROVAR SUA INCOMPETÊNCIA. ELE DEVE SER AFASTADO DO CARGO QUE OCUPA ANTES QUE DESTRUA AINDA MAIS A CIDADE.

    ResponderExcluir
  97. O Carrefour era uma premiação, um marca forte, de bons serviços, que valorizaria os imóveis já desvalorizados pelo crescimento do Borel. Quem tem apartamento em frente do ex-Carrefour, de prêmio não recebemos nada. Ao contrário, defender seu imóvel, comprado através de grande esforço ,da desvalorização parece um ato ilícito. Atrás deste terreno do Carrefour, existe uma das últimas áreas de montanha da Tijuca ainda não favelizada. A construção deste conjunto habitacional deixa esta área fadada a favelização. Espero que algum órgão relacionado ao meio ambiente toma ciência deste fato. Sabemos que sem controle da natalidade essas 400 famílias logo dobrarão ou triplicarão. Em breve o meu apartamento vai valer o mesmo que um carro popular. Vamos encher o email do RJTV para que eles possam fazer uma matéria sobre este absurdo!

    Tomás
    Skafandro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  98. Acredito que a obrigação de um administrador público deva ser a implementação de medidas que melhorem as condições de vida das pessoas da sua cidade. As favelas, em qualquer cidade do mundo, representam a pobreza e a miséria a que são relegados os seus moradores, privados da educação, saúde e emprego. Creio que seria melhor aproveitado o espaço do antigo supermercado na instalação de escolas de alfabetização, ensino fundamental, ensino profissionalizante, serviço de assistência social, extensão da Região Admistrativa, etc... Implantar um novo foco de favelização é um desrespeito aos próprios futuros moradores, que serão relegados a condições vergonhosas de moradia, sem recursos mínimos de higiene, urbanidade e cidadania.

    ResponderExcluir
  99. Apoio qualquer manifestação contra esta decisão eleitoreira do Sr. Bittar.
    Porque não criam um Centro Habitacional na Cidade da Música ??? Será que é porque fica perto de grandes condomínios, como a Península ??

    ResponderExcluir
  100. Depois de tanto ler e reler, me pergunto o que fazem pessoas aparentemente esclarecidas, a tratar com ofensa pessoas que são contra a transferencia para o Carrefour. Opinião todo mundo pode ter e tem que ser respeitada. Ou não vivemos numa democracia? Eu moro no Rio Comprido e sofro muito com a degradação do local, totalmente abandonado. Já convivi muito naquela área da Usina e de uns 5 anos pra cá, vi tristemente a queda da região, a devalorização dos imoveis, crimes e o medo. Quase não tem comércio. Porque então as pessoas não podem brigar por melhorar a região? Alguem gosta de morar numa favela? Alguem que está lá ha 30 anos faz o que se uma favela cresceu sem controle do seu lado? Quantas pessoas hoje denunciam o surgimento de novas casas e fica por isso mesmo? Não sou contra a transferecia das 400 familias e acho que aqui neste blog ninguem é. Mas contra a transferencia para o Carrefour. Antes de trasnferir, o Estado poderia dar assistencia, educação, saude e chances para as pessoas participarem do convivio na sociedade sem diferenças. Transferir o problema, só posterga para a proxima gestão, que provavelmente estará envolvida com a Copa e não vai dar a minima atenção à problemas como este, que são muitos pela cidade toda. É hora de mudar, mas muda a maneira de governar a Cidade. De pensar que um dia morreremos, mas deixaremos esta herança para nossos netos. Então, sem demagogia, sem ofensas. Pelo que li aqui o grupo tijuca não são 4, são mais de 100. Posso em incluir? Não à campanhas eleitoreias! Sim ao crescimento e valorização da região.

    João Carlos

    ResponderExcluir
  101. Apoio ao Abaixo-assinado!
    Juliana Queiroz
    jc_queiroz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  102. Apoio o abaixo-assinado!
    Querem assentar estas pessoas?
    Procurem uma outra area que nao prejudique os cidadaos pagadores de impostos no Rio de Janeiro.
    carlos_masilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  103. Mais uma favela naquela área ficará impossível chegar ao Alto!!!! Não ao conjunto habitacional no Carrefour!
    Patricia Moreira - patrekka@bol.com.br

    ResponderExcluir
  104. Com certeza é um absurdo!!!!!!! Apoio o abaixo-assinado. O pior é que com essa história eles vão angariar votos desse povo da favela nas próximas eleições. Eduardo Paes é pura farsa...

    ResponderExcluir
  105. Monique

    Sou 100% á favor!
    Quem financia o tráfico e sustenta o mesmo é quem mora fora da favela, ñ acredito que se acontecer esse reassentamento os usuários de drogas irão até o conjunto habitacional atrás de drogas... O tráfico acabará na região, e restará a quem financia o tráfico (os usuários) buscar em outro lugar.

    ResponderExcluir
  106. Ao João Carlos...

    Concordo com tudo o que vc escreveu!!
    Quem gosta de viver em favela? quem gosta de ser discriminado?? NINGUÉM!!! Eu fico muito triste pois sou moradora da FAVELA INDIANA e vejo como as pessoas a cima falam de nós que moramos aqui!! Eu sou honesta, trabalhadora, meu marido rála pra caramba pra poder dar de tudo pra mim e pra minha filha sabe, vejo que 99% das pessoas que moram aqui tem esperança de uma vida melhor, ai vem esse monte de gente preconceituosa fazer abaixo assinado e criticar as pessoas que moram aqui sem nem ao menos nos conhecer! É muito fácil julgar, porém quem mora fora da favela é que torna a violência possivel,pois são elas mesmas que fazem fila aki á noite na entrada da favela pra comprar drogas e financiar o tráfico! Qualquer pessoas que está nos criticando pode vir aqui na favela tranquilamente que não será assaltado ou agredido de nenhuma forma, o que acontece é que á noite os traficantes de drogas descem do MORRO pra vender drogas pros "burguesinhos" que moram fora da favela, chega a fazer FILA! E sem distinção de classe, cor ou idade! Já vi senhoras de idade,playboys,patricinhas,senhoras bem vestidas aqui!! Vamos acabar com isso gente! O conjunto habitacional seria uma forma de acabar com isso, não vejam isso como "transferência de favelas",nós pagaremos pelos imóveis que estão no projeto MINHA CASA MINHA VIDA. Está muito mais perigoso a FAVELA do jeito que está!Morando na favela os moradores tem que se calar diante do tráfico e da violência,já morando fora da favela, em um lugar privado e legalizado tudo será diferente!!! Olhem pros "favelados" com mais respeito e dignidade!Aqui moram pessoas de bem! OBRIGADA PELO ESPAÇO

    ResponderExcluir
  107. Primeira pessoa que realmente me parece morar na Favela Indiana que entra aqui e escreve. Também concordo muito com o que você escreveu. É fato que não somente, mas uma boa parte dos financiadores são do asfalto e muitos deles os burguesinhos. Mas assim como no asfalto, uma minoria, porém significativa parte não entende que é ela que ajuda o trafico a se manter. Na verdade eu mesmo nunca ouvi a Indiana envolvida diretamente com crime ou trafico, pelo menos nunca ouvi falar. Mas entendo que deva ser muito dificil realmente e eu já visitei 2 favelas e sei da precariedade e da boa vontade de muitas pessoas que lá moram. Lemos aqui muitos contra o assentamento e sendo até um pouco agressivos. Outros aqui agressivos diretamente com o pessoal que criou o abaixo assinado. Mas lendo o blog e falando até com outras pessoas que aqui postaram, o tal movimento não é contra o assentamento e acho que isso até já foi dito aqui. A Preocupação é saber que tem gente boa e gente má, que vai ser transferida e que apenas a transferencia não resolve. Adiantaria tirar dai e jogar num predio e largar? Além de um lugar um pouco mais decente para morar, que mudanças as pessoas da Favela Indiana teriam? emprego? Oportunidades? Educação? Saude? Segurança? Os politicos daqui são mestres em "comprar" o povo para fazer nome. Faz tudo o que vem em mente para ter volume e não qualidade. Eu, particularmente, como o Grupo Tijuca e grande parta daqui dos que apoiam não são contra o assentamento em hipotese alguma. A questão é apenas o Carrefour. Mas antes de colocarem as familias em qualquer lugar, o governo precisa garantir assistencia para que as pessoas de uma "ex-favela" passem a ter mais dignidade e poder sonhar com um futuro melhor. Quem sairá beneficiado, você, eu e toda a Cidade. Não acha estranho ocuparem, reformarem, darem internet, policiamento, teleferico somente para os morros da Zona Sul? Todos somos cidadãos cariocas e todos queremos viver bem, de forma democratica, respeitosa e em harmonia. Você que mora no foco do problema em questão, ajude ao povo da Região a buscar soluções concretas, viáveis e bem pensadas. Somos todos cariocas.

    ResponderExcluir
  108. João Carlos, você colocou música nos meu ouvidos. Obrigada

    ResponderExcluir
  109. Ao comentário á cima

    Vc disse tudo o que esse povo preconceituoso precisava ler! Nem todo mundo que mora na favela é criminoso e do mau! Eu sou moradora e super do BEM! Quero ter dignidade perante essa sociedade preconceituosa que acha que pobre não presta, e não é assim!! Independente de onde o assentamento aconteça só queremos ser tratados com respeito e dignidade! Os moradores da favela Indiana sempre escutam promessas e nunca nada é feito! Esse projeto já rola há anos e anos, todos estam discrentes de que algo de melhor aconteça. Ainda mais com tanta discriminação vinda da parte de moradores vizinhos. Ao invéz de acharem que será melhor para todas as partes,pois será uma favela a menos, só se preocupam com a possível favelização no conjunto habitacional! Aqui na favela todo mundo é cego, surdo e mudo, sabe porque?? Porque ninguém tem confiança na policia, seria muito bom poder contar com ela e passar nossos problemas, mais isso ñ acontece porque a policia se corrompe, eles acabam vazando a informação e colocando a vida dos moradores em risco, por isso está do jeito que está! Vc acha que ficamos felizes quando ás 6hs da manhã a policia bate na nossa porta querendo fazer revista???? é muito constrangedor, uma pessoa de bem passar por uma situação como essa! E vcs acreditam mesmo que algum bandido vai querer morar fora do morro??? Claro que não! Vcs acreditam mesmo que bandidos fortementes armados irão ficar as 18hs na Conde de Bonfim vendendo drogas??? Claro que não gente! Nem na Rua São Miguel isso acontece! Eles vem pra Indiana porque apesar de ser uma rua transversal a Conde de Bonfim, eles ficam num ponto estratégico onde dá pra ver a movimentação de carros na rua, e visualizar a chegada da policia! O tráfico rola pra poder atender as pessoas que são usuárias de drogas e que não querem subir o morro pra comprar! Aqui não mora bandido!! Os bandidos estão no morro! É bom lembrar que isso já vem a alguns anos, pois sou moradora da comunidade desde que nasci e pude acompanhar de perto as mudanças que aconteceram nos últimos anos! e fico muito triste quando vejos pessoas aparentemente de bem aqui comprando e financiando o tráfico!
    Isso tem que acabar!!! Isso não acaba devido á própria sociedade! A polocia tem que se fazer presente sempre e respeitando a todos como cidadões de bem, até que seja provado ao contrário! Eu tenho fé na policia, eu tenho fé na prefeitura porque sou brasileira e não desisto fácil! Tenho fé de um dia ter dignidade e ser respeitada como uma cidadã de bem! É muito triste ser tratado com discriminação! Não sou bandida, não sou traficante, sou uma pessoa de bem, assim como a maior parte das pessoas que aqui residem e querem ser respeitadas! Não discriminem ! Não ofendam! Respeitem!!! Venham a favela Indiana, procurem o presidente da Assossiação de moradores, o Seu Francisco (conhecido como Chicão), conheçam os projetos sociais oferecidos as crianças, vão ao posto de saúde do Borel que fica na Rua São Miguel, vejam de perto como as pessoas são bem atendidas! Conheçam as agentes sociais, aos médicos e enfermeiros que dão toda assistência aos moradores! Façam sua parte antes de julgar!
    Obrigada pelo espaço!!!!

    ResponderExcluir
  110. Democracia é isso, a vontade da maioria.No caso me parece claro que a vontade da maioria é que a solução do problema se dê por outra via.Logo não adianta levar o debate para o lado dos burgueses x proletariado, bons x maus, opressores x coitadinhos e etc...
    Para comentários desrespeitosos e discriminatórios(não anônimos),até porque comentar de forma anônima é no mínimo covarde,existem as leis vigentes cíveis e ou criminais para coibir.Sou contra muito contra essa solução paliativa ,resolvendo o problema de poucos. E o restante? E o Borel,Casa Branca, Formiga,Salgueiro e etc ? Bom ou ruim deve ser exercido o direito da maioria.

    ResponderExcluir
  111. Pois bem, acho que isso resume o que realmente é discutido neste forum e a ideia do Grupo Tijuca, que pelo que tenho lido tem sido distorcida por algumas pessoas que preferem criar polemica em vez de ajudar. A ideia é boa, de debater os problemas da região e buscar junto às autoridades soluções que dêem um pouco de esperança para todos os moradores de todas as classes. A favela sofre, e o asfalto sobre. O Governo faz questão de incentivar uma briga de classes desnecessária sendo que ele, não faz o papel de autoridade maior. Tenho certeza e até me disponibilizo junto ao Grupo Tijuca de visitarmos sim, darmos apoio e ajudar a sermos os ouvidos da Indiana pois vamos até as autoridades falar o que vemos e quais as necessidades. Todos queremos o bem e não o "nosso" bem. O bem de todos os cidadãos, desde uma rua bem asfaltada, bem iluminada, como segurança e saneamento. O dinheiro publico é tão mal gasto que não sobra ou não é de interesse em "gastar" em algo que não gerará votos ou não terá visibilidade. Conte com o apoio dos Tijucanos e do Grupo que fiquei feliz em saber que luta pelo bem do bairro. Leia-se bem do bairro, asfalto e morro.
    Quanto à policia, todos sofremos com a falta de preparo, corrupção, corpo mole e conivencia com o "mal".. deixe um e-mail para que o Grupo de contacte. Um abraço.

    ResponderExcluir
  112. Querida, este espaço está aberto e pode ter certeza de que não apoiamos nem concordamos com QUALQUER comentário preconceituoso. Fale à vontade.

    Nosso abaixo assinado não é contra os moradores de Indiana e sim contra a compra de votos, porque fica claro que não querem resolver o problema dos moradores da comunidade, deixam o povo abandonado e ainda tentam nos jogar uns contra os outros. Queremos qualidade de vida para TODOS! E vamos brigar para que TODOS tenham o retorno dos impostos que pagamos e a comunidade da Favlea Indiana está incluída. Todo mundo junto e misturado, sem preconceito, sem distinção!

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  113. Renato, que tal combinarmos de fazer uma visita e conhecer um pouco os problemas deles e levar isso ás autoridades, para que acordem e não fiquem brincando de casinha com as pessoas?

    ResponderExcluir
  114. 1º Não divulgo meu nome por quesão de segurança e não por covardia, pois estou falando sobre um assunto sério e denunciando o que realmente acontece aqui!

    2º Eu não vendo meu voto! Podem ter certeza que prédio ou moradia alguma comprará meu direito de escolha! E pode ter certeza que nunca votei no Jorge Bittar e nem pretendo votar!

    3º não é uma questão de me fazer de coitadinha ou desfavorecida, simplismente eu coloquei claramente o que realmente acontece na vida de quem mora numa comunidade carente, pois o que eu pude ver nos comentários é que existem pessoas sim, preconceituosas que só pensam exclusivamente em seu bem estar e não pensam no bem estar do próximo, lembrando bem que o mundo dá voltas e voltas e um dia essas mesmas pessoas poderam ser moradoras de alguma favela do Rio de Janeiro ou qualquer outra cidade! Então pensem antes de ofender ou discriminar

    4º Vcs deveriam mesmo vir aqui na comunidade pra conhecer de perto os moradores e seus projetos sociais!!! Com certeza muita gente mudaria de opinião!

    e 5º aqui foi um lugar onde eu pude deixar registrado minha opinião, e mostrar o outro lado da FAVELA INDIANA!!! Estou aqui pelas pessoas de bem! Pois pelas pessoas que fazem mau a sociedade eu tenho o mesmo desejo que todos vcs, quero que paguem pelos seus erros e sejam prezos! Não defendo bandido algum, já fui assaltada na Zona Sul e sei que a violência está em todo lugar!!!

    ResponderExcluir
  115. Gente, adorei!
    Temos que brigar pelo pessoal da Favela Indiana, sim. Os meninos do grupo estão mais preocupados com os moradores do que esse Secretário aí.

    Linda, não liga para o pessoal que falou besteira aí não, tem gente que não tem noção, não tem sensibilidade e escreve besteira. Queria ver se eles tivessem que ralar como você rala e ter o mundo todo contra você se iriam dizer que pobre é tudo marginal.

    Eu acredito no pessoal aqui do blog, acho que eles estão querendo ajudar. Esse secretariozinho é que está querendo se aproveitar do moradores e criar polêmica para aparecer.

    Vamos respeitar o pessoal da favela que tem muita gente boa lá. Tem muita gente querendo apenas um pouco de dignidade e para esses eu tiro a roupa do corpo e tenho certeza que o pessoal aqui do blog também!

    beijinhos,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  116. Queria comentar duas coisas:

    1) De fato, é incrível como as pessoas confundem as coisas: morar em favela não é sinônimo de ser bandido. A idéia da transferência não me parece boa pelo simples fato de que ninguém sonha em ter um conjunto habitacional como vizinho. Dá vontade de rasgar o carnê do IPTU. Isso não tem nada a ver com a origem das famílias que estão sendo realocadas !!!

    2) Esse abaixo-assinado está muito desorganizado. Tem gente que diz estar aderindo e não deixa o email. Assim, o abaixo-assinado não vai pra frente...

    ResponderExcluir
  117. Incomodados que se mudem!!!! tem muitas opções de moradia no Rio de Janeiro, é só vc procurar e se mudar!!!

    ResponderExcluir
  118. Olá Lúcia!!
    Vc é uma pessoa que pensa no próximo!
    Seria muito bom se a maioria das pessoas pensassem como vc!
    Essas pessoas que são contra o assentamento se preocupam muito em morar próximo a conjunto habitacional só porque o seu imóvel poderá ser desvalorizado... mais a dignidade humana não desvaloriza só por ter ex favelados como vizinhos. Essas pessoas esquecem que pra subir na vida é dificil, mais pra descer é muito fácil, e que um dia elas poderam estar morando numa favela ou morro e sendo muito bem recebidos pelos moradores, que com certeza se um dia fosse morar num condominio de luxo seria discriminado por um dia ter morado na favela! E pra essa Inês que postou o comentário a cima só tenho a dizer uma coisa, lamentável seu pensamento! Não esqueça que um dia vc tmb poderá estar passando por algo parecido, é muito fácil ignorar a realidade, se vc for moradora da Tijuca é uma bela de uma favelada tmb, pois a Tijuca é uma grande favela! Tem morros pra todos os lados, principalmente se for da Sãens Peña pra cá, tem o Salgueiro, Casa Branca, Formiga, Borel... qual a diferença da Indiana estar onde está, ou mudar pra Conde de Bonfim??? Nenhuma!! A única diferença é que as pessoas viveram na regularidade, pagando assim como vc: IPTU, LUZ, ÁGUA E CONDOMINIO!
    Respeito a opinião de cada um de vcs!
    Só penso que as pessoas deveriam tratar desse assunto com mais respeito!!!!

    ResponderExcluir
  119. Sou estudante universitário de geografia quase formando em breve, e esse assunto é bem delicado. Eu sou morador da Usina/Tijuca Próximo ao Marista e minha família é dona de um apartamento próprio no local. É de concordância de todos sim que o local Carrefour foi ABANDONADO pelo PODER E SEGURANÇA PÚBLICA e que realmente é um elefante branco sem escala. Não há nem possuo crítica contra moradores de comunidades carentes pois tenho muitos amigos moradores dessas áreas. O que não se pode aceitar é uma desvalorização contínua dos imóveis locais transferir uma favela ( que nada mais é do que a extensão do boréu ) pra conde bomfim não faz sentido. Venho acompanhando a expansão da formiga e boréu e isso é um problema sim de segurança, social e ambiental. Assim como os moradores da comunidade indiana se sentem injustiçados com o abaixo assinado também há pessoas que suaram e adquiriram imóveis aos quais não valem 30% do valor investido devido a proximidade do boréu. Expandir comunidade em direção a conde bomfim só estará transferindo um problema social e de má administração pública de um ponto a prum ponto a1. Assim como não é justo julgar os moradores de qualquer comunidade não é justo um cidadão pagar iptu caro ver seu imóvel despencando no valor um investimento que pode ter custado a vida de uma família ao qual não consegue vender mais ou tem cada vez mais dificuldade. A favelização é um problema social sim mas também é uma crime ambiental e uma injustiça como quem comprou imóvel e paga iptu nas proximidades vendo seu patrimônio sendo desvalorizado progressivamente. Deveremos sim achar uma solução positiva pra ambos os lados. segregar não é solução mas lutar pelo seu patrimônio pode ser visto de ambos os lados. É de IMENSA HIPORCRISIA dizer que se virar um espaço cultural a movimentação de moradores dessas áreas irá desvalorizar o local ISSO NÃO EXISTE pois o carrefour como TODOS SABEM está localizado EM FRENTE AO BORÉU e a movimentação dessas pessoas já existe e estão perfeitamente no direito de qualquer cidadão. Não estamos falando da população estamos falando de construções que irão gerar desvalorização local. Um espaço cultural seria sim MUITO bem vindo dar oportunidade, educação, lazer e desviar possíveis vítimas em potencial do tráfico. É uma área muito grande poderia sim muito bem aproveitado através da cultura, educação e oportunidade servindo assim de VALORIZAÇÃO local pra ambos os lados em todos os aspectos. E uma nova área de inclusão e socialização dos moradores sejam eles do asfalto ou de comunidade.


    Acho sim que deveriam aproveitar aquele imenso espaço como multiplicador de cultura, educação e esporte para o bem de todos. Assentamento só vai gerar mais revolta, desvalorização local, evasão e apimentar ainda mais essa já polêmica relação.

    Entendo o lado dos moradores da favela indiana que senham em ter uma moradia mais digna, mas também tenho o direito de defender meu patrimônio contra a desvalorização. A construção de um espaço cultural, educacional e para esportes refletiria num futuro a médio prazo como uma oportunidade a mais pras famílias se desenvolverem e saírem por méritos próprios advindos de uma nova oportunidade de aprendizado.


    desde já sou a favor sim da campanha Assentamento no carrefour não vai ajudar em nada. vai resolver o problemas de 400 famílias e prejudicar outros 800 moradores da redondeza acirrando ainda mais o preconceito incabível. Balancear os problemas sociais distruibuindo de forma impensada como esta sendo feito não vai resolver. Planejamento urbano tem que ser levado a sério coisa que não existe mais no Rio de Janeiro

    André Salgado Pierre - lanzim_rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  120. Melhor seria a construção de um hospital municipal no local.

    marcelovfsilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  121. Oi André,
    concorco quando vc diz que um centro cultural poderia "valorizar" a Usina, porém é bom lembrar que o BOREL continuará no mesmo lugar! A área já é desvalorizada desde sempre, pois o morro nunca saiu do lugar! As pessoas que adiquiriram imóveis nas redondezas, já compraram sabendo que tinha o morro lá, não só o Morro do Borel como a Casa Branca e a Formiga!
    NÃO HÁ COMO TER VALORIZAÇÃO NUMA ÁREA DE RISCO!!! QUEM MORA NA USINA MORA EM ÁREA DE RISCO! Não será reassentamento que mudará isso, pois só "piorará" a desvalorização, pois a Usina é uma grande favela, independente de qual ponto que vc vá saltar na Usina, há um morro próximo! Se vc ligar seu GPS ele já te avisa desde antes do Hospital da Ordem que vc está numa área de risco....
    A solução era ter POLICIAMENTO constante...
    O problema é realizarem o reassentamento e as autoridades ñ esquecerem do local!
    Não acredito que a prefeitura abriraria um centro Cultural na área do Carrefor...
    Continuará sendo um enorme elefante branco...

    ResponderExcluir
  122. Infelizmente a Tijuca e Alto da Boa Vista, bairros tão bonitos no cenário carioca,hoje, sofrem com o total descaso das autoridades competentes no que diz respeito a segurança de seus moradores e o desrespeito ao meio ambiente. Por estarmos localizados num imenso vale e sermos os detentores de um dos maiores espetáculos da natureza,o Alto da Boa Vista e a floresta da Tijuca, deveríamos, no minimo,
    fazer jus à contribuição de nossas floretas retribuíndo com o cuidado que merece. Mas, ao invés disso, assistimos à posse cada vez mais rápida de nossos verdes espaços e, o que é pior, com o incentivo de políticos inescrupulosos. SOU CONTRA a ídeia de dar permissão aos menos favorecidos de habitar o antigo Carrefour. Eu não pago um IPTU caro para ser assaltada na porta de casa nem deixar de caminhar no ALTO por temer ser assaltada por qualquer um dos atuais moradores (invasores) que deparo ao longo do
    trajeto.

    ResponderExcluir
  123. Lúcia Ornelas da Costa Pinto

    lucia.ornelas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  124. Léo Ramos Andrade

    blink_182leo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  125. Chega de Favela!

    eduardo ribeiro

    ribeiro.ebb@gmail.com

    ResponderExcluir
  126. A PREFEITURA FARÁ O QUE É MELHOR PARA TODAS AS PARTES! E TÔ REZANDO PRA O REASSENTAMENTO SER FEITO MESMO NO ESPAÇO DO ANTIGO CARREFOUR SÓ PRA CALAR A BOCA DE VCS! VOU RIR MUITO SE ISSO ACONTECER! POVINHO MEDIOCRE! SÓ PORQUE MORAM EM PRÉDIOS PENSAM QUE SÃO MELHORES DO QUE QUEM MORA NA FAVELA! SE ENCHERGUEM!!!!!! VCS SÃO TODOS FAVELADOS TMB POIS A USINA É UMA GRANDE FAVELA, ESSA É A VERDADE! E QUEM ESTIVER INCOMODADO QUE SE MUDE!!!

    ResponderExcluir
  127. Anônimo, reze também para que além da Indiana seja transferida para o Carrefour, que a Prefeitura dê suporte a todos, caso contrário todos iremos chorar e muito, inclusive você. Cuidado com o que se deseja, pois vc pode ser atendido. Outra coisa, leia com calma o abaixo assinado, vc verá que o movimento NÃO é contra a Indiana ou qualquer outra comunidade.Sds.Milena

    ResponderExcluir
  128. AS favelas abrigam,em sua esmagadora maioria,pessoas de bem,porém os bem informados estão fartos de saber que estas pessoas são,em sua maioria vítimas das milícias que as subornam,fazendo com que elas sejam covardemente obrigadas a se calar perante as coisas absurdas e violentas que ali acontecem,e isto não deixará de ocorrer após a instalação das famílias ali.Quando somos contra esta transferência não estamos marginalizando os favelados,acho que tb os estamos defendendo,pois merecem habitar em lugares onde encontrem o mínimo de segurança para tocarem suas vidas. Para acabar com este impasse,porque não escolher a PÇA. SAENZ PENA como local de referência para os que desejam assinar o abaixo assinado... Sou contra a instalação ali!

    ResponderExcluir
  129. Os Tijucanos ficarão totalmente isolados uma vez que já evitamos passar pela rua São Miguel para ter acesso ao Alto da Boa Vista.
    Isso não é discriminar, é a realidade pois estas comunidades são abandonadas pelo poder público, tendo leis e regras impostas pelos marginais que logo dominariam essa área.

    ResponderExcluir
  130. sou contra o conjunto habitacional!!!joanabr@ig.com.br

    ResponderExcluir
  131. Eu e minha família somos totalmente contra. Seria um absurdo que isso acontecesse.Temos que dar um basta e exigir que a Tijuca seja vista com mais consideração.Já é tão abandonada à sua própria sorte.Onde será que o Sr.Bittar mora? Garanto que ele vai achar um bom lugar para remover as famílias da comunidade de Indiana. ceu.junger@gmail.com

    ResponderExcluir
  132. Assino embaixo esse manifesto. Impossível pensar que teremos na Conde de Bonfim, única via "segura" de acesso a Usina mais um conjunto habitacional, onde todos sabemos que num futuro bem próximo se transformará em. área de risco assim como a Rua São Miguel e tb virará uma nova favela. É habitual ouvirmos na Usina troca de tiros e a única saída é a Rua Conde de Bonfim, agora se ali for instalado a Favela Indiana, ficaremos ilhados e impedidos de sair ou voltar para casa em dias de tiroteio. Temos que nos unir, pois a Usina a tempos está abandonada por todos esses governos até esse atual... parece que a Tijuca termina na Rua Uruguai, estamos aqui na Usina completamente esquecidos e mais essa agora? Com isso nossos imóveis cada vez mais se desvalorizam, além do risco diário a que nossos filhos que saem para o trabalho, têm que correr ao passar por ali.
    Não podemos permitir que isso aconteça. Tijucanos vamos nos unir contra essa decisão. Devemos ser ouvidos antes de qualquer atitude ou decisão.

    ResponderExcluir
  133. É verdadeiramente um absurdo o que estão fazendo com o nosso "belo" Rio de Janeiro. O descaso não é de agora, já vem desde de o governo do Sr. Leonel Brizola. Vamos mudar esta ação degenerativa.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  134. Ah!!!! parece até brincadeira....
    Assentar mais uma favela ali..... Já não chega o Borel, a Formiga, O Salgueiro, a Maracaí.
    Apoio a iniciativa

    ResponderExcluir
  135. A se permitir que esse plano de construção de habitações populares em plena Rua que faz parte da história da Tijuca, vamos abrir as portas para o retrocesso em termos de política organizacional de bairro. Onde estão os vereadores?! Só espero que realmente esse abaixo-assinado valha como nosso canhão de voz para impedir que esse projeto comunitário seja realizado.
    Aliás, Sr. Secretário Jorge Bittar, incentivador do projeto, se formos vencidos, saiba que ficaremos contentes em tê-lo como nosso vizinho.
    micheleavelino@gmail.com

    ResponderExcluir
  136. Vcs não acham que a Tijuca já pagou e muito a sua cota de favelização??? Agora mais essa? Já não podemos acessar Barra da Tijuca via Grajaú-Jacarepaguá pois é o mesmo que passar dentro da favela. Agora mais essa????? Porque não assentam eles em outras áreas?? Tem tanto vazio urbano ao longo da Av. Brasil, decorrente do mesmo motivo do abandono do Carrefour: insegurança!!! Pq não usarem o prédio abandonado da IBM ou do Jornal do Brasil?? Essas áreas sim estão necessitando de revitalização e de um olhar mais apurado do poder público!!!!!!!

    ResponderExcluir
  137. isso seria o fim da Tijuca...

    ResponderExcluir
  138. Virna Lacerda (virnalacerda@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  139. Regina Coeli Magnani Chernicharo8 de setembro de 2009 às 14:33

    Nossa, que horror, a Tijuca já está ruim, com isso vai ficar terrível. Sou moradora da Tijuca, e espero que esse projeto não aconteça

    ResponderExcluir
  140. Nós que moramos na área não podemos deixar nascer uma nova favela. Já perdemos e muito. Deveríamos unir um bom grupo e ir falar diretamente com o prefeito.
    Joelma Rossini

    ResponderExcluir
  141. Ainda não entendi com que propósito o Sr. Bittar divulgou a possibilidade da transferência para o antigo Carrefour, se ele mesmo já declarou que esta seria a opção menos provável.
    Faz algum sentido para os srs. alguém divulgar APENAS uma das opções e ser justamente a MENOS provável? Alé de ser a mais polêmica?

    Acho que TODOS deveriam questionar o Palácio da Cidade a Secretaria Municipal de Habitação e diretamente o Sr. Bittar!

    Enviem emails para:
    jbittar@terra.com.br
    smh@pcrj.rj.gov.br
    faleconosco@palaciodacidade.rio.rj.gov.br

    ResponderExcluir
  142. Chega de favela ! Nós moradores da tijuca não aguentamos mais tanta insegurança.
    Adriana M. adrianamulatinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  143. Algumas pessoas chamaram este abaixo assinado e os moradores da Tijuca de preconceituosos.
    Não há nada neste abaixo assinado que indique não querer essas famílias, essas pessoas, como vizinhos. E só se poderia considerar preconceito se o conceito fosse sobre gente, pessoas.

    TODAS as favelas que foram transferidas pelo Governo até hoje, viraram novas favelas! É uma questão de histórico. E é esta bagunça que não queremos na vizinhança, não as pessoas! E se esta bagunça fosse boa, ninguém estaria querendo transferir os moradores, ninguém estaria falando em dignidade!

    Nós já somos vizinhos dos moradores de Indiana, do Borel, Formiga, Salgueiro, etc, etc, etc.
    Infelizmente estas famílias por terem sido abandonadas INJUSTAMENTE pelos que nos acusam de preconceituosos, moram sem dignidade.
    Não há nada de errado em dar dignidade a estas famílias, mas o Sr. Secretário deveria dobrar a língua ao falar dos moradores da Tijuca porque não fomos nós que abandonamos os moradores da Favela Indiana, do Borel, da formiga, do salgueiro. Esta responsabilidade CABE AO GOVERNO! CABE AOS SRS.!
    Aliás, nós fizemos a nossa parte: Nós pagamos os impostos para que essas famílias fossem assistidas, tivessem dignidade!

    Nós só nos esquecemos de que é preciso ficar de babás para conferir se homens que foram escolhidos para trabalhar em prol dos menos favorecidos, são incapazes, incompetentes, amorais, pilantras, cretinos, ladrões, inúteis, covardes, frouxos, e não cumprem com o compromisso que assumiram, pelo qual foram PAGOS!

    Um homem cumpre com sua palavra! Um profissional cumpre com o dever pelo qual foi PAGO para fazer! Ao passo que quem não cumpre com sua palavra não é HOMEM e quem é pago para fazer um trabalho e não o faz, é AMADOR!

    O poder público, este mesmo que nos chama de preconceituosos, abandonou não só estas famílias, como muitas outras. Agora tentam consertar seus erros cometendo outro! AMADORES!

    Esquecem que transferir as famílias, ataca apenas o efeito e NÃO A CAUSA do problema. É a manutenção do erro!
    É preciso analisar, estudar (hahaha estudar) porque essas pessoas foram parar ali e suprir suas necessidades iniciais para que não precisem se colocar nessas condições novamente. É preciso pensar a longo prazo!

    Infelizmente tudo isto parece impossível para mentes como a do Sr. Bittar.

    Flávio Campos

    ResponderExcluir
  144. Juliana Estabille de Freitas (jujuf@globo.com)

    ResponderExcluir
  145. contem comigo nesta empreitada.

    ResponderExcluir
  146. Tereza disse.

    Chega de favela na Tijuca !!!!!

    ResponderExcluir
  147. Vamos colocar um basta! Vamos unir para isso não acontecer.
    dricamaro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  148. Anna Clara Azeredo da Costa (nika_gdicas@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  149. Tenho a consciência tranquila, não votei nessas duas figuraças que comandam o Estado do Rio de Janeiro e Capital.
    sadlacyenidis@gmail.com

    ResponderExcluir
  150. É um absurdo que isto esteja sendo feito sem à participação de quem mora no bairro. por burocrátas e políticos que medem suas atitudes populistas apenas pelo coeficiente eleitoral que isso possa render em suas releições e a de seus partidos. temos outras opções criticas, advindas de suas próprias bases; que há muito tempo tem uma postura crítica em relação a sua maquiavélica ideologia de que os fins justificam os meios..."Sr.Jorge Bittar - secretário municipal de habitação". em Brasília o Vex. mostrava-se menos nefasto do que o é ocupando um cargo executivo nomeado pelo Planalto. pense duas vêzes; o Carioca não se esquece! Saudações PSOL & ESVERDEADAS, Alfredo Branco.

    ResponderExcluir
  151. Apoio e me uno a todos os que assinam aqui contra esse absurdo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  152. Colocando o meu nome e e-mail para fazer coro junto a meus amigos tijucanos:
    Ana Paula de Miranda (apaulabmirand@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  153. Apóio esse abaixo-assinado: penelopeplatao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  154. Concordo plenamente com o abaixo assinado. Nada com preconceito quanto aos moradores que realmente precisam de um lugar digno para morar mas sim contra aqueles que iram ter mais um lugar para vender as drogas e tomar mas um espaço como refém do seu poder. Está na hora de freiar isso. Tenho realmente vergonha desses políticos que subjulgam as pessoas e para aliviar seus problemas colocam a cruz nas costas daqueles que pagam seus impostos. Acorda senhor... Já estamos com muitos helicopteros da polícia sobrevoando a áerea da Tijuca e de policias em suas viaturas atrás desses bandidos a qualquer hora do dia arriscando a vida de muitos que lá moram. Me parece que vcs são favoráveis a mais uma favela na Tijuca!!!!!

    ResponderExcluir
  155. Apóio esse abaixo assinado
    sijsouza@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  156. Será que a Igreja Renascer ou outra qualquer não se interessa pelo espaço? Ou até mesmo uma Faculdade? O imóvel pertence a quem ? Sou contra a favelização e gostaria que valorizassem a USINA ( um pedaço da Tijuca excelente para se viver) , não depreciando ainda mais os imóveis desta área.
    massv@bol.com.br

    ResponderExcluir
  157. Concordo com o abaixo assinado!!!
    Gostaria de propor que seja utilizada a CIDADE DA MÚSICA na Barra da Tijuca para que se abriguem pessoas sem um lar adequado, pois foram "RouGastos" milhões de reais e simplesmente nada foi aproveitado...
    Eduardo Ferreira
    ferreira.eduardo@gmail.com

    ResponderExcluir
  158. Concordo com o abaixo. Já temos a Cruzada São Sebastião como exemplo de que esse tipo de ação não funciona.
    Maurício Pires Augusto
    maugusto@unisys.com.br

    ResponderExcluir
  159. Já chega de arrastões!
    Concordo com abaixo assinado.
    Eu voto sim.
    xuvargas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  160. Sou a favor do abaixo assinado!

    tatiana_tostes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  161. Chega de favelização...
    Concordo com o abaixo assinado!

    ResponderExcluir
  162. Pessoal, não esqueçam de deixar nome e email.

    ResponderExcluir
  163. Sou a favor do abaixo assinado!
    Liliane Soares Foregatto
    foregatto@gmail.com

    ResponderExcluir
  164. Sou a favor do abaixo assinado.
    witlesrj@gmail.com
    Maria Luna

    ResponderExcluir
  165. Concordo com o abaixo assinado.

    valeriaceciliano@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  166. Sergio H. Sered
    sergiosered@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  167. Fatima Cristina M. S.
    titinha.marques@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  168. Como sempre, os nossos políticos se aproveitam do povo mais humilde, propondo vantagens populistas, sem pensar na base: educação e trabalho.
    Com estas atitudes, a favelização aumenta e o pior: o tráfico prolifera.
    Temos que nos posicionar e mostrar a estes políticos que tem volta: novas eleições acontecerão

    ResponderExcluir
  169. Temos que enviar isso para nosso alcaide Sr. Eduardo Paes e seu Secretário de Ordem Pública sr. Rodrigo Bethlem,uma vez que a Rua São Miguel já não podemos passar de carro porque os barracos já invadiram o asfalto, além do que para a favela tem ônibus com ar condicionado que para no local onde o passageiro quer, coisa que nós contribuintes não temos, temos que pegar um ônibus quentão, de terno e gravata, com bancos sujos e ainda pagar passagem porque a "gente" ou "nois" não tem RioCard,

    ResponderExcluir
  170. Eu tambem apoio e assino pois canso de ver a impunidade neste bairro, é baile funk nos finais de semana ninguem dorme, é tiro toda hora, é bandido que vejo de camarote da minha janela e Basta! Nao dá! tijuca alguem precisa salvar, o comercio é ruim, tem carencia de lugar de lazer tem carencia de tudo! Estou cansado! Nao se pode viver mais tranquilo neste bairro que a cada dia aumenta a violencia! Tijucanos, temos que dar um Basta nisso tudo!! PedroSoares_6@hotmail.com

    ResponderExcluir
  171. Bingo, jogo do bicho, vans piratas, milícia, jovéns da classe média nas bocas. POOOOOODE!


    40 pessoas do bem- porém miseráveis não poooooode"



    Sem comentários "

    ResponderExcluir
  172. A NOSSA TIJUCA JÁ ESTÁ DESVALORIZADA POR CAUSA DO ABANDONO DOS GOVERNANTES,SEM POLICIAMENTO, SEM SEGURANÇA, OS IMÓVEIS DESVALORIZADOS, EM CADA ESQUINA UM PERIGO, E ELES QUEREM O QUE? fAZER DA RUA PRINCIPAL DO BAIRRO UMA ESDARA VELHA DA GAVEA? SOU TOTALMENTE CONTRA A TRANSFERENCIA DA FAVELA INDIANA PRA RUA CONDE DE BONFIM, NADA CONTRA OS MORADORES, E SIM A FAVOR DOS NOSSOS DIREITOS DE IR E VIR, AFINAL PAGAMOS CARO POR MORAR NA TIJUCA, PAGAMOS, LU, GAS,NET, INTERNET, ETC. CASO ESSE PROJETO PASSE, EU TB QUERO MORAR LÁ, AFINAL NINGUEM PAGA NADA!
    DIGA NÃO AO PROJETO DA PREFEITURA! OS TIJUCANOS QUE TEM QUE DECIDIR!

    ResponderExcluir
  173. PORQUE NÃO COLOCM ESSAS PESSOAS NA CIDADE DA MÚSICA, JÁ QUE ESTÁ DESATIVADA! ELES IAM ADORAR, PERTO DA PRAIA,PERTO DOS SHOPPINGS, PERTO DAS MANSÕES DOS GOVERNANTES, ETC.
    CIDADE DA MÚSICA É A SOLUÇÃO!

    ResponderExcluir
  174. Sou a favor do abaixo assinado!
    .
    Fabio A. M. Barroso
    .
    fabio_99999@hotmail.com

    ResponderExcluir
  175. a prefeitura tinha que fazer como o Carlos Lacerda fez na Lagoa, acabou com tudo e fez o parque Catacumba. Já imaginaram se não tivessem feito isso? Hoje não haveria mais a Lagoa, nem poderiamos ir nem vir da Zona Sul.
    Que tal prefeitura seguir o exempli do maior governador que o nosso Estado já teve?
    NÃO AO PROJETO DA PREFEITURA!

    ResponderExcluir
  176. Sou a favor do abaixo-assinado.

    Luciana Martins.

    limamlu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  177. Se essa moda pega, amanhã a prefeitura vai lotear a nossa casa para dar moradia a essa corja de vagabundos e traficantes.

    ResponderExcluir
  178. A prefeitura quer "fazer o nome" a custa do sofrimento e risco alheios!! SOU TOTALMENTE CONTRA ESTE PROJETO HABITACIONAL!! SE NA INDIANA AS PESSOAS DESTINAM SEU LIXO E ESGOTO NO RIO MARACANÃ IMAGINEM ESTES NA RUA CONDE DE BONFIM. PIOR AINDA, IMAGINEM-SE PASSANDO À PÉ OU ESPERANDO TRANSPORTE E LEVANDO UM "BELO" BANHO DE ESGOTO! SEM CONTAR OS RISCOS QUE VEM A REBOQUE DA "INSTALAÇÃO" DE UMA FAVELA!!!

    PELO ABAIXO ASSINADO!!
    RICARDO
    riclark@bol.com.br

    ResponderExcluir
  179. Sou a favor do abaixo-assinado!!

    Giovani Guimarães

    gguimaraes@eagle.org

    ResponderExcluir
  180. sou a favor do abaixo assinado!!
    uedatamorim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  181. Apoiado o abaixo assinado.
    É um absurdo transferir uma favela para o asfalto. É só contribuir com o aumento da violência urbana! Será uma segunda Grajaú-jacarepaguá que toda semana é fechada para um arrastão! é um absurdo!!!!!!!!!!!!!!

    alinebet@hotmail.com

    ResponderExcluir
  182. só falta isso agora , porque não transformar aquele prédio em mais uma unidade de saúde , UPA , por exemplo . já não podemos passar pela são miguel ,agora vai ser tb. pela conde de bonfim que já está um caos ? porque o problema vai ser nosso de novo ? 47 anos de tijuca .precisamos é de ordem e não de desordem . vcs. sabem omotivo pelo qual o carrefour FUGIU daquele prédio ? pergunte ao sub-prefeito e vejam se ele sabe responder .boa sorte p/ nós tijucanos.

    ResponderExcluir
  183. Vão instituicionalizar o tráfico, será como a Cruzada são Sebastião, no Leblon.
    Marcio Machado (maxe2007@gmail.com)

    ResponderExcluir
  184. Bruno Gomes

    djbruno_oliver@hotmail.com

    ResponderExcluir
  185. É um absurdo, com certeza os idealizadores deste projeto não moram na tijuca, ou nas proximidades, como se não bastasse nos sermos rodeados por favelas em todos os lados, agora querem criar uma no meio da rua mais importante da tijuca. Fora Paes. Vá colocar esses seus eleitores no quintal de sua casa pra ver se você acha bom!!!!

    SOU A FAVOR DO ABAIXO-ASSINADO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  186. É muito ruim pq já é de frente para outra favela, a rua Conde de Bonfim terá um trecho sitiado e a desvalorização da região cairá para zero. Tem escola e hospital na região, que acabarão tendo que sair da Tijuca. Não acredito que a Prefeitura odeie tanto o bairro.

    ResponderExcluir
  187. Concordo com o abaixo assinado! Há outras possibilidades para o prédio do Carrefour, que trarão benefícios para todos. Batalhão da PM, hospital, centro cultural, vila olímpica, etc. O reassentamento da Indiana neste local será apenas uma transferência de problema e criação de outros tantos. Sem fiscalização, a favela se expandirá e veremos seu crescimento desordenado, desvalorizando ainda mais a nossa Tijuca.

    ResponderExcluir
  188. Apoiado!!!
    Não queremos a favelização da Cidade!!!
    Leandro Brito
    leandrobrito@hotmail.com

    ResponderExcluir
  189. Também sou totalmenete contra! Quando não há uma solução, fazem algo paleativo!!! Imaginem, será criada mais uma favela! Nós que passamos diariamnete na Conde de Bonfim passaríamos praticamente dentro da favela! Sem uma fiscalização, rapidamente criariam puxadinhos, e cresceria de forma desordenada! Em 2010 é ano eleitoral!!! Isto é uma forma de ganhar votos daquela população!!!

    ResponderExcluir
  190. Sugestão aos tijucanos (já fui um, por mais de 30 anos) : em 2010, NÃO PAGUEM IPTU! DEPOSITEM O VALOR DO IMPOSTO EM JUÍZO. Chega de desvalorizar o bairro!!!

    ResponderExcluir
  191. BATALHÃO DE POLÍCIA JÁ NO ANTIGO CARREFOUR E ASSIM ARRUMAR AQUELA REGIÃO QUE É TERRA DE NINGUÉM.
    ALCIO PESSÔA (alcio.pessoa@gmail.com)

    ResponderExcluir