segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ataques Pessoais

Quando abrimos o assunto do Carrefour neste blog pensamos em abrir um espaço para opiniões a respeito da intenção demonstrada pelo Bittar na mídia. O próprio Bittar, em mail dirigido a nós é explícito quando coloca que "...O imóvel onde funcionou o Carrefour é apenas uma das hipóteses de local com as quais estamos trabalhando. Aliás, é a menos provável de ser utilizada pelo preço e por necessitar de demolição do prédio onde funcionou o supermercado, o que acarreta custos adicionais...". Pena que nem o Bittar usou do espaço que concedemos para postar esta premissa que em nehum momento foi colocada para ciência dos interessados. Quando do assunto do Casino da Urca, a população local se mobilizou e seus pleitos foram ouvidos e discutidos em foruns com as autoridades. Nossa intenção era de seguir os mesmos passos, promovendo um espaço para que os moradores da região registrassem suas opiniões, contra ou a favor, e ainda dessem suas sugestões para outras hipóteses de aproveitamento do local. Infelizmente alguns leitores entenderam que o espaço dado seria o local apropriado para ataques pessoais, tentando denegrir com ofensas e "rótulos" cidadãos de bem que se preocupam com os problemas desta cidade cada vez mais em estado de abandono. E não é só na Grande Tijuca, mas nas mais diversas áreas. O blog é democrático sim. Opiniões contrárias às nossas estão aí para quem quiser ver. "Anônimos" tem o direito de preservar sua identidade. Agora, não aceitamos que pessoas como o EDUARDO GOLDENBERG e outros VENHAM INVADIR NOSSOS E-MAILS PESSOAIS PARA TRAZER OFENSAS DESCABIDAS. Em contrapartida veda em seu blog qualquer pretensão de resposta ou comentários que não comunguem com sua opinião. Isto é democracia??? Acho que esteas ofensas pessoais vindas e a CENSURA imposta em seu blog por si só separam o joio do trigo, mostrando a diferença de caráter e o objetivo dos colaboradores deste blog e o do referido sr. EDUARDO e seus seguidores.

36 comentários:

  1. Enfim, somos pessoas de bem que querem que o Estado cumpra o seu papel, só isso!

    Cidadania!

    O que mais está sendo dito, são distorções irresponsáveis e covardes, difamação!

    Não se faz isso com pessoas de bem. Não se trata qualquer pessoa desta forma. Este grupo é formado por cidadãos que tentam doar um pouco de si para a sociedade. Não pedimos retorno algum para sermos acusados de ter interesses próprios. Tem pessoas no nosso grupo que destinam boa parte do seu tempo para acompanhar, ajudar as pessoas em comunidades carentes, numa tentativa de ampliar suas oportunidades. Ajudar pessoas que o Estado largou faz tempo!

    É criminoso enviar emails agredindo pessoas como estas, com palavras baixas e pesadas.
    Basta ler os comentários na matéria sobre o bar para ver que nós pedimos ordem, mas propomos isso na conversa, no papo, ninguém aqui quer impor nada! Não somos facistas!
    Leiam os comentários sobre a matéria do bar e tirem suas conclusões de quem é o verdadeiro facista!
    Somos cidadãos de bem, pessoas íntegras, boas, não atacamos ninguém de forma covarde, não distorcemos, não difamamos!

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo. Temos que ter voz e temos esse direito. O blog aqui dá espaço para os que são contras e para os que são a favor.. já ele que usa de palavras clichés para ofender as pessoas não faz isso e tenta lançar um bordão cafona e sem sentido de "fascista". Querem democracia, mas não plantam democracia.

    Gostaria se possível, que fosse postado o e-mail do Bittar..

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, cada um tem sua opinião. Não creio que vocês também sejam democrários, muito pelo contrário. Tentam impor coisas através deste blog, e não dar escolha para as pessoas. Vejo bem claro nos textos deste blog escrito pelos que fazem parte do mesmo (muito mal por sinal, são vários erros por texto. Vamos dar uma estudada, pessoal) que não se conhece a Tijuca. Vamos viver a Tijuca primeiro antes de ficar criticando e querendo impor. Eu, como tijucano nato e pesquisdor da história do bairro, me sinto ofendido ao ler este blog.

    Felipe

    ResponderExcluir
  4. Ninguém tá impondo nada aqui... muito menos no e-mail pessoal dos donos do blog. É um lugar para expressar e fazer uma união com quem discorda desse problema do Carrefour..
    Pessoas que usam como argumentos os 'erros' de português realmente precisam viver mais a vida e saber criticar o que está sendo falado..
    Já ouviram falar de "FALTA DE ARGUMENTO"? é isso.

    ResponderExcluir
  5. e escolha é o que mais está sendo dado.. principalmente soluções. O que mais concordo com esse blog é que não é somente a crítica desse projeto insano, mas também OUTRAS soluções para a favela indiana. soluções que fazem sentido e resolveriam o problema daquela área.

    ResponderExcluir
  6. Karina, quando falei dos erros de português foi apenas um detalhe, mas eles são constantes sim, e isso é um problema grave (pelo mesno pra mim). Se você consegue interpretar o texto, verás que o meu problema para com este blog é a forma de impor. ESTÃO IMPONDO SIM!!! É só ler os textos maldosos. A resposta que me foi dada por você é um exemplo disso. Vocês não sabem falar com as pessoas!! Querem logo virar a mesa e partir pra briga. Isso é escolha? Democracia? Às favas com este discurso mentiroso, por favor. Estou apenas dando minha opinião e quero que seja respeitada. Fui maltratado por aqui e não voltarei mais. Estarei dando muito vela para pouco defunto.

    Felipe

    ResponderExcluir
  7. fui maldosa na resposta? você é sensível demais.. mas tudo bem, por favor, me aponte um comentário maldoso, além de dizer que nada é imposto?! Retruquei seu comentário de erros de portugues, você também foi maldoso, concorda? Você se expos para comentarios, aceite-os, critique-os.. mas não se sinta ofendido pq foram devolvidos, ok?
    Foi maltratado pq foi contrariado. Acorde para a realidade caro amigo. Ninguem quer brigar, apenas queremos respeito com nosso espaço.

    ResponderExcluir
  8. e deixo mais uma pergunta, é o buteco do edu que sabe falar com as pessoas?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Felipe se impomos e não somos democráticos, como as suas publicações e as de outros, apesar de serem meras grosserias sem fundamento, estão expressas aqui?

    Se fossemos facistas, seus comentários seriam proibidos, assim como acontece no blog do seu amigo.
    Embora aqui vocês nunca falaram sobre o assunto em questão, se limitaram a atacar e ofender e mesmo assim seus comentários não foram apagados.

    Nossas críticas são de quem não conhece a Tijuca??!?!? As nossas? Tem certeza?

    Então, na sua opinião, está tudo ótimo?
    - Esse é o bairro dos seus sonhos?
    - O Choque de Ordem que a Prefeitura vem fazendo, que a meu ver é opressor, visa apenas lucratividade e marketing político, para você, está espetacular?
    - As obras que o poder público executa são bem administradas, nunca são executadas várias vezes e têm custo benefício adequado?
    - Nossas vias bem conservadas, temos estacionamento adequado para todos, as construções são todas regulares, bares respeitam cadeirantes, idosos, portadores de necessidade, organizando suas mesas, deixando espaço entre suas mesas para que estes passem com tranquilidade, mantém tudo sempre limpo...

    Veja que não há coerência alguma no que você fala, meu amigo.

    A Karina tem razão, falta argumento!
    As acusações feitas ao grupo até agora não mostraram qualquer fundamento. Apenas atacam o grupo com palavras duras em função de uma visão distorcida que vocês mesmos criaram! Vocês estão interpretando desta forma e acusando o grupo sem base alguma. Sequer nos conhece para lançar tantas acusações negativas.

    Perceba mais uma vez que nós não xingamos ninguém, expomos nossa opinião, que pode ser contrária a sua, mas olha que coisa legal: vivemos numa democracia onde as pessoas podem ter opiniões contrárias.

    De qualquer forma seu comentário, assim como o de todos, será respeitado e publicado neste blog que você diz ser tão pouco democrático.

    Quanto a crítica dos erros de português... rs
    Muito infantil, apenas atacou mais uma vez o grupo, sem necessidade...
    "feio, bobo, não sabe nem escrever..." :op
    Nos poupe!

    ResponderExcluir
  10. exatamente..
    desde o inicio o "outro lado da força" demonstra sua opinião baseado em ataques a "este lado" e não no REAL MOTIVO DE DEFENDER.. só analisar quanto tempo ele perde nos chamando de fascistas e quanto tempo ele faz suas defesas do projeto sem nos citar.. momentos raros.. e como ele mesmo diz.. LOUVÁVEIS!

    "não sabe, não sabe vai ter que aprender, orelha de burro cabeça de E.T"
    Nos poupar é preciso.

    ResponderExcluir
  11. Karina, Karina, Karina!!! huahauhauhauahuah

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, UM LADO APENAS!!! UM LADO MAIS FORTE!
    Não precisamos brigar, podemos debater e chegar a um ponto comum. Na boa, estão com visão muito distorcida deste grupo. Queremos fazer o bem! Nos mostrem onde estamos errados que repensaremos nossa posição.

    Fala sério, vocês já gostam de uma biritinha aeh que eu tô sabendo... têm ponto em comum, já é um bom sinal!

    PEACE!

    ResponderExcluir
  13. hahahahahahaha

    exatamente..

    peace! vamos tirar os dicionários do lado e vamos lutar pra tijuca ser um bairro cada vez mais foda.. afinal, os tijucanos são os únicos que tem nome!

    tijucanos do mundo inteiro, uni-vos!

    ResponderExcluir
  14. realmente não sou uma tijucana nata e tampouco conheço o bairro completamente, pois vim para cá apenas há 2 anos e meio, porém ao invés de ver os problemas de minha janela e ficar lamentando a má educação da maioria dos cariocas e a ineficência da quase totalidade dos gestores públicos resolvi fazer algo para melhorar o meu entorno. acredito no que estou fazendo e sinceramente não são algumas criticas que me farão desistir. ao contrário, hoje tenho muito mais certeza de que estamos no caminho certo. avante galera!!!

    ResponderExcluir
  15. Acho fundamental a união dos tijucanos que concordam com as idéias expostas aqui no blog, pois, apesar de todas as críticas, xingamentos, etc, pelo menos são os autores do blog é que tomaram a iniciativa de se pôr em discussão assuntos tão polêmicos como esse e que passariam desapercebidos/ignorados em função da passividade de nós, cidadãos.
    Muitos tijucanos se dizem verdadeiros amantes do bairro, mas são os principais causadores da desordem e do lixo em que se encontra a Tijuca.
    Felizmente vai partir de nós a atitude que faltava para colocarmos a Tijuca de volta aos eixos. Precisamos cobrir urgentemente a ausência da Associação de Moradores ao longo desses anos. A união faz a força e, garanto, conseguiremos intervir em muitas das decisões políticas na nossa região e teremos o mesmo reconhecimento possuído pela Associação de Moradores do Leblon e de Botafogo, por exemplo, que estão sempre na mídia, defendendo o bem de seus bairros.
    VAMOS NOS UNIR, PESSOAL! NÃO PODEMOS PERMITIR QUE A TIJUCA SE TRANSFORME AINDA MAIS EM UM LIXO URBANO. NÓS CONSEGUIREMOS! Contem comigo!

    ResponderExcluir
  16. Felipe (31 de agosto de 2009)
    Acredito em um debate democrático, tanto que, como responável pela matéria acima, não admito que seus comentários sejam apagados. Mas, por outro lado, seria mais elegante criticar com menos agressividade, colocar (como tijucano nato e pesquisador da historia do bairro) suas ações em prol da comunidade em uma civilizada conversa de UNIÃO das causas. Se for do teu interesse, fiquemos à vontade, mas apenas criticar é mais fácil e cômodo. Enfim, prezado, se se sentes ofendido, é simples, nos ignore. Assim se poupará deste "sofrimento".

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Quero deixar aqui o quanto o senhor EDUARDO GOLDENBERG é um esquerdista chato com seus textos chatos e sem argumentos, sempre baseado no que outras pessoas falam, e não em suas opiniões..

    Ele pegou meu e-mail e me mandou um link com o blog dele.

    Caro Eduardo, te digo uma coisa: NÃO, OBRIGADA. seu blog é vazio, chato e acomodado. Não me mande e-mails pessoais. Limite-se no que você é pra mim.. NADA. E fique com seu NADA em SEU blog. Ok?

    Obrigada.

    E continuo fazendo propaganda para valorizar e salvar nossa Tijuca. Inclusive, de pessoas como ele.

    ResponderExcluir
  18. FICO INDIGNADA COMO UMA PESSOA COM MULTIPERSONALIDADES consegue um espaço na internet..
    ele me mandou um e-mail, pedi para ele parar e ele responde instantaneamente:
    " Desconheço quem seja a sra. Nunca lhe mandei e-mail algum. Deve ser cavalo de tróia. E vá dar limites aos seus."

    É muito fácil atacar depois negar.. creio que vocês do blog também sofrem com este PIOLHO.

    ResponderExcluir
  19. depois se pergutam.. PQ POSTAR ANONIMO?

    para que haja respeito, já que isso não vem de berço.

    ResponderExcluir
  20. Karina, deixe quieto que jacaré banguela morre pela boca. Veja o que o blog que vem difamando o nosso Grupo, declarou:

    "Por isso, sou a favor da segregação: que se contruam ilhas artificiais, impecáveis, sem lixo, sem "desordem", sem bêbados, sem vagabundos, sem som alto depois da 10 da noite, só pra esse povo morar. Deixem a bagunça pra gente."

    Enfim, não precisa dizer nada!

    ResponderExcluir
  21. É um absurdo o tratamento diferenciado que o Poder Público dá à zona sul e à Tijuca!!!
    Pagamos altos impostos, principalemnte o predial. Na hora de vender, o valor de mercado não corresponde àquele estabelecido como base de cálculo do imposto, pois está totalmente desvalorizado. Um dos motivos? a vizinhança ao redor (as favelas) e todo o transtorno que ocasina, que é a bagunça, a desordem e, principalemnte, a insegurança, gerada pela violência, que é maior nestes locais.
    Não é questão de preconceito. É a realizadade.
    A lei é prar todos. Invadiu, tem que sair e não acomodá-los como prêmio, seja no memso lugar, ou em outro, como é o caso do Carrefour.
    Por isso, concordo e apoio o abaixo assinado feito pelo grupo.
    Se nós tijucanos não nos mobilizarmos, a Tijuca vai virar um grande favelão, se é que já não está.
    Katya

    ResponderExcluir
  22. Esse grupo grande Tijuca me parece um monte de direitists querendo salvar a tradição, família e propriedade. Quando morei na tijuca jogava futebol na Rua do Matoso e Basquete na UERJ nos fins de semana com pessoas de comunidades pobres. Não tenho medo nem nojo deles. Andava de ônibus e a pé por todos os cantos, Tijuca, Vila Isabel, Rio Comprido, Maracanã.
    Querem distância de favela, mudem-se para a Barra da Tijuca ou Miami. Esse papinho de querer separar tijucanos legítimos de invasores é conversa para boi dormir.
    A pobreza já chegou a nossa porta, não dá para empurrar para longe.Não é só sua faxineira que mora na favela. Percam o medo!
    O morro já desceu, não dá para "remover" "essa gente".
    A cegueira está pegando vocês!
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  23. Anônimo, você só acertou em uma coisa: Família
    Sem dúvida ninguém vai querer que as famílias sejam destruídas.

    No resto você se equivocou seguidamente. Para princípio de conversa fica claro que o preconceito habita sua mente e não a nossa!
    "Não tenho nem medo nem nojo DELES?" "DELES"?!?!?
    Agora não somos mais iguais? Que papo é esse de "ELES", cara?!?!
    "jogava nos fins de semana com pessoas de comunidades carentes..." Agora isso virou o que? um favor que você fazia?

    Eu também joguei basquete e futebol na rua com meus amigos da Tijuca a vida toda, mas nunca fiz distinção alguma, não existia "ELES", sempre fomos NÓS! Todo mundo junto e misturado como é o nosso Brasil!

    E ainda chamam nosso grupo de preconceituoso... francamente!

    ResponderExcluir
  24. Katya, é um absurdo realmente, mas lembre-se que nossa luta é para que não tenhamos a bagunça como vizinha! Quando falamos que não queremos a "favela" como vizinha, tem um monte de malandros por aí que distorcem as coisas e dizem que não queremos as pessoas que lá habitam como vizinhas. Somos TODOS iguais!

    ResponderExcluir
  25. É você que tem medo "deles" morando perto da sua casa, não eu.

    Primeiro: Você deve ser novo em internet, escrever em caixa alta é gritar, o que é deselegante com alguém que lê o seu blog. Não precisa gritar comigo.

    Segundo: Jogava bola nos fins de semana na favela porque gostava do pessoal, se alguém fazia favor, eram eles, que me recebiam lá, não eu.

    Terceiro: Tanto não sou preconceituoso que venho aqui ler um blog que me parece direitista e higienista. Essa é minha impressão e é um problema, meu, só meu.

    Quarto: O que é que quatrocentas famílias, sejam elas quais sejam morando em frente de sua casa podem fazer de mal à sua família? Você não confia na educação que dá a seus filhos?

    E finalmente. Me despedi deixando um abraço a todos, o que repito. Você deve ter se esquecido de boas normas de educação. Tenha menos ódio e respeito aos discordantes.
    Abraço a todos

    PS:Não deixo meu nome e e-mail porque deixei uma vez e sou bombardeado de propaganda desse blog, uma pena.

    ResponderExcluir
  26. Amigão, não seja tendencioso...
    Newsletter, com política anti-spam não é propaganda. E 2 mensagens também não é metralha! Mas, vá lá. Só mostra a sua verdadeira intenção. Afinal, você entende bem mais de internet que eu.

    Alerto mais uma vez sobre seu discurso.
    veja: alerto, nada de ódio, mais uma vez não seja tendencioso. Rótulos, só levam ao preconceito. Você chegou cheio de rótulos e sequer deu base a eles. O que eu te alertei, foi que o preconceito estava em suas palavras e não em nossas idéias, isso tudo com argumentos, com base no que você escreveu.
    Espia: se ao te destacar o preconceito contido em suas próprias palavras, explicando todos os porquês, vc interpretou de forma ofensiva, chegando a citar a palavra "ódio", imagine como devemos interpretar seus adjetivos que sequer foram embasados, explicados, justificados?
    Bom, se existir algo pior que ódio, é esta a interpretação que devemos ter desses seus adjetivos?


    Termino lhe perguntando: no dos outros, é refresco?

    ResponderExcluir
  27. PS: que papo é esse de fazer mal a família? De onde você tirou isso? Se é que existe base... rs

    ResponderExcluir
  28. Renato,
    Não sei se foi você que respondeu ou outra pessoa do grupo. Infelizmente o texto postado às 22:25 está muito difícil de entender. Discordo radicalmente de você e para isso usei argumentos e os expliquei.
    Realmente não me parece que vocês estejam querendo resolver os problemas da Tijuca ou das 400 famílias que tanto medo provocam em todos vocês.
    Ainda não consegui entender:
    1)que problemas essas famílias vão causar para vocês?
    2)como elas podem prejudicar a sua família?
    3)onde você acha que elas devem morar?
    4)o que quer dizer "gente de bem"?
    5)favelado não pode ser "gente de bem"?
    6)por que você diz que eu sou preconceituoso se é você que está reclamando da possibilidade de ter mais uma favela perto da sua casa?
    7)você conhece algum lugar no mundo livre de criminalidade?
    Continuarei tentando argumentar com você, educadamente. Continuo achando esse blog direitista e higienista, me lembra muito o antigo TFP e pessoas que gostavam do período ditatorial. Mais uma vez, é minha impressão, minha opinião.
    Saudações
    Boa Noite
    Anônimo, escrevendo pela terceira vez, sem nenhum xingamento, sem gritar e sem ofender. Se não quiser debater, paciência...

    ResponderExcluir
  29. Mais uma vez, onde está o embasamento? Com que base você nos acusa de estar contra estas famílias? Leia atentamente os comentários do grupo.
    Já cansamos de escrever e inclusive com apoio dos nossos vizinhos, que nada temos contra as famílias de Indiana.
    Volto a alertar sobre seus rótulos. Rótulos, por si só caminham lado a lado com preconceito, segregação, a qual você nos acusa mas ainda não mostrou de onde tirou esta base.
    Veja: nosso grupo é formado por algumas pessoas que se juntaram há alguns meses e nunca nos perguntamos uns aos outros a que partido temos afinidade, quais são nossas raízes... Enfim, porque não importa, ninguém aqui rotula, põe adjetivos, agride. Achamos que o lugar, o antigo Carrefour, não é adequado para abrigar nossos vizinhos. Eles serão transferidos, segundo nosso subprefeito, para algum lugar próximo e o Carrefour nem é a mais provável por causa dos custos elevados. Temos uma opção mais realista, adequada que é um estacionamento ao lado da comunidade. Só isso!
    Agora, se você prefere a ficção, prefere distorcer e dizer que temos alguma coisa contra essas famílias, que tememos essas famílias... enfim, faça como quiser, nunca dissemos isso mas vc é livre para pensar como quiser. Assim como sou livre para não querer bater pandeiro para maluco dançar.

    Se o os amigos de Indiana quisessem favela, se o Bittar quisesse favela, não estariam empenhados em transferir o pessoal. Não querer favela é não querer bagunça e não os moradores de lá como vizinhos. Volto a afirmar que o preconceito está na sua cabeça e não em nosso abaixo assinado.

    Se você quiser debater, vamos falar sobre como vamos pressionar o governo para garantir que estas famílias não continuem abandonadas. Mas volto a afirmar que não vou tocar pandeiro para maluco dançar. Se você insistir em rotular, agredir, acusar ao invés de produzir propostas, ajudar, ficará falando sozinho.

    Att,
    Renato

    ResponderExcluir
  30. Aliás acho que já estou falando sozinho mesmo. Não obtive nenhuma resposta aos meus questionamentos.
    Vou guardando o meu pandeiro, cansei de ver maluco dançando.
    Um abraço, e boa sorte com seu muro de Berlim.
    Fui! Quando quiser responder o motivo de tanto medo eu volto.

    ResponderExcluir
  31. Vai menino maluquinho! Boa noite!

    ResponderExcluir
  32. Isso já era de se esperar! A falta de conciência e respeito pelo nosso bairro já vem desde 20 anos atrás ,Sou morador hoje da rua Coronel Aristarco pessoa, a rua dos " Fusquinhas " que também está virando favela , ponto de mototaxi e uso de drogas ... Porque tiraram o posto policial ? Passaram-se 9 meses do assalto no Alto da Boa vista do filho do médico que ficou paralítico e deram esse calaboca nos moradores do local ? A falta de respeito e o descaso por um lugar que ainda preserva alguma cultura e bom nível , mas os moradores estão ficando cada vez mais manipulados pela bandidagem.... Eu passo pela rua São Miguel todos os dias para ir para minha loja na Rua Barão de Mesquita . vejo que a impunidade por parte dos nossos políticos só beneficia a favelização, desordem e ao tráfico... O que que adianta faser passarelas para as pessoas se elas passam no meio da rua junto com os carros? Porque criar um ponto de onibus com recuo para comunidade se os próprios moradores invadem o espaço do onibus colocando veículos fasendo estacionamento no lugar? Pra que criar escola junto a comunidade se os proprios moradores tem medo de colocar seus filhos por causa de balas perdidas ? Infelismente essa é a realidade da favela do Boreu hoje! Quando passo por alí é impressionante o desrespeito , tudo largado as moscas... Mas o problema é de quem? Dos nossos políticos que não deram educação e deixaram isso acontecer ou dá propria comunidade que não dá valor ao lugar que mora??? ... Eu começo a acreditar que é um processo inrreversível ... Se isso realmente vier a acontecer eu juro que dessa vez eu vou me mudar pra outro lugar ´... é apenas um desabafo... estou cansado dessa putata toda!!!

    ResponderExcluir
  33. A transferencia das familias da Indiana para o espaço do Carrefour deve ser reavaliada e discutida por toda a Comunidade da Grande Tijuca, pelas seguintes razões:
    As instalaçoes podem ser melhor aproveitadas se ali for instalada uma Escola Técnica Profissionalizante, como já chegou a ser cogitado anteriormente pelas autoridades estaduais.
    A Escola Técnica beneficiaria um maior número de famílias, preparando melhor os jovens para ingresso no mercado de trabalho.
    Seria um espaço integrador já que acolheria os jovens da Indiana, do Borel, da Muda, da Formiga, da Usina, etc.
    Poderia ser uma escola modelo na preservação ambiental inserida na encosta da única floresta urbana do mundo.
    Por outro lado, a ocupação residencial iria transformar o espaço numa nova Comunidade sem controle de crescimento em direção à encosta da floresta pois esses primeiros moradores não terão poderes para conter novas construções e todos sabemos que essas expansões fogem ao controle do Estado que até hoje não foi capaz de contê-las em nenhuma outra Comunidade.
    Apelo portanto para uma mobilização, não só dos moradores da Indiana, Borel, Usina,mas de toda a grande Tijuca para dar uma destinação às instalações do Carrefour que seja melhor aprovitada por todos e nenhuma será melhor do que a instalação de uma escola técnica pública de qualidade para que os jovens bem prearados para o mercado de trabalho possam, no futuro, escolher onde querem morar sem precisar recorrer a ocupações irregulares nem depender da boa vontade das autoridades.
    Se o sonho da construção da Escola sensibilizar alguns poucos que seja da Sociedade Civil, Autoridades Governamentais e Políticas, Instituições Sociais de Educação (SENAC/SENAI), poderíamos vê-lo se materializar com a remoção das familias da Indiana para uma ou mais áreas alternativas dentro do próprio bairro que é de todos aqueles que vivem aqui, sem distinção.

    ResponderExcluir
  34. 100% contra a remoção para o local do antigo carrefour.

    ResponderExcluir
  35. O Borel, a Casa Branca e a Formiga precisam do mesmo tratamento do Morro Dona Marta. Vamos salvar a Tijuca!

    ResponderExcluir