terça-feira, 4 de maio de 2010

Câmara aprova 7,7% para aposentados e derrota o governo

Por: Cristiane Jungblut
BRASÍLIA - Numa derrota para o governo, a Câmara acaba de aprovar um reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham acima do salário mínimo. Sob aplausos, a proposta de 7,7% foi apoiada por todos os partidos _ da base aliada e da oposição. Nem o PT ficou ao lado do governo, preferindo "liberar" a bancada. O governo era contra o aumento, aceitando um reajuste máximo de 7%. A medida provisória 475, em vigor desde janeiro, fixava em 6,14% o aumento dos aposentados nessa faixa. O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), ficou isolado na defesa de 7%. O presidente Luiz Inácio Lula ameaça vetar o aumento, mesmo diante de um desgaste em ano eleitoral. Segundo dados do próprio governo, o reajuste de 7,7% causará uma despesa adicional ao governo de R$ 1,6 bilhão, em comparação aos R$ 6,7 bilhões que custam os 6,14%, que já são pagos desde janeiro. O destaque aprovado foi apresentado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical. A proposta de 7,7% é o resultado da concessão da inflação do período mais 80% do PIB de 2008. Maior bancada da Câmara, O PMDB foi fundamental para a costura do acordo em torno dos 7,7%. - Com muito orgulho, votamos em 7,7% _ disse o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), que já tinha dito que acompanharia a posição do PMDB no Senado, que já tinha fechado com os 7,7%. Em seu discurso, o líder Vaccarezza disse que o governo não concordava. - Chegamos a uma posição clara, de 7% - disse Vaccarezza. O governo já tinha sido derrotado na votação preliminar, porque os deputados aceitaram que poderiam ser analisadas as emendas que defendem reajustes de 7,7%, por exemplo. Os deputados já aprovaram o texto-base do relator da MP, deputado Cândido Vaccarreza (PT-SP), prevendo o reajuste de 7%, mas o índice final será definido depois de votados todos os destaques. Os deputados também recusaram destaque do DEM, que previa um reajuste de 8,7%.

2 comentários:

  1. VERGONHA!!! Nossos congessistas levaram anos com esta "discussão" e nem chegaram perto de nossas perdas nos últimos anos. O mais interessante é que estamos em ano eleitoral. Que bonzinhos eles são: brigaram com o governo por 0,7%!!! Acham mesmo que eles queriam esta reposição? Ledo engano, agora o Governo vetará e continuaremos sem nada!!! Cambada de sem vergonhas!!! NÃO REELEJAM ESTES PICARETAS PARA O SENADO E PARA A CÂMARA FEDERAL!!! Vamos colocar sangue novo nas "casas" que realmente queiram legislar para o povo. Já que não posso votar em PUT***, também não reelegerei os filhos delas. Puros politiqueiros. Ah, importante: falo sem partidarismo, peço apenas que reflitam a nua e crua verdade: os aposentados "sifu" de novo!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez uma questão tecnica foi tratada de forma politica.
    A verdade é que o PMDB esta mai uma vez fazendo demagogia e populismo. Ninguem sabe de onde tirar o dinheiro e como aplicar um novo fator previdenciario (que tem que existir de uma fora ou outra).

    Mas para ficar "bem na fita" votam a favor e jogam o problema para o executivo vetar. Isso é completamente irresponsavel. É uma medida com intuito puramente eleitoral.

    O PMDB é a escoria desse pais.

    ResponderExcluir