terça-feira, 13 de outubro de 2009




Bom dia a todos,
Agora, gostaria de uma atenção a problemas diversos da Grande Tijuca (Tijuca, Vila Isabel e Maracanã).
Quem roda de carro diariamente, consegue perceber diversos problemas e estes, constantes e sem solução. Tenho reparado que ultimamente, vários semáforos estão com suas luzes queimadas. Em alguns deles, apenas um dos semáforos funcionam o outro, apenas uma ou outra lâmpada, quando não é uma iluminação tão fraca que mal dá para diferenciar. Querem que eu liste um a um? Bom, já na Rua Felipe Camarão, ha uma semana o sinal simplesmente parou. Apenas a sinalização amarela funciona que rapidamente se apaga, dando lugar ao breu.. A única referencia para o motorista é a sinalização para pedestre que ainda funciona. Já imagino o resultado que isso pode ter. Alguns outros semáforos, simplesmente viraram. Uma completa bagunça e falta de manutenção. Pensei que existisse algum órgão que controlasse isso.
Outro ponto que gostaria de citar, apesar de nunca nada ser feito para melhorar (não sei sinceramente o que é preciso para se ter ordem), mas é dos estacionamentos irregulares e das paradas irregulares. Bom, estacionamento não adianta mais falar. É em todo lugar e sempre combatemos este tipo de irregularidade. Pena que não temos o poder de multar. Mas, porque não colocar ordem em frente aos colégios. Vejam o exemplo da Rua Barão de Mesquita, na Tijuca. A Rede de ensino MV1, situada de ambos os lados da calçada prox. a Rua José Higino e ha 200 metros do 6º BPM, utiliza duas das três faixas de rolamento para parada de taxis, vans e pais. É uma completa zona. Eu posso dizer com toda franqueza que grande parte do transito caótico, se deve às paradas irregulares nas faixas. Acham realmente que ligar o "alerta" do veiculo, dá total liberdade para parar em qualquer lugar. Em uma das fotos, é fácil perceber isso e como se torna uma bagunça, um trânsito que poderia ser tão simples.
Outro ponto importante é a Rua Luis de Matos em Vila Isabel/Maracanã, onde se encontra a 20º DP. Pode ser impressão, mas tenho a nítida sensação de que há um processo de favelização que vem de longo prazo, contribuindo para piorar a imagem da região. Será que são regularizados? Nesta quadra, de um lado a calçada fica constantemente alagada, destruída e serve como deposito de lixo e pneus da borracharia que fica do outro lado. Que por sua fez, ocupa a calçada e fez reparos em veículos na rua, onde reserva parte da via para seus serviços, quando não o faz em fila dupla. E assim, funciona o bar que possui quatro m2 e utiliza a calçada de 1,5 metros com mesas e cadeiras.
Que situação.. São apenas simples pontos, mas não me importaria em perder um final de semana para listar e fotografar cada esquina para mostrar que não ha sequer um lugar conservado e com ordem.
Sem mais.
João Carlos

3 comentários:

  1. O descaso com a Região é total e nem estão se preocupando em fazer alguma coisa que amenize a situação atual. Se vc fosse fotografar todas as esquinas, pode ter certeza que só veríamos desordem e falta de conservação

    ResponderExcluir
  2. O engraçado é que muito se fala, em reforma do Maracanã, mais Vila Isabel que é um bairro colado ao estádio não recebe qualquer melhoria por parte dos órgãos públicos.
    Um breve passeio pelas ruas de Vila Isabel, é fácil comprovar o desrepeito, as famosas calçadas musicais, tem as suas notas iterrompidas, por bancas de jornais, mesas e cadeiras dos bares ocupando mais de 50% da calçada, nas transversais, é um festival de irregularidades dos carros que ali estacionam, sem falar na população de rua, que ao serem expulsos da frente do Maracanã, adotam Vila Isabel como moradia... Exelente matéria João Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Realmente tem vários sinais apagados e os que funcionam ninguem respeita!! fica difícil!!

    ResponderExcluir