domingo, 11 de outubro de 2009

Rua São Francisco Xavier... vejam o estado crítico!







Primeiramente bom dia e bom domingo a todos.
Por falar em domingo, hoje (11/10/09) depois de 4 dias de chuvas ininterruptas, resolvi descer pela manhã, aproveitando o fraco transito de carros e pessoas para fazer o registro de um descaso tamanho, de um bairro que daqui ha 4 anos será palco do maior evento futebolístico do mundo, Maracanã. Mas o trecho é apenas o da Rua São Francisco Xavier, que vai de uma ponta a outra da UERJ, uma das mais importantes Universidades cariocas. Que triste...
Percebam o estado de uma das vias também mais importantes da região, onde se concentra a maior parte dos ônibus que vem da Zona Norte em direção ao Centro e como alternativa para os demais motoristas. A Rua São Francisco Xavier, ruim em toda sua extensão, mostra que tapa-buraco, resolve parcialmente o problema por uns 4 meses. Os remendos se soltam e novos buracos surgem. O asfalto rachado se desfaz. A água chuva, penetrando neste asfalto poroso e rachado, cria enormes crateras impossíveis de serem desviadas. Com a chuva, se torna impossível saber o que é buraco e sua dimensão. Talvez por isso sempre encontramos calotas de carros soltas pelos cantos. Haja suspensão, haja dinheiro, haja bom humor.
Digo por mim, que com um carro 2008, com 24 mil km rodados, já tive que trocar 2 amortecedores e seus respectivos kits e na última sexta, tive que trocar uma ponteira de direção, balancear e alinhar 2 meses após a última revisão. Provavelmente vou ter que pagar mais de R$ 1.000,00 de IPVA, mas, quem se importa? Afinal, quando reclamamos e fotografamos somos chatos. Será mesmo que isto é ser chato? Dêem uma olhada nestas fotos, em um trecho de apenas 500 metros.
Na via sentido Méier, o asfalto está podre. No sentido Centro, o asfalto ondula devido ao peso dos ônibus. Faixas de rolamento? Tampa dos bueiros? Acho que isso é luxo. Já ouvi promessas de revitalização desta via. Mas sabe como são as promessas... Estamos completando 1 ano da nova gestão e lembro-me do Prefeito afirmar que não seria o "Prefeito Buracão", mas acho que ele se preocupou tanto com as Olimpíadas que esqueceu que a Cidade do Rio não parou e os problemas, se maximizaram. Não adianta maquiagem. É preciso um trabalho sério e materiais de boa qualidade. Dura mais e se torna muito mais barato.
É isto que merecemos por pagar impostos, por mostrar que somos um povo receptivo, alegre, feliz (pelo menos é isso que mostram lá fora)? Será que um dia só mereceremos melhorias por causa de eventos esportivos e não por obrigação de vivermos numa cidade arrumada, bem cuidada e conservada?
Por favor, dêem um jeito nesta vergonha. O bolso dos cariocas agradece, os carros agradecem e os ônibus, motivos de tanta fiscalização quanto à conservação, agradecem. Exigir conservação dos outros é fácil. Dêem condições.
Estamos aqui para ajudar, ser mais um olho, afinal, parece que poucos conseguem enxergar isto. Desculpem a quantidade de fotos, mas é necessário atentarem para isto.
Sem mais,
João Carlos

5 comentários:

  1. Realmente a situação é crítica na São Francisco Xavier. Tem um ponto de ônibus em frente a Uerj, no sentido Centro,que tem umas ondulações muito perigosa, inclusive ja viumônibus na hora de parar, derrapar em cima dessa ondulação.

    ResponderExcluir
  2. a iluminação é pavorosa! a noite quando se para nos sinais é necessário estar muito atento, pois muitos pivetes se encondem atrás de árvores para assaltar motoristas. Esta via está tornando-se inviável em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  3. Minha nossa senhora! Isto é uma rua dentro de uma favela? Não podemos admitir que isto seja uma rua próxima ao palco da abertura dos dois maiores eventos do mundo!!!

    Essa Prefeitura não é séria.

    Sergio

    ResponderExcluir
  4. Pessoal. De fato esta rua é muito importante. A prefeitura quer duplicar a 24 de maio. Até aí tudo bem. Mas, e a S.F.Xavier? Mandei email para o prefeito sugerindo uma espécie de Rio Cidade. Se nada fizermos, sei que eles irão "inventar obras". Logo, vamos nos posicionar. Entrem no www.rio.rj.gov.br, procurem o símbolo do Palácio da Cidade e mandem os emails. Abraços

    ResponderExcluir
  5. De fato, já de algum tempo atrás, os governantes do Rio detestam a grande Tijuca, falo da Tijuca propriamente dita, bem como os bairros adjacentes (Vila Isabel, Grajaú, Maracanã,etc.).Vamos ficar de olho na hora das eleições!

    ResponderExcluir