sexta-feira, 6 de novembro de 2009

DESABAFO

Ontem ouvi o Beltrame dizer que o Rio não é violento e que em alguns lugares possui índices europeus. Pronto, acabou com toda a boa imagem que eu tinha e comecei a ficar preocupado, afinal, se quem deveria combater e assumir que estamos numa guerra pensa assim, o que podemos fazer?
Neste exato momento recebo uma ligação do meu sogro, com uma voz cansada, diferente do normal, para um senhor de 65 anos ativo e que trabalha de sol a sol com prazer. Nesta ligação, ele me contou que levou um tiro hoje cedo em São Cristóvão. Por sorte, foi de raspão no braço, por causa de uma perseguição. Devo agradecer muito em poder ainda falar com ele pois qualquer centímetro de diferença, poderia tê-lo perdido e toda a sua família iria se desestruturar.
Graças a Deus ele está bem, mas sob efeito de remédios e calmantes e com o braço muito dolorido. Com esta, ele já pode se sentir um abençoado, pois já coleciona 2 balas perdidas. Esta é a realidade, este é o Rio feliz que contam lá fora. O Rio com índices de violência europeu e o Rio que não está em meus planos para os próximos 2 anos. Há 3 meses um casal de amigos foi para outro estado. Daqui ha 1 mês, outro casal com um recém nascido, partirá para outro estado também. O êxodo urbano está acontecendo e reforçarei em breve as estatísticas.
Serei pai daqui ha 6 meses e não quero que meu filho seja órfão. Hoje, sair de casa é uma aventura. Não sabemos se retornaremos ou se seremos assaltados e ainda tenho um filho preso a cadeirinha. Você pode não ser alvo direto de um crime, mas sofre as consequencias por um que ocorra próximo.
Parabéns a Cidade Olímpica, porque eu, não tenho nada para comemorar. EU TENHO É MUITA VERGONHA DE MORAR NO RIO E SER CARIOCA!
Sem Mais,
Leonardo

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Marcelo, o relato foi meu e entre querer e poder, a distância é grande. Envolve familia, emprego, reestruturação e como eu mesmo disse, o Rio não está nos meus planos para os próximos 2 anos. Mudar eu quero e vou, assim como vejo várias pessoas e amigos saindo do Rio, seja para outro estado, ou para a região Serrana ou dos Lagos. O tal "êxodo urbano" está acontecendo e sinceramente, não acredito que você seja totalmente feliz e se sinta seguro morando no Rio. Realmente as vezes não temos escolhas mas podemos planejar e é o que pretendo fazer. Então a questão não é "SE MUDA", pois como carioca você deve ter entendido o meu relato e pelo visto não se sensibilizou em momento algum por eu quase ter perdido meu sogro. Talvez na vida, cada um de nós precisemos passar por situações absurdas para acordarmos e entendermos que não é normal a vida que levamos aqui e que não é assim nos outros lugares.
    Da mesma maneira que "gentileza, gera gentileza", o que não é assim em 70% das pessoas, um comentário apenas com "se mude", não é bem o que esperamos ler depois de um relato quase trágico.

    Um forte abraço,
    Leonardo

    ResponderExcluir
  3. Você está exagerando. Nem todo carioca tem um caso de bala perdida ou assalto na família para contar aos amigos. Moro nesta cidade desde que nasci e lá se vão quase 40 anos. Nunca - eu disse NUNCA - passei por uma situação de violência. O mais perto que cheguei foi ter a carteira batida, num empurra-empurra na bilheteria do Maracanã. Não estou minimizando o que aconteceu com seu sogro, mas acho um erro generalizar e dizer que todo o carioca vive com medo ou é refém dos bandidos. Não me coloco nessa posição, vivo a minha vida normalmente e posso afirmar - sem demagogia - que não saio daqui, mesmo que um dia eu seja a vítima dessa violência que vocês tanto temem. Não sairei da cidade que amo. Ficarei aqui e ajudarei a mudá-la.

    Aloisio Cavalcante

    ResponderExcluir
  4. Leonardo,
    Eu não falei para você se mudar, apenas perguntei. Como disse no meu post que foi apagado. Agradeço sua resposta, bem mais cordial do que a da sua colega, que entendeu a minha pergunta como ofensa.
    Lamento pelo seu sogro.
    Abraço, saúde para os dois.
    PS: Por que alguns posts são apagados aqui?

    ResponderExcluir
  5. Prezado Aloisio Cavalcante, não estou exagerando não. Comigo também nunca aconteceu nada, graças a Deus. Mas as vezes vejo pessoas dizendo na TV, depois de algum evento destes: -a gente acha que isso nunca acontece conosco.

    Na verdade a gente inconscientemente vive sob as regras do medo. Andar pela Zona Sul à noite é uma coisa. a Zona Sul representa 2% da cidade. Mas andar pelo Suburbio, em qualquer uma das partes, a coisa muda de figura. A gente evita passar por determinados lugares. As vezes saimos de taxi, ou ficamos perguntando se em tal lugar tem onde parar o carro. Bom, pode ser que você não viva assim, e fico feliz por você poder ter uma vida normal. Você nos seus 40 e eu nos meus 33. Não somos tão distantes assim. Mas eu rodo por diversos lugares e vejo cada coisa... tenho medo sim. Por mim, pela minha esposa e pelo meu filho que está a caminho. medo este que me fez perder grandes amigos que simplesmente se mudaram para outro estado. Somos pelo menos 6 milhões. Claro, nem todos estes 6 milhoes pensam igual, sentem medo ou acha ruim. Que bom.. mas uma grande parte sim e isso está errado. Violencia existe nas grandes cidades, mas até certo ponto, é aceitável. Ouvir diariamente os "pipocos" do morro, isso não é aceitável. Ver que de cada 8 matérias 5 são sobre a violencia do dia, também não. Enfim.. é a minha maneira de pensar e de buscar o melhor para a minha familia. Se você é 100% feliz em viver no Rio, te dou os parabéns pois eu queria estar na sua situação porque mudar de cidade, de vida, amigos.. é muito ruim.. Mas.. em 4 meses serei pai.. e isso me faz pensar ainda mais na vida que eu posso proporcionar a ele.

    Um grande abraço,
    Leonardo

    ResponderExcluir
  6. É Leo eu ainda não o fiz, porque meu pai se recusa a sair deste inferno, que se tornou a nossa linda cidade Maravilhosa!
    É preciso buscar uma melhor qualidade de vida,paz e tranquilidade, mesmo que isso nos obrigue a deixar nossa cidade.
    Já sofri com uma arma de fogo no meu pescoço e diversos furtos! É uma insegurança total! Vendi meu carro e não quero outro de forma alguma, assim diminui o risco de assalto! Tenho dois conhecidos que foram atingidos por bala perdida e ficaram extremamente abalados.
    Estamos em guerra a muito tempo, só não vê quem não quer.
    Melhoras pro seu sogro.
    Celma Capeche

    ResponderExcluir