sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Os motoristas de ônibus



É sabido, é observado, é denunciado, mas a verdade é que nada muda. A campanha "Eu sou legal no trânsito", não terá muito efeito, pois na minha visão, quem é legal continuará sendo. Está no sangue. A cultura da valorização da vida e respeito vem com repressão, multas e fiscalização. Enquanto isso não existir, o carioca sempre dará uma de malandro e esperto para chegar primeiro, para parar onde não deve e para furar um sinal.
Os motoristas de ônibus são os campeões. São chamados de "profissionais" do trânsito, mas que com suas enormes máquinas ambulantes, não têm limites para a imprudência e desrespeito. Quando querem trocar de faixa, trocam. Não importa quem está ao seu lado, pois ele sabe que seremos obrigados a frear. Às vezes isso não acontece e é o que vemos diariamente em todos os cantos da cidade.
Velocidade limitada não existe e não é controlada. Mas vejam algumas fotos da falta de respeito e algumas cenas rotineiras da Grande Tijuca.
Motoristas em cima da faixa de pedestres, parando fora da faixa de pedestres e enguiçados. A viação Tijuquinha (transportando você com responsabilidade), por exemplo, com seus ônibus super lotados, não tem força para subir o Alto da Boa Vista. Forçando seus motores, quebram a todo instante, atrapalhando a vida dos passageiros a espera de outra condução, igualmente lotada. Sem contar que à noite, trafegam com lanternas e faroletes queimados ou apagados.
De quem foi a idéia de colocar buzina em ônibus? Onde está escrito que eles devam utilizar o farol alto a todo instante e propositalmente para atrapalhar os motoristas adiante ou para sinalizar que o sinal abril no exato instante que o fato ocorreu? Isto irrita e começa ai uma rivalidade entre ônibus e carros.
Parar fora dos recuos atrapalha o trânsito. Eles não querem ter trabalho de nos "pedir" para sair, então param na via mesmo, deixando o recuo como enfeite.
Não, não espero que isso mude porque eu estou denunciando afinal, enquanto não houver vontade de quem pode controlar e fiscalizar, nada mudará.
Só quem anda de carro todos os dias, tem a real dimensão do porque o transito é caótico e violento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário