terça-feira, 15 de setembro de 2009

Bairro Maracanã - abandono e decadência




Senhores,
Ainda nos dias de hoje fico perplexo com tamanha falta de pulso e vontade de mudança dos senhores em prol da melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. Moro na Rua são Francisco Xavier entre a Rua Luis de Matos e 8 de Dezembro. A noite, parece um filme de terror. Um bairro cujo nome ficou conhecido mundialmente devido ao "palco" do futebol brasileiro e que será um dos principais estádios da Copa de 2014.
Hoje, uma região abandonada, entregue à decadência. Não vou aqui falar só péssima qualidade do asfalto, da enormidade de carros que param nas calçadas, da total baderna e falta de controle em dias de jogos onde até carro em frente à minha ficam estacionados. Mas também, da sujeira, da falta de conservação, da iluminação deficiente. Todos os dias sou abordado por pedintes lavadores de parabrisas ou aprendizes de malabaristas que insistem num "trocado". Somos alvos de ameaças, xingamentos e muitos deles, nitidamente drogados.
A Rua Luis de Matos, esquina com são Francisco Xavier é cheia deles. No cruzamento da Rua São Francisco Xavier com Marechal Rondon, onde fica o retorno e entrada para Rua 8 de dezembro (com fotos em anexo), outros tantos lavadores e pedintes ficam ali, sujando seu carro e insistindo no tal trocado. O mesmo acontece no cruzamento com a 28 de Setembro, onde somos forçados a parar afastado do sinal. Prox, a minha residencia, todos os dias familias dormem nas calçadas. O lixo é todo revirado e deixa um rastro de sujeita por toda a via. Não existe policiamento.
No retorno localizado ainda neste trecho, um reboque particular (fotos em anexo) simplesmente adotou metade do retorno como seu estacionamento. As vezes o mesmo sai para um "serviço", volta e estaciona ali. Qualquer desavisado, qualquer dia vai provocar um acidente assim que efetuar a curva. Ali ainda é rua. Pode parar e se achar dono daquele pedaço de esfalto?
Quem necessita de ônibus para trabalhar, vive um verdadeiro pingue-pongue de ponto de ônibus pois nem sempre os motoristas param nos pontos certos. O Asfalto é o pior possivel. As calçadas, destruidas. Em frente ao meu prédio, existiam duas barreiras de concreto, destas comuns de calçada. A última, foi destruida ha 2 semanas e agora facilita à parada em cima da calçada, quase invadindo a entrada da garagem.
Estranho que além de ser um bairro em evidência, comporta uma das maiores faculdades da Cidade.
É um total abandono. Se eu for um pouco mais pra frente, em direção à 24 de Maio, nota-se o que resultou o trecho até o Viaduto da Mangueira, onde literalmente a irregularidade e a favela tomou conta do asfalto, com lojas de peças de carros, oficinas, bares e a ocupação descarada de uma das faixas de rolamento (se é que é possivel ver faixas de rolamento). com fotos em anexo.
A Radial Oeste é logo ali, ha 5 Km da Prefeitura.. principal via de ligação entre o Centro e Zona Norte.
Esta é a região palco da Copa? Será que só vamos ter melhorias proximo à Copa e somente por causa dela?
Onde está o controle, a urbanização, a segurança? Policia, somente em dia de jogos e somente fazendo figuração pois a quantidade de bandalha é tanta e tudo acontece na frente de quem deveria reprimir.
Não satisfeito com toda esta calamidade, somos obrigados a conviver com os frequentes, diários e intensos tiroteios vindo da Mangueira.
Será que a região, principalmente esta área, não merece um pouco de atenção? Será que nosso único dever é pagar tributos?
Algumas fotos em anexo, retratam esta decadência e omissão.
Sem mais,
Leonardo (Grupo Grande Tijuca)

3 comentários:

  1. ô nois aqui...

    Já morei no maracanã (fazem 20 anos), e corroboro o Leonardo, hoje em dia passo poucas vezes, porém noto sempre que bares e restaurantes estão fechando e imóveis ficando abandonados.

    Isso é um ciclo perigoso que já aconteceu no Rio Comprido e está se espalhando por toda a região da Grande Tijuca !

    ResponderExcluir
  2. Moro na 8 de Dezembro e passo por aquele cruzamento todos os dias, É UMA TRISTEZA!! coitada das mulheres que param no sinal, são atacadas por todos os lados por menores de rua, sem falar na passarela que liga o metrô ao Estadio do Maracanã, ontem uma 19:00 a 100m da cabine de policia, tinha pelo menos uns 20 menores de rua cheirando cola enquanto as pessoas faziam suas caminhadas, outra coisa são as queimadas no final da rua Jorge Rudge e paralela com a 8 de Dezsembro, são frequentes e já podemos avistar os barracos a todo vapor!

    ResponderExcluir
  3. Moro na São Francisco Xavier em frente a tudo isso e o meu prédio fica um pouco recuado. Ali, na maior cara de pau, moradores de rua dormem, se drogam, urinam e até defecam sem que ninguém tome uma providência.
    Até quando vamos ter que conviver com essa baderna?
    Agora não é mais contar lei se drogar?
    Será que vão esperar até 2016 e jogar a sujeira pra debaixo do tapete?
    Onde estão as autoridades para defender o direito de quem sustenta esse país?

    ResponderExcluir