quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Pânico no Zuzul Angel





É muito triste. São acontecimentos como estes que me fazer cada vez mais amadurecer a minha vontade de sair do Rio. Ontem, passei por este mesmo local talvez 30 minutos antes.
Se foi assalto ou não, arrastão ou não, o que vemos é uma população apavorada. Uma população com medo de qualquer barulho pois está tudo se tornando tão rotineiro. As motos dos bandidos andam "estalando" dentro dos túneis simulando barulhos de tiros. Eu mesmo já vi 15 ao mesmo tempo passando no Rebouças estalando como se tivesse um botão para fazer este estouro. O susto é instantâneo.
O mais triste é quando abro o jornal e leio: arrastão no Rebouças, arrastão no Santa Bárbara, arrastão na Pinheiro Guimarães, arrastão na Automóvel Clube, arrastão na Av. Brasil, Linhe Vermelha, Linha Amarela... Assalto à apartamento (nova modalidade), professora ferida por pedra jogada de passarela na Linha Amarela (nova modalidade cruel), enfim.... o que esperar agora?
Eu quando saio de casa com alguma coisa valiosa no carro, antes de ir para outro lugar, passo em casa para deixar meu bem e tornar a sair, para que se eu for roubado meu prejuizo não seja maior. Olha só a que ponto chegamos.
Esta é a Cidade as Olimpiadas 2016 que tanto querem e tanto escondem do COI? Esta é a Cidade que vai abrigar jogos da Copa? Já sei, vão maquiar a Cidade, fazer alguns "acordos", colocar o Exercito e claro, a Cidade passará 3 semanas numa tranquilidade ímpar.. depois volta tudo ao normal.
Não é isso que quero para a minha vida e para meus filhos. Se hoje, com 30 anos, ainda não tenho filhos, muito se deve ao medo de colocar uma criança numa Cidade tão violenta.
Não adianta dizerem que não é bem por ai, que na Europa também é assim. Sinto muito, mas assim não é. Crimes existem, violencia também, mas este estado de sitio em que vivemos, não vemos em muitos lugares não. Uma cidade onde você deve pensar onde passar, se programar por conta de horario, deixar seu carro em casa e ter que andar de taxi por medo.
Ontem, minha prima teve seu Fiat Uno arrombado em Botafogo. Graças ao Multi-lock, o carro não foi levado, mas a crueldade foi tanta, que destruiram o carro inteiro por dentro, capô, enfim, a ponto de nem ligar mais.. o choro incontrolavel dela nos mostrou o quão impotentes somos e o quanto de prejuizo ganhamos por morar no Rio de Janeiro.
É senhores, Rio 2016, 1.000 favelas.. não sei quantos mil bandidos, Juiz liberando bandido perigoso.. tiro pra lá, tiro pra cá, operação aqui, mortes, arrastões, sequestros...
Cuidem de seus cidadãos, eles não merecem tanto desprezo e demagogia.
Sem mais,
Leonardo
Grupo Grande Tijuca

Um comentário:

  1. Prezado Leonardo...Já se vão um bom número de anos quando o mote de campanha de um político, Sr. Moreira Franco, era "vou acabar com a violência em seis meses" e, talvez por causa disto, ele foi eleito governador do Rio de Janeiro, entre 1987 e 1991. Veja, quantos anos atrás. Quantos anos de tantas mudanças. Quantos anos onde tudo continua igual. A violência (seja em qualquer instância) não é algo que pode ser extraida como um dente estragado. A violência é como uma erva daninha em um jardim. Este, deve ser diariamente / diligentemente tratado caso contrário, a erva daninha toma conta dele. E combater esta - erva daninha - a violência, é algo que deve ser precedido de políticas e iniciativas preventivas, educativas, ostensivas até chegar nas medidas punitivas. Na verdade acho que isto vale não só para o combate a violência, para a humanização do trânsito, no "combate" `a sujeira das ruas , enfim, acho que vale para todos os eventos que ocorrem, a cada segundo, em nossa (em toda e qualquer) cidade, em nosso querido bairro da Tijuca. Utilizando esta fantástica ferramenta, a Internet, voce pode navegar nas notícias dos últimos dez, vinte ou mais anos e verificar que, infelizmente, semelhante às ferramentas do Word, os fatos que se sucedem no Rio de Janeiro são conjuntos de eventos "colados" e "copiados" de uma época para outra. Não só os eventos mas também os discursos dos políticos, ávidos em serem eleitos e administrar...????....Um estado falido ???...Uma cidade falida...???...Bairros, ruas, praças, logradouros em geral sujos e abandonados...???..Me pergunto que tipo de poder é este.....Citando apenas um acontecimento recente, os Jogos Panamericanos, basta alguém se dar ao trabalho de investigar as promessas que então foram feitas, o que o Rio de Janeiro iria herdar dos investimentos, bla bla bla....E....????...Nada, rigorosamente nada aconteceu....Agora nos anestesiam com as Olimpíadas e com a Copa do Mundo.....São versões revistas e atualizadas o pão & Circo. Acredite, nada do que acontece é novo. Tudo se repete como um círculo vicioso. E parece que ninguém tem coragem de interromper este círculo vicioso ou, o que pode ser pior e trágico, a ninguém interessa interrompê-lo posto que interesses diversos podem estar em jogo. Pense nisso.
    Abraços Mil

    ResponderExcluir