quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mulher é baleada durante tentativa de assalto no Largo da Segunda-Feira

Publicada em 24/09/2009 às 11h55mCBN e O Globo
Uma mulher foi baleada durante uma tentativa de assalto na manhã desta quinta-feira, no Largo da Segunda-Feira, na Tijuca. De acordo com a polícia, quatro bandidos - três homens e uma mulher -, que estavam em duas motocicletas, tentaram roubar um carro, mas a motorista teria reagido, e os bandidos atiraram. A motorista disse em seu depoimento à polícia, na 18ª DP (Praça da Bandeira), que não viu dois dos quatro bandidos. Eles estariam atrás do carro e dispararam quando a vítima reagiu, buzinando muito e dando ré. Uma manicure que passava pelo local a pé foi ferida e está em estado grave. Ela está sendo operada no Hospital Souza Aguiar. Segundo os médicos, seu estado de saúde é delicado.
(Veja mais fotos do local do crime)
A motorista, a estudante de fotografia Fabíola Moraes, contou em seu depoimento que estava indo para a faculdade Estácio de Sá quando foi abordada num sinal da Rua São Francisco Xavier esquina com Haddock Lobo por dois homens armados que estavam numa motocicleta. Eles pediram para ela abrir o vidro. A estudante não obedeceu e deu uma ré no carro. Neste momento, dois outros bandidos que estavam em outra moto atiraram contra seu carro, um Xsara Picasso preto. Ela abaixou-se e não foi ferida. Foram disparados mais de dez tiros de pistola. A manicure Vanessa Matos Ramos, de 29 anos, que seguia para o trabalho no momento do tiroteio acabou sendo atingida na barriga e no braço. Ela estaria indo fazer a unha de uma cliente que mora na Tijuca. Vanessa tem dois filhos.
De acordo com informações da Rádio CBN, a manicure foi socorrida por uma pessoa que passava pelo local e levada, inicialmente para uma clínica particular na Rua São Francisco Xavier. Logo depois ela foi transferida para o Hospital Souza Aguiar, no Centro. De acordo com parentes, o estado de saúde de Vanessa é grave. Segundo a polícia, os bandidos teriam fugido logo depois em direção ao Morro do Turano.
O crime foi no mesmo local onde, em julho,
um soldado do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi morto por bandidos durante uma tentativa de assalto . O policial militar Ênio Roberto Santiago dos Santos, de 32 anos, motorista do comandante do Bope, coronel Alberto Pinheiro Neto, foi baleado na nuca e no ombro ao tentar impedir um assalto na porta do Colégio Santa Terezinha.
De acordo com a polícia, o casal de noivos Alessandra Mendes e Jorge Vanzelote Barquete foram rendidos por um ladrão a pé e armado. O policial, que viu a cena, teria reagido. Houve troca de tiros e o PM acabou sendo baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
No início da semana, o presidente da Federação dos Motoclubes do Estado do Rio (FMCRJ), Carlos Ferreira, o K-2, esteve com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, pedindo que o governo estadual aprove o projeto do deputado Nilton Salomão, que propõe o aumento da frota de motocicletas nos batalhões da Polícia Militar.
- Crimes praticados por bandidos que usam motos só serão combatidos com eficiência quando a PM possuir um número razoável de policiais usando motocicletas no policiamento ostensivo do Estado do Rio. Como a motocicleta tem mobilidade muito maior que um carro, uma eventual perseguição só terá sucesso se for feita por policial motociclista - disse Ferreira.

4 comentários:

  1. Notícias de crime não são comuns no nosso Blog, e tão pouco é o nosso objetivo, mas não posso me furtar em divulgar tamanho descaso com a vida humana. Não é possível que depois de termos o maior "oba-oba" da Polícia no Largo da Segunda feira, tenhamos novamente um crime EXATAMENTE no mesmo local.
    Falo por mim e não pelo grupo, minha mãe frequenta o Mundial, bem em frente ao local do crime, e não tenho mais descanso por conta da segurança naquele local. Quando teremos um pouco de tranquilidade nessa cidade?

    ResponderExcluir
  2. *** Quase-Tragédia em Vila Isabel (Grande Tijuca..???) em 25/09/2009....Comentário do titular do 6o batalhão:"Estávamos acompanhando o bandido de perto e de longe. Tentamos uma relação de confiança, mas ele estava mostrando violência. Chegou a retirar o pino da granada e o colocou no lugar em seguida. Decidimos, então, neutralizá-lo com o disparo do sniper (atirador de elite). Tínhamos a certeza que era a hora certa de atirar. Hoje foi mais um exemplo de que estamos no caminho certo., disse o tenente-coronel Fernando Príncipe". Caminho certo, cara-pálida...???...Desde quando reagir é o caminho certo...????...Caminho certo é política institucional, diária, 24 x 7 , de ações preventivas & ostensivas & educativas......Punição é a última alternativa....Ou será que o comandante, se tem (ou tivesse) um filho, por exemplo, deixaria que as ações dele (as bagunças, digamos assim) chegassem a um nível exasperador para , só então, tomar uma iniciativa punitiva...???...Não comandante Fernando, a PM, os políticos, administradores públicos e assemelhados , não estão no caminho certo não...Se estivessem, digamos, nos últimos 20 , 30 ou 40 anos, a outrora cidade maravilhosa, o outrora tradicional e acolhedor bairro da Tijuca, não estariam degradados como estão....Definitivamente não estamos no caminho certo....Se o pensamento é este, então estamos perdidos, fatalmente perdidos....

    ResponderExcluir
  3. Atenção....Atenção....Atenção....Já podemos ficar mais tranquilos....Leiam a notícia...."No dia 12, a PM deu início à operação Tijuca Segura, que reforçou o patrulhamento em 20 pontos mais visados por ladrões no bairro, entre eles a Rua Conde de Bonfim e Praça Saens Peña. O objetivo é reduzir os índices de criminalidade que subiram 46% em abril, em relação ao mesmo período do ano passado.".....É isto aí...Trágica...Trágica...Trágica Realidade....A notícia em questão é de Junho/2006.....2006....Periga dizermos....Antigamente (???) nosso bairro era muito tranquilo....Para fechar, segue parte de texto de Setembro / 2002 (de um artigo da antropóloga Alba Zaluar escrito em 2000 para o Ministério da Justiça): "Nos anos 80, houve uma virada e a Tijuca tornou-se menos pacata. A vida noturna do bairro apresentava uma quantidade significativa de bares com música ao vivo, característica marcante do estilo da noite tijucana nessa época. Numa mesma noite de fim de semana nessa década podia-se freqüentar de quatro a cinco bares que apresentavam, até de madrugada, espetáculos musicais variados, na maioria com músicos locais. Foi naquela época que ocorreu, simultaneamente e não por acaso, o chamado boom da cocaína, sendo a Tijuca, pela quantidade de morros existentes em seus domínios, uma região onde se desenvolve velozmente o tráfico de drogas. Nos anos 90, o panorama sociocultural sofre, segundo depoimentos, sensíveis transformações em virtude de pelo menos quatro fatores: a queda do poder aquisitivo de alguns segmentos da população local, o êxodo de moradores para a Barra da Tijuca e de favelados para outras áreas da cidade, a proliferação dos shoppings-centers e a difusão do movimento funk, este como alternativa de lazer para o jovem das classes populares, que são realizados nas favelas e clubes do bairro e em outros dos subúrbios, tal como acontece em Madureira. A Tijuca já havia se tornado, então, um bairro considerado "violento".". Para os que se interessarem, segue link do texto : http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252002000100019&script=sci_arttext

    ResponderExcluir
  4. O descaso é total com a Tijuca e região ao redor! Os bandido mandam e fazem o que querem. Quando teremos atitudes mais eficientes? Quando o poder públibo vai tomar pulso da situação? Será que existe interesse? Onde estão os benefícios do acordo com o governo federal para as favelas da Tijuca? Quantas vão ser beneficiadas? Respondo: NENHUMA!!!!!!
    Estamos esquecidos pelo GOVERNADOR E PREFEITO, afinal não somos a ZONA SUL e nem a BARRA!!!!!

    ResponderExcluir