sábado, 26 de setembro de 2009

Violência instaurada

É senhores, Será que chegamos ao nosso limite tolerável? Bom, tolerável mesmo acho que não é bem a palavra, pois não é compreensível que se tolere qualquer tipo de violência. Afinal, com que direito alguém pode praticar qualquer tipo de agressão a outrem? Isto na teoria soa muito bem, mas na prática.... bom, basta viver algumas poucas horas no Rio de Janeiro ou simplesmente ler os noticiários para entender um pouco como funciona esta prática. Há quem diga que a violência está em todo canto do mundo, que na cidade X tem, na Y também? Bom, estamos nivelando a nossa Cidade muito por baixo. Afinal, estamos falando de uma cidade rica, que sempre exaltou o turismo, praias, comércio, indústrias, fábricas... o seu petróleo... mas que ao mesmo tempo, maquia uma realidade triste, violenta e que aos poucos vai expulsando seus moradores da "gema", que se vão à busca de uma melhor qualidade de vida. Entra ano, sai ano, entra governo, sai governo e os interesses são sempre os mesmos. Mas neste interesse não estão contemplados a população, a conservação, a segurança. No caso, podemos citar a violência como o fato mais contundente para este êxodo metropolitano. Eu em breve, farei para destas estatísticas. Vamos lembrar alguns casos recentes (bem recentes): Motociclista Ricardo Wagner Neves Silva, de 39 anos, assassinado em Ipanema Médico Paulo Athayde Lopes, de 53 anos, baleado em Ipanema Fabíola escapa de tentativa de assalto no Largo da 2ª feira às 8:20h, mas a manicure Vanessa foi baleada e está em estado grave. Mulher feita refém com granada em farmácia em Vila Isabel. PM mata bandido. Dois policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Tijuca, foram atacados com uma granada e tiros na madrugada deste sábado em Vila Isabel. PM reformado é morto na Penha Motorista leva dois tiros na Av. Brasil a capota. 2º Arrastão seguido no túnel Santa Bárbara 3º Arrastão seguindo na Grajaú-Jacarepaguá 2º ônibus seguido é queimado na Linha Amarela com estudantes da UFRJ Bandido seqüestra mulher no estacionamento do Carrefour e obriga a levar para sua casa Assalto a prédios no Leblon, Copacabana e Tijuca.... Assalto, seqüestro, assassinato, bala perdida.......
Bom, o que falar diante de tanta criminalidade? Apenas que, foram identificados bandidos tais e são do Turano.. outro, da Rocinha, outro do Pavão-pavãozinho, outro do Complexo do Alemão.. ou seja, a escola do crime e o esconderijo estão diante dos nossos olhos. A preocupação do governo é pintar, colocar teleférico e WIFI para as favelas, mas esquecem que se temos hoje 1.000 favelas, temos pelo menos 5 mil bandidos. Se bobear mais do que o efetivo da PM. A Cidade está sitiada e está sendo lentamente engolida dia após dia. Já não temos para onde correr. Se saímos ás ruas, somos alvo. Se estamos em casa, agora somos alvo.. Será que fazer média, resolve o problema de todos? Gostaria de entender porque o COI não enxerga isso e porque existe esta frenética vontade do governo em trazer um evento de grande importância para a Cidade. Que responsabilidade! Legado? Bom, o PAN nos mostrou o que já poderíamos imaginar. Nada foi aproveitado ou está sendo efetivamente utilizado após 2 anos. Segurança teremos "acordos" e o exercito dando conta até o fim do evento. E nossa qualidade de vida, nosso poder como contribuinte. Não somos ouvidos, não mandamos em nada e não temos direito. Direito e dever apenas de pagar! Não tenho direito de sair de casa com segurança, poder escolher onde quero passar e a que horas passar. Não posso ter o carro que desejo, nem o relógio que me cai bem. De que adianta trabalhar se não posso usufruir? De que adianta pagar tributos, se em nada lhe retorna como melhoria, se a Cidade não vê melhoria, se as pessoas não vêem melhorias.. Definitivamente, não posso ter direito a vida aqui. Mas tudo bem.. existirão àqueles que dirão: - Ah não é bem assim, são apenas fatos isolados. A Cidade é bonita, conservada, segura.. Você está exagerando. Me digam... estou?
Leonardo

3 comentários:

  1. Foi o melhor comentário que já li até hoje sobre a realidade que nos cerca. Acertou em tudo.

    Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Já passamos do limite tolerável a muito tempo. Na verdade vivemos numa cidade citiada. Os bandidos podem tudo! O nosso direito de ir e vir, garantido pela Constituição(será que ela ainda vale?), não é negado constantemente.
    Quero os meus direitos Poder Público!

    ResponderExcluir
  3. VAMOS ABRIR OS OLHOS E PARAR DE ACREDITAR NESSES POLÍTICOS SAFADOS QUE ESTÃO FESTEJANDO A ROUBALHEIRA QUE VÃO FAZER NAS OLIMPIADAS. PAREM DE ACHAR QUE VAI TER LEGADO!
    RIO, ABRA OS OLHOS!

    ResponderExcluir