quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mais Carrefour Tijuca no Globo de hoje

Alternativas ao Carrefour Moradores da Indiana preferem ser reassentados em terrenos mais próximos de sua atual residência
Por Gabriel Mascarenhas gabriel.masearenhas@oglobo.com.br
Se vizinhos do antigo Carrefour, na Rua Conde de Bonfim, na Usina, não querem que as três mil pessoas da Favela Indiana sejam reassentadas no imóvel do supermercado desativado, moradores da comunidade também não se animam com a possibilidade. De acordo com a Associação de Moradores da Indiana, 0 endereço não e 0 ideal para a construção do conjunto habitacional que pode abrigá-los, conforme planeja a Secretaria municipal de Habitação. Conforme disse ao GLOBO- Tijuca 0 secretario municipal de Habitação, Jorge Bittar, 0 antigo Carrefour e um dos destinos possíveis para 0 reassentamento. Para Francisco dos Santos Silva, presidente da associação, no entanto, ha duas opções melhores, por serem mais perto da Indiana do que 0 Carrefour: um estacionamento na Rua Ary Kremer acesso a comunidade; e um imóvel na esquina das ruas São Miguel e Carolina, onde havia uma clinica medica. - 0 Carrefour seria a ultima alternativa. Nos propusemos ao secretario Bittar que parte dos moradores fosse removida para 0 terreno do estacionamento e 0 restante, para a antiga clinica, pois nenhum deles tem capacidade para abrigar todo mundo - afirma 0 líder comunitário. Depois de transferidos para 0 conjunto habitacional, cada morador pagara R$ 50 por mês ao longo de dez anos, ate quitar a divida da nova moradia. A proposta e vista com bons olhos pela aposentada Ana Cilda Batista, de 51 anos, 28 deles passados na Indiana. Assim como 0 presidente da associação, ela não considera a loja do supermercado 0 local mais atraente. - Eu quero um lugar bom para todos da Indiana e sei que a gente não pode fazer grandes exigências. Moramos num lugar resultado de posse, invasão, que não e nosso. Mas isso não quer dizer que a gente não tem direito a uma moradia digna. Não pode haver preconceito - afirma Ana, numa referencia aos protestos contra a possibilidade de remoção para 0 Carrefour. A idéia de fazer do Carrefour um conjunto residencial revoltou parte dos moradores da Usina, com medo da violência e da consequente desvalorização dos seus imóveis. Eles se manifestaram em posts indignados, publicados no site Bairros.com. Procurado pelo GLOBO- Tijuca, 0 secretario Jorge Bittar preferiu não se pronunciar.

11 comentários:

  1. É nisso que dá nossos políticos promoverem "idéias" para a "melhoria" da populaão e não ouvir os interessados, não fazer audiências públicas,não abri um canal de debates com a comunidade. Sei que a população da Indiana não tem, na grande maioria, acesso à Internet. Se assim o fosse, certamente estaria aqui no blog também participando deste forum. Aos moradores daquela comunidade, colocamos à disposição este espaço para que as autoridades possam realmente saber de seus interesses.

    ResponderExcluir
  2. O presidente da associação mostra ser uma pessoa equilibrada, ponderada, com juízo. Já o Bittar...
    Só ele tem motivo para querer abrigar as famílias no Carrefour, não é verdade Bittar? Quanto que você vai levar numa transação milionária dessas? fala aeh!
    Se colocarem no estacionamento e na clínica vai rolar só uma merrequinha!

    Fica clara a má intenção do Secretário. Os moradores não querem ir para lá, o pessoal vizinho ao Carrefour luta por melhorias na área e com certeza prefere um grande empreendimento para valorização do local.

    Inclusive se um shopping, por exemplo, se instalasse ali seria ótimo para todos nós! As famílias de indiana Teriam sua casa, a região valorizada, todos teríamos empregos.

    Faltaria só acompanhamento das famílias para que tivessem saúde e educação de qualidade para que nunca mais precisassem morar nas condições que se encontram hoje.

    Se é melhor para todo mundo, porque só o Bittar insiste no Carrefour? Seria ou não interesse pessoal?

    Parabéns ao pessoal do blog!

    ResponderExcluir
  3. Que medo!
    Se aquela região já é perigosa em função do Borel, imagine transferindo uma comunidade?!

    ResponderExcluir
  4. A manifestação da comunidade Indiana se dizendo contrária a transferência para o Carrefour, deixa claro que algo de muito estranho encontra-se no ar....O que poderá ser?
    O que desejamos para a área é a revitalização da mesma. As opções apresentadas, parecem ser de melhor aceitação da comunidade, então pq não ouvir a população?
    Que o comércio volte ao local, gerando empregos e melhoria de vida para todos.No espaço da favela vamos construir um espaço com praça, quadras de esportes, etc... a Usina não tem praça!,

    ResponderExcluir
  5. Não existe essa proposta do BITTAR, alojando os moradores da indiana e colocando no antigo carrefour vai apenas privilegiar aos bandidos que sairão da parte baixa e irão para uma parte alta, dificultando o trabalho da POLÍCIA, mais ainda...

    Os moradores desta região já sofrem com diversos casos de violência e falta de policiamento em frente a INDIANA, com a transferência, todos sabemos que vai piorar ainda mais os índices de violência, dificultando a passagem de quem vai e vem para o alto da boa vista..

    Não adianta o governo dizer que dará segurança a localidade pq todos sabemos que o atual governo não é capaz de propiciar segurança nem a ele mesmo, quanto mais aos outros.

    ResponderExcluir
  6. ELES AINDA TEM A CARA-DE-PAU DE EXIGIR QUE SEJA MAIS PROXIMO DOS BARRAQUINHOS DELES.

    ResponderExcluir
  7. Os moradores da Indiana desejma sim, uma moradia digna no terreno do antigo mercado Carrefour ao contrario dos que diz, q não queremos.Até porque, o terreno tem um bom espaço de metro quadro o que proporciona a locação de todos os familiares da quela comunidade.Então, respeite a descisão de quem tem competencia, de estar no cargo de Secretario Municipal de Habitação que é o Sr Jorge Bitta.Porque não existe no momento, alguém melhor do que ele, a decidir sobre esta situação sem parcialidade.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente concordo e temo pois se surgir de um conjunto habitacional uma nova favela, poderemos ter um novo comando de tráfico instalado e eu por exemplo, que moro em frente ao antigo carrefouur e pago quase mil reais de IPTU, ao contrário do pessoal de olaria que não mora nem tão próximo assim dos morros e tem isenção de IPTU, ficarei no meio do fogo cruzado. Nós tijucanos somos sempre os abandonados pelos governos que sempre acabam nos massacrando para favorecer outros bairros e regiões. Foi assim no metro com a transferência da mudança para linha 2 para a central. Foi assim com a UPP. Pagamos um imposto caro em relação a outros bairros da zona norte. A unica diferença é que temos bastante transporte regularizado, mas estes funcionando de dia, porém na madrugada ficamos a merce da sorte e nos outros bairros da zona norte pelo menos tem as vans e kombis.
    É uma irresponsabilidade a criação desse conjunto habitacional. Não pelas familias, mas pelo governo que não pensa no futuro. E também temos exemplo dos conjuntos de manguinhos onde familias beneficiadas acabaram vendendo seu imoveis e há relato de que o trafico já está chegando ali.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, não sabia que o grupo Carrefour tinha sido fechado nessa região. Uma pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz mas de 12 anos que o hipermercado carrefour fechou ali

      Excluir
  10. Caramba! O que foi isso em gente? Queria saber mais sobre isso ai. Post sobre praias aqui no blog :)

    ResponderExcluir