terça-feira, 29 de setembro de 2009

RUA URUGUAI: A NOVELA DO DESPERÍCIO



A Rua Uruguai na Tijuca se transformou numa novela. Na verdade, num "vale a pena ver de novo". Uma sensação de "deja vu", como se eu já tivesse visto esta situação dezenas de outras vezes. Aí está um grave problema do Rio de Janeiro. Qualidade em serviços. Ou será mesmo que devemos acreditar naquilo que ouvimos que o interessante é ficar refazendo, pois se torna mais rentável? Bom, não vou acreditar nisso para me sentir melhor.
Mas quando passo pela Rua Uruguai, penso: Aqui estou eu, enfrentando um engarrafamento e mais 1 hora até a Barra para trabalhar justamente para pagar meus impostos para que seja feito isso com o meu dinheiro?
Tudo bem, isso acontece em quase todas as ruas que são "reformadas". Mas melhor pontual para não perder o foco.
6 meses antes de mudar a Gestão, a obra se iniciou. Fizeram toda a raspagem do asfalto. Até aí, impressionante. Algo difícil de ver realmente. Pensei: finalmente algo está sendo feito, mesmo só em um trecho da via. Muda-se a Gestão. O carioca, detentor do poder de eleger, fica de mãos atadas. A Obra pára e a Rua Uruguai se transforma em um verdadeiro canteiro de obras. Tudo bem asfaltaram, mas acabamento.. o que é isso?
5 meses após a posse do novo Gestor e muitas reclamações depois, o que chamam de "conclusão da obra", foi feita. Resultado:
FAIXAS:
A Rua Uruguai foi mal pintada, onde as faixas finas e suaves começam a se desgastar. Ao contrário da Av. Atlântica onde as faixas são refletivas e possuem um dedo de massa. Tudo bem estamos falando de Zona Norte....
Faixas laterais? O que é isso? Bom, na Av. das Américas, que também foi reformada, colocaram faixas refletivas e as faixas laterais para dar referência ao motorista do que é meio fio e o que é rua. Tudo bem estamos falando de Zona Norte. A recente faixa de pedestres quase não existe mais.
POSTES:
Bem na primeira curva de quem dobra a Barão de Mesquita, a atenção deve ser redobrada, pois um poste está bem ali. Seguindo à mesma calçada, outros tantos continuam fincados no asfalto. Interessante...
BURACOS:
Mal terminaram as "obras", ou o que a Prefeitura entende como término, vazamentos e buracos começaram a aparecer no asfalto novo. Quebra daqui, quebra dali, coloca tampões aqui, o tampão afunda e mais buraco ali. Haja suspensão, haja pneu.. bem em frente a um ponto de ônibus, parece que o asfalto está puído. Perto das Sendas, um remendo já decora a rua e pouco antes, um tampão de ferro esconde um buraco aberto para sei lá o que. Hoje, tapearam com um pouco de asfalto, mas pela foto, dá para se ter uma noção do que os motoristas passaram nos últimos dias.
BUEIROS:
Bom, isso deve fazer parta da escola de ensinamento de como asfaltar uma rua, pois é normal encontrarmos ruas assim. O nome disso: preguiça! Afinal, tenho certeza de que as obras não são fiscalizadas e feitas por operários sem formação ou treinamento e acham que jogar a brita e passar o rolo resolve tudo. O resultado é um "quica-quica" sem tamanho. No máximo, ficamos em zig-zag desviando e claro, assustando os motoristas ao lado.
Tudo bem que já foi noticiado, publicado, reclamado e sabemos que já gastaram quase R$ 900 mil (?????) nesta obra prima.. E que precisam de mais R$ 100 mil para concluir.. Bom, eu vou morrer sem entender como asfaltar 800 metros rua custa um milhão... Afinal.. tudo o que é feito custa "milhão"... enfim... mesmo gastando esta FORTUNA do bolso do contribuinte, ganhamos de presente uma rua que não consegue durar 6 meses. Tudo bem era querer muito que aproveitassem a obra e trocassem o encanamento velho. Então vamos nos contentando com mais remendos e esta colcha de retalhos que se chama Rio de Janeiro..

João Carlos

3 comentários:

  1. e o pior é q nem falam mais da duplicação da rua uruguai, q era o projeto inicial e beneficiaria mto mais a região

    vcs podiam mandar pro RJTV ou até pro "Proteste Já" do CQC

    ResponderExcluir
  2. Um dos maiores problemas é que não há uma "sincronia" com os envolvidos na ação... ou seja, o nivelamento dos bueiros é de responsabilidade da CEDAE (os de água), da CEG (os de gás), etc.

    O asfaltamento é responsabilidade da prefeitura, porém o alinhamento dos postes da Rioluz, e assim por diante...

    Os operários, mesmo que tivesse doutorado, não podem mexer nas instalações de outra empresa.. por isso ocorre esse problema...

    ResponderExcluir
  3. Paulo Rogerio.

    Melhor síntese para um comentário será dificil encontrar!
    Abs e venha sempre ao blog

    ResponderExcluir