terça-feira, 15 de setembro de 2009

Quem não conhece a Rua São Miguel?




Provavelmente grande parte das pessoas que utilizam o Alto da Boa Vista conhecem. Outra grande parte de mora por ali ou trabalha, também conhece. Ainda sim, aqueles que utilizaram a via ha tempos atras, mas não fazem ideia do que se transformou uma rua comum do bairro e de importância ímpar, para ligação da Tijuca ao Alto da Boa Vista.
Talvez pessoas como eu, que a utiliza diáriamente, duas vezes por dia e provavelmente mais de 500 vezes em 1 ano, possa enumerar perfeitamente o retrato chocante de uma Cidade abandonada pelo poder público, e que deixa tudo correr solto, sem lei, sem ordem e sem regras.
Hoje, discute-se bastante sobre Favela Indiana e Borél. Esta Rua, corta exatamete estas duas comunidades. Assim, podemos observar o que as próprias comunidades fazem com a sua região, com a total falta de apoio do poder publico.
Uma rua de mão dupla, com apenas uma faixa para cada lado. Sinalização? Esqueça. Ordem, respeito, educação, conservação, segurança? Esqueça. No local, existe uma passarela, haja vista que não há sinal. As pessoas, idosos e crianças insistem em atravessar na frente dos carros. Moto-taxis, são que nem praga. Andam apagados, alguns com faróis na cor vermelha e em zig-zag. É um sobe e desce louco cortando a via na contra-mão sem se preocupar com os carros. Em muitas vezes (quase sempre), os carros são obrigados a revezar em uma pista por conta de caminhões da Comlurb, ônibus e Transporte Pirata. O recuo para os ônibus, são tomados por carros estacionados. As calçadas, também tomadas por carros, oficinas, gelareiras, entulhos e conteiners. Carros abandonados, podemos contar por alto pelo menos uns 7. Carros param em ambos os sentidos, deixando praticamente o "meio" da via para o transito de veiculo nos 2 sentidos.
Muitas vezes à noite, somos obrigados a ficar parados atras de ônibus ou vans, se tornando algo perigoso, propicio a assaltos devido à localização e iluminação deficitária do local.
Qual solução os senhores me dariam? Para não trafegarem por aquela região? Sinceramente eu jamais poderia esperar uma solução como esta.
As condições do asfalto são péssimas. Animais na pista são frequentes. No dia 09/09/09, por incrivel que pareça, um CAVALO, passeava tranquilamente no meio da rua, proximo a subida do morro e justamente na área carente de iluminação. Lembram do cavalo na Av Brasil recentemente? Foi a primeira coisa que pensei, depois do susto e da freada.
Notamos claramente que favela não é apenas o lugar pobre e sem recursos que a população constroi nas barbas da Prefeitura, mas também o lugar em volta transformado por quem mora nela. O que dizer para pessoas que moram ali ha 30 anos, e hoje não conseguem vender seus imóveis nem pela metade do preço e pagam IPTU como se fosse Zona Sul. Dêem uma lida nos classificados e vejam o preço dos imóveis da Usina.
Porque uma rua comum ao bairro (e não da comunidade), se transformou em área de risco, totalmente imunda e decadente?
Este é o retrado da Usina, que não vê sequer algum politico se pronunciar a melhorar. Só a Zona Sul merece atenção? Há 1 mês atras não houve uma mega operação e conseguiram prender o tal "Rococob" chefe do tráfico? Então, o que faltou para "ocupar" o Borel e ai sim começar um trabalho de urbanização da área, segurança e ao mesmo tempo começar um trabalho para mudar a vida das pessoas que moram nestas comunidades?
A Conde de Bonfim, na mesma altura, já está entrando para o mesmo caminho. Parece que não há vida, não há comércio, não há valorização. O que vemos é sujeira e predios metralhados.
Senhores, o mal da Olimpiadas, é que o foco da administração da Cidade se concentra em um unico setor. Administrar não é fácil, mas quem aceita este desafio, deve saber como funciona e deve saber que o trabalho não é fácil, será cobrado, e precisa ser feito. Estamos entrando em 2010. Se não começar agora, mal chegaremos a 2020. Teoricamente, se o Estado me der condições, terei mais uns 50 anos de vida. Terei filhos e netos e juro, que não é este legado que gostaria de deixar para eles.
PS: Fotos em anexo. Apesar do risco em bater as fotos, não pude deixar de registrar algo incabível como situações como estas.
Sem mais,
Leonardo (Grupo Grande Tijuca)
Em breve, City Tour da Desordem 2.
Matérias já publicadas:
Os problemas da Rua São Miguél
http://oglobo.globo.com/participe/mat/2009/07/08/internauta-enumera-problemas-da-rua-sao-miguel-na-tijuca-zona-norte-do-rio-756731005.asp
Os 5 maiores problemas da Grande Tijuca
http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2009/07/05/os-cinco-maiores-problemas-da-grande-tijuca-201599.asp

9 comentários:

  1. Já passei por uma situação dessas por lá. Infelizmente, hj em dia, enfrento o transito da conde de bonfim, para não ter que passar por lá.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Leonardo....Perfeitos relato & fotos & comentários. Jogos Panamericanos, Olimpiadas, Copa do Mundo....Não precisamos ir longe....O Rio de Janeiro , cidade maravilhosa & universal & destino de tantos turistas, não consegue sequer passar em testes primários de educação, segurança, saúde, saneamente, etc...Em cada esquina, em cada rua, em cada praça, em cada bairro (mesmo os da zona sul) fica patente a degradação resultante de administrações caóticas & incompetentes. Os nossos sentimentos flutuam entre raiva, tristeza, desânimo, desesperança.....E tantos outros que não cabem neste espaço...Mas....Não vamos desistir...Pelo menos não sem lutar...Sem deixar de mostrar para estes pseudos-administradores da chamada "coisa pública" que estamos atentos...

    ResponderExcluir
  3. Só utilizo a Conde de Bonfim, passar pela São Miguel é a mesma coisa que está na guerra do Iraque, é zona de risco mesmo. A qualquer hora do dia e da noite os tiros vindo das comunidades é constante e o poder público lá não existe.
    Onde está a polícia pacificadora? O muro ecológico para proteger a Maior floresta urbana?
    A TIJUCA precisa de atenção urgente!
    Celma

    ResponderExcluir
  4. opa.. grande Leo.. acho que deveria ser feita uma revisão da última obra na São Miguel, pois um dos problemas que é a falta de estacionamento, foi criada justamente pela obra, que praticamente eliminou as vagas de estacionamento na rua.

    A Comlurb ou seja lá quem for deveria ir ao local retirar o entulho, porém os carros parados acho que não há como ser efetuada a retirada por falta de legislação.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Fala Paulo,
    rapaz.. eu desconheço tal "obra" na Rua São Miguel. Talvez eu não passasse por lá quando isso ocorreu. Mas se houve mesmo, fico ainda mais perplexo com a falta de manutenção e conservação, que transformou a rua num gueto sujo, perigoso e completamente abandonado. O problema que vejo, é que os proprios moradores da área ou das proprias comunidades, transformam aquele trecho da rua no quintal de casa. Quanto aos carros abandonados, pra mim, a solução é muito simples. Reboca e coloca no pátio do Detran ou da Policia. Eles fazem isso o tempo todo com os nossos carros. Rebocar não é contra lei, ainda mais parado do jeito em que estão. Que alguem vá lá retirar e legalizar, o que não vai acontecer.

    É tudo muito triste ali. Para quem passa, para quem mora e para quem vê um pedaço da cidade ir pelo ralo, simplesmente por causa do abandono do poder publico, que só se preocupa com campanhas eleitoreiras mais rentáveis, e não olham para o básico da Cidade. Assim, entra um, sai um, entra outro.. e nada muda até porque, filho feio não tem pai. A São Miguel é apenas uma amostra do que está se trasformando a Cidade e o que as pessoas fazem com ela. Cabe a nós cobrar e mostrar.
    Daqui ha menos de 2 semanas faremos o City Tour da Desordem II. Se prepare que coisa muito pior traremos.

    Um forte abraço,
    Leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo, estou planejando comprar um apartamento na rua São Miguel na altura do número 700, quase esquina com o largo da Usina. Gostei muito do apartamento e do valor, no entanto, lendo seus relatos, fico insegura. Vc acha que é seguro fechar negócio? Eu conheço pouco a região. Será que terei problemas com insegurança? Pode me dar uma orientação? Se aquela altura da rua e tão perigosa quanto o trecho que passa pela comunidade? Agradeço. Rosana.

      Excluir
  6. Boa noite, Eu não moro na região, e gostaria de adquirir um imóvel na Embaixador Ramon. Os problemas relatados ainda continuam ? Ainda há problemas de segurança na região, o rio maracanã costuma transbordar nas proximidades ? Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Afinal, vc comprou o apartamento? Está satisfeito? Eu estou planejando comprar um apartamento na rua São Miguel na altura do número 700, mas estou me sentindo insegura. Rosana


      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir